O período para a alteração de percentual é o momento ideal para os participantes refletirem sobre os seus planos futuros. Contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria.

Deduzir a contribuição no Imposto de Renda e ter a contrapartida da Patrocinadora são outras duas grandes vantagens de aumento da contribuição básica. A mudança do percentual pode ser feita até o dia 31 de julho pelo portal SEBRAEPREV, na área restrita, no menu Alteração de Percentual.

A Receita Federal permite que o participante deduza a sua contribuição no IR, até o limite de 12% dos rendimentos brutos recebidos no ano, para quem opta pela declaração completa. Ao aumentar a sua contribuição Básica, a Patrocinadora eleva a sua participação até o percentual de 7%, a ser aplicado na parcela do salário que excede a 15 VRP, atualmente em R$ 3.097,65.

É importante não deixar para aumentar o percentual às vésperas da aposentadoria e, pelo menos anualmente, fazer simulações do benefício no portal SEBRAEPREV. Julho também é o momento certo para o participante aderir à contribuição Voluntária mensal (sem contrapartida patronal e os valores mínimo e máximo são de 1% e 30% do salário de contribuição).

Como fazer

A alteração é fácil e rápida.

1. Acesse o portal www.sebraeprev.com.br
2. Acesse a área restrita com login e senha
3. Antes da alteração, utilize o Simulador de Benefício para visualizar como ficará a sua contribuição mensal.
4. Na mesma área restrita, clique no menu Alteração de Percentual.