Como foram os investimentos no primeiro mês de Coronavírus?

Prezados Participantes e Assistidos,

Como informamos no último dia 27 de março, o Sebrae Previdência enviará, semanalmente, a todos os participantes do Plano SEBRAEPREV e do Valor Previdência (Plano Família, Fenaconprev e CoreconprevDF) esse informe especial com dados atualizados da gestão de investimentos frente à pandemia do Coronavírus.

Os resultados dos planos do Sebrae Previdência apresentaram desempenhos bem melhores em relação às instituições financeiras (bancos e seguradoras) e em comparação a todos os benchmarks de mercado (IBOVESPA, IMAB, IFIX, IHFA).

No acumulado do ano até o dia 31 de Março de 2020, as carteiras de investimentos do Sebrae Previdência (que compõem o Plano SEBRAEPREV) registraram os seguintes desempenhos brutos: Conservador: 0,89%, Moderado: -2,43% e Arrojado: -5,43%. O Valor Previdência (Família, FenaconPrev e Coreconprev) registrou -2,62%. Considerado o mesmo período, o IBOVESPA (Índice de Ações da Bovespa) apresentou desempenho de -36,86%, o IFIX (Fundos Imobiliários) registrou -22,00%, o IMAB (Títulos Públicos Renda Fixa-Inflação) 6,31% e o índice que mede o desempenho médio de todos os gestores do mercado dos fundos multimercados (IHFA) no mesmo período foi de -7,03%.

A performance bem superior à média de mercado e aos principais benchmark, é resultado do fato de termos iniciado a redução da exposição a risco, em fevereiro, antes do carnaval, de ter dado continuidade a esse movimento ao longo do mês de março e por ter tomado a decisão de proteger a carteira com operações estruturadas (derivativos) em Bolsa e dólar, bem como pela redução do prazo de vencimento dos títulos da carteira, aumentando a liquidez.

É importante ressaltar que, mesmo registrando o pior mês dos investimento em uma década, ainda mantivemos os perfis com resultados positivos no período de 12 meses. Esse resultado reforça o fato de que no longo prazo o Sebrae Previdência tem sido eficiente em trazer retornos adequados à formação da poupança previdenciária.

Abaixo, um gráfico que compara a performance do Sebrae Previdência, desde o seu início, comparado com os principais indicadores de mercado:

Rentabilidade Acumulada

Os resultados positivos foram obtidos com baixo risco, como pode ser observado pela pouca variabilidade (oscilações) dos retornos dos perfis de investimentos, se comparada ao Ibovespa, nossa variação é infinitamente inferior, e reflete a prudência e a qualidade da gestão de investimentos do Sebrae Previdência.

É importante falar que o portal do Sebrae Previdência disponibilizará uma seção específica sobre as medidas tomadas frente à pandemia do COVID 19. Nesse espaço, estarão os vídeos, matérias, informativo especial, episódios do podcast no Spotify, acessos às redes sociais e um formulário onde os participantes poderão tirar suas dúvidas específicas sobre o momento da pandemia e os seus investimentos.

Na manhã desta sexta-feira (03), o presidente do Conselho Deliberativo, Evandro Nascimento, e a Diretoria Executiva da Entidade estiveram reunidos, por videoconferência, para discutir os resultados da semana e alinhar as próximas ações, como: o permanente monitoramento de desempenho dos mercados e a análise de estratégias que visam rentabilidade e preservação do patrimônio dos participantes.

Assista à mensagem do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência, Evandro Nascimento acessando aqui.

Assista à mensagem do diretor-presidente do Sebrae Previdência, Edjair Alves acessando aqui.

Diretoria Executiva do Sebrae Previdência

-------------------------------

Fique ligado nas nossas redes sociais: