Selic cai para 3%: o que isso significa para a sua previdência?

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a taxa básica de juros de 3,75% para 3%, na última quarta-feira (06/05). Foi o segundo corte realizado durante a crise econômica mundial causada pela pandemia da covid-19. A Selic é a taxa básica de juros da economia – e, por isso, reflete nas suas aplicações financeiras, e também na rentabilidade da sua poupança previdenciária. Para falar em detalhes sobre alguns desses reflexos, entrevistamos o diretor de Administração e Investimentos, Victor Hohl, que também falou como os investimentos podem se comportar daqui para frente, e como a previdência é uma boa alternativa frente ao cenário atual.

Segundo Victor, a pandemia do COVID 19 forçou o fechamento de estabelecimentos comerciais e o isolamento social, devido à inexistência de uma cura eficaz. Um dos principais reflexos desse cenário é a retração da atividade econômica, impactando a expectativa de resultados das empresas, bem como a situação fiscal do país, gerando a queda generalizada dos preços dos ativos financeiros, que compõem a carteira de investimento de todos os agentes econômicos. Nesse cenário, temos de ser ainda mais seletivos na escolha de compra dos ativos, além de cuidar devidamente da diversificação da carteira de ativos. Ele destacou que o Sebrae Previdência tem feito um trabalho robusto na seleção desse tipo de opção de investimentos.

Até os títulos de renda fixa têm seu valor depreciado nesse cenário. Hohl disse ainda que os fundos de previdência podem estruturar instrumentos de proteção, como compra de moedas estrangeiras, que esse cenário se valorizara mais em relação ao real, além de reduzir exposições em ativos que estão mais expostos aos impactos negativos desse cenário, sendo mais seletivos, algumas vezes aproveitando de certas distorções de preços dos ativos para realizar boas compras. "Estamos mais ativos na gestão dos investimentos, e permanecemos apresentando resultados superiores à média dos outros fundos de previdência, disponíveis no mercado, disse Victor”.

De acordo com o diretor, a previdência privada é favorável nesse cenário, por ser uma forma de poupança. "Em um cenário com expectativa de queda de inflação, e até deflação, ao poupar recurso, se os preços dos ativos estão caindo, o simples ato de poupar gera riqueza, pois lá na frente você poderá adquirir alguns bens por um preço mais barato". Ele disse ainda que o próprio arcabouço jurídico e legal garante aos produtos fechados de previdência um benefício fiscal que não se encontra em outros tipos de investimento. Veja a entrevista completa.

Diretoria Executiva do Sebrae Previdência

-------------------------------

Fique ligado nas nossas redes sociais: