2 milhões de segurados do INSS ainda precisam realizar prova de vida 

Os segurados do INSS que ainda não fizeram a renovação de senha de seus benefícios têm ate o dia 31 de dezembro de 2014 para realizar o procedimento. Por meio dessa renovação de senha, o INSS consegue realizar a prova de vida dos seus segurados.

Até este mês de agosto, dos 31 milhões dos beneficiários ativos da Previdência, 29 milhões já haviam realizado o procedimento. No entanto, dois milhões de beneficiários ainda precisam comparecer aos bancos pagadores para realizar sua renovação de senha. Os segurados que não realizarem a prova de vida terão seu benefício suspenso.

A renovação de senhas e prova de vida é obrigatória e deve acontecer anualmente. As instituições pagadoras de benefícios estão realizando esse procedimento desde 2012. Como é a primeira vez que este processo está sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo até dezembro deste ano para que as instituições bancárias concluam essa renovação. Quem já compareceu a agência bancária desde que o cadastramento começou não precisa realizar outra prova de vida.

Para realizar a comprovação o segurado deve ir até a agência bancária em que recebe seu benefício levando um documento de identificação com foto. Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Fonte: Ana Carolina Melo – MPS