Ao falarmos sobre Planejamento Estratégico dentro do ambiente das entidades fechadas de previdência complementar, é comum o seguinte questionamento: qual a sua utilidade para o SEBRAE PREVIDÊNCIA?

De acordo com o José Roberto Ferreira, diretor da Rodarte Nogueira, consultoria em estatística e atuária, as empresas precisam se reinventar permanentemente para gerar os resultados que remunerem seus proprietários e lhes permita a perenidade. O mercado é o seu ambiente de negócios e a concorrência pode frustrar o alcance de seus objetivos. Nesse caso, um planejamento estratégico é fundamental.

O SEBRAE PREVIDÊNCIA é uma das EFPC consideradas referência para todo o sistema fechado de previdência complementar por vários motivos, dentre os quais a qualidade de sua gestão. Um atributo dessa qualidade é a atenção dedicada pela direção da Entidade em relação ao desenvolvimento de seu planejamento estratégico. Essa ferramenta de gestão tem direcionado o SEBRAE PREVIDÊNCIA na superação de seus desafios.

Essa experiência fundamentou a decisão do Conselho Deliberativo do Instituto em realizar um processo para o 4º Ciclo de Planejamento Estratégico, referente ao período 2019/2022. Esse processo teve início com a equipe técnica do SEBRAE PREVIDÊNCIA para discussão sobre as diretrizes e objetivos estratégicos do planejamento. O encontro aconteceu no último dia 26 e resultou em diversas contribuições para a construção do 4º Ciclo.

O próximo encontro é com os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, diretoria e áreas estratégicas do Instituto, com o coordenador geral de inteligência e de gestão de riscos da PREVIC, Lúcio Capelletto, e com representantes do Sebrae NA, Amanda Walter e Carla Virgínia (Gerente e Gerente Adjunta da UGP), dia 13 de março, na sede do Instituto.

Mas o fato é que o planejamento estratégico precisa ser revisado com a participação do principal público do SEBRAE PREVIDÊNCIA: os participantes do Plano SEBRAEPREV. O Instituto quer ouvir o maior número possível de participantes. Nesse sentido, participe do 4º Ciclo de Planejamento Estratégico enviando suas considerações sobre as diretrizes e objetivos estratégicos. Consulte aqui o planejamento que está em revisão e envie a sua colaboração para comunicacao@sebraeprev.com.br, até o dia 19 de março, sob o assunto 4º Ciclo de Planejamento Estratégico.