Sebrae Previdência obtém o maior Patrimônio
da sua história no início de Junho

Passado o primeiro trimestre do ano, no qual o sistema financeiro global passou por uma enorme turbulência, resultado dos impactos econômicos da pandemia do COVID, o Sebrae Previdência já apresenta crescimento patrimonial no ano de 2020. O patrimônio já atingiu seu valor máximo histórico, no dia 08 de junho de 2020, superando o valor de R$ 919 milhões - no final do ano de 2019 era de cerca de R$ 910 milhões.

O desempenho reflete a excelente estratégia de diversificação da carteira, além de ações pontuais na gestão de investimentos que utilizou de instrumentos financeiros disponíveis no mercado para mitigar os efeitos mais perversos da queda de preços dos ativos, bem como de algumas ações tempestivas que visavam aproveitar algumas oportunidades nos momentos de recuperação de preços. Adicionalmente, a Diretoria do Sebrae Previdência destaca como resultado do crescimento patrimonial a continuidade no processo de captação de recursos (portabilidade), que no primeiro semestre deste ano supera o movimento ocorrido no mesmo período do ano passado e contribuiu para o crescimento de 25% do patrimônio do Plano Valor Previdência.

O cenário macroeconômico tem contribuído para essa recuperação patrimonial com a forte atuação dos bancos centrais e governos, a nível global, com uma enorme injeção de estímulos monetários nas economias, reduzindo as taxas de juros aos níveis mais baixos da história, favorecendo a busca de produtos financeiros, como a previdência, que proporciona uma carteira mais diversificada de investimentos, inclusive com compra de ativos no exterior.

Com base nesse cenário de maior liquidez nos mercados financeiro globais, foi possível reposicionar a carteira de investimento e recuperar as marcações negativas na carteira do Sebrae Previdência, sofridas nos meses de fevereiro e março.


Abaixo, tabela comparativa dos retornos brutos dos perfis e dos Planos do Sebrae Previdência com os indicadores de mercado:


É importante estacar que o Sebrae Previdência apresenta resultados positivos no ano, no momento em que a maioria dos indicadores de mercado (quadro vermelho) ainda apresenta retornos negativos.

A Diretoria do Sebrae Previdência destaca que apesar da forte recuperação obtida nos meses de abril, maio e junho, os mercados financeiros globais continuarão apresentando grande variação dos preços dos ativos, especialmente neste momento de recuperação econômica e da economia em juros tão baixos. Portanto, oscilações patrimoniais positivas e negativas serão comuns no ano de 2020, sendo importante o participante do Sebrae Previdência ter ciência que a equipe de gestão do Instituo tem sido ágil e diligente com foco em mitigar os efeitos mais negativos nos momentos de aumento de incertezas, mas aproveitando as recuperações de preços nos momentos de maior visibilidade econômica.

Diretoria Executiva do Sebrae Previdência

-------------------------------

Fique ligado nas nossas redes sociais: