Estamos chegando ao final de mais um ano. Em especial, um ano de muita atenção e responsabilidade, principalmente, no que diz respeito aos cuidados com os nossos investimentos. O Brasil atravessa um momento de turbulência política e econômica, exigindo dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva cuidados redobrados, análises permanentes dos cenários econômicos e do desempenho de cada segmento de aplicação.

Mesmo com um período de incertezas e com o mercado excessivamente volátil, nosso volume de investimentos em carteira é de R$ 557 milhões. O nosso Plano SEBRAEPREV conta com a adesão de 95,4% dos empregados do Sistema SEBRAE e ao longo dos onze anos de sua criação, vem registrando uma rentabilidade média anual líquida de 10,46%. Buscamos não apenas a rentabilidade da aplicação, mas também segurança e liquidez, com o objetivo de possibilitar maior tranquilidade ao futuro do Participante.

Realizamos mudanças nas modalidades de empréstimos. Com o elevado nível de exposição, associado ao atual contexto da economia e pensando na poupança previdenciária dos Participantes, alteramos taxas e suspendemos por tempo indeterminado a modalidade especial. Essa reavaliação foi necessária e integra um contexto de medidas necessárias que garantam o melhor risco/retorno desse importante segmento de investimento.

As Comissões Temáticas (Marketing e Comunicação, Planejamento e Orçamento, Comissão de Investimentos e Comissão de Seguridade) interagiram com a Diretoria Executiva nos diversos temas estratégicos da Entidade, proporcionando subsídios e segurança às decisões do Conselho Deliberativo.

Prestar um atendimento de excelência aos Participantes sempre foi foco do SEBRAE PREVIDÊNCIA. Com essa certeza, percorremos algumas Patrocinadoras e proferimos palestras sobre o Plano SEBRAEPREV e sobre educação financeira, realizamos diversos atendimentos presencias e estimulo a novas adesões.

Em 2015, o nosso programa de educação financeira e previdenciária, o Planejar, foi reconhecido pela Estratégia Nacional de Educação Financeira. O Fórum SEBRAEPREV de Economia recebeu o Selo ENEF. O objetivo da ENEF é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

O Conselho Deliberativo seguirá fortalecendo a governança do SEBRAE PREVIDÊNCIA, preparando-se para os novos desafios que certamente virão em 2016.

Cumpriremos os compromissos assumidos junto aos mais de 8.000 Participantes e Assistidos do Plano SEBRAEPREV, com segurança, agilidade e prudência que nos caracteriza.