A comunicação vai além do simples fato de informar, ela passa  pela educação financeira e previdenciária quando o assunto é comunicar aos participantes de um plano de previdência. Passa pelos Gestores do Plano SEBRAEPREV e pelos profissionais de comunicação das Patrocinadoras. Sabendo disso, a X Oficina de Gestores do Plano SEBRAEPREV trabalhou o tema  A importância da Comunicação nos Fundos de Pensão e o papel do Gestor no processo de divulgação de informações, nos últimos dias 28 e 29, na sede do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

José Ferreira de Melo Neto, vice-presidente do Conselho Deliberativo, abriu a X Oficina e falou  sobre o nível de adesão ao Plano SEBRAEPREV. “Temos 95% de adesão, ou seja, tem uma pequena parcela de empregados do Sistema Sebrae  fora do Plano. A comunicação desempenha um papel fundamental para tornar esse público participante do SEBRAEPREV. Que cada Gestor saia daqui com a certeza do seu compromisso de informar mais e melhor aos que já são e podem ser participantes”, disse José Melo.

A assessora de comunicação institucional do Fundo de Pensão da Chesf, Laura Jane, foi a palestrante responsável por discutir esse tema com  46 Gestores do Plano SEBRAEPREV. É sabido que o participante planeja, sonha e tem expectativas, no entanto, muitas vezes, desconhece os seus direitos e deveres. Muitos procuram conhecer o que precisam nos últimos minutos do segundo tempo, com isso vem a frustração ao descobrir que o valor da aposentadoria pode ser menor que a sua expectativa de renda futura.

Segundo Laura, é possível mudar esse cenário com criatividade, inovação e envolvimento dos Gestores. “Temos diferentes perfis e necessidades entre os participantes. É  preciso investir em educação financeira e previdenciária.  É preciso encontrar soluções de baixo custo, trazer o participante para mais perto, ampliar o alcance da comunicação, acabar com a hierarquia das mídias e investir num planejamento integrado”, disse Laura.

Clarice Veras, coordenadora da comissão de Marketing e Comunicação do SEBRAE PREVIDÊNCIA, e Isabela Amaral, da Unidade de Comunicação do Sebrae Nacional, abordaram o tema Endomarketing e Comunicação Interna. Clarice destacou em sua fala que os gestores podem oferecer às assessorias de comunicação de seus estados pautas para divulgação do tema previdência e preparação para a aposentadoria.

Para isto é importante que pensem em ganchos, ou seja, datas comemorativas, eventos e  outras oportunidades para abordar o assunto. É também importante identificar personagens,  colegas empregados ou assistidos que possam inspirar outras pessoas a melhor planejarem seu futuro.  Isabela, por sua vez, enfatizou a importância do apoio de todos para divulgação, visto que o Sistema Sebrae tem grande capilaridade e muitos colaboradores trabalham em locais distantes das capitais. Relacionamento é também uma palavra-chave importante neste processo. A lista de todas as pessoas que trabalham com endomarketing foi divulgada para os gestores, para facilitar a troca de informação.

A programação do segundo dia começou com as palavras do presidente do Conselho Deliberativo, Evandro Nascimento. “A atuação dos Gestores é fundamental para o sucesso do SEBRAE PREVIDÊNCIA. Temos o compromisso de fortalecer a atuação de vocês, investindo continuamente em capacitação. Vamos trabalhar para alcançar cada vez mais o reconhecimento das diretorias das Unidades SEBRAE sobre o importante papel que vocês exercem”, concluiu Evandro.

Em seguida, a X Oficina foi dedicada à parte técnica das comunicações entre a Entidade e as Patrocinadoras.  A equipe do SEBRAE PREVIDÊNCIA abordou os procedimentos e prazos referentes às informações sobre as áreas de Cadastro, Arrecadação e Empréstimo. Os Gestores também tiveram a oportunidade de participar do treinamento da ferramenta de CRM.

A Gestora no SEBRAE/PE, Amanda Tavares, falou sobre a importância da Oficina na formação e capacitação de Gestores. “ O evento agregou conhecimento no processo de previdência complementar que atuo, realmente, torna-se essencial ocorrer esses momentos de atualização, pois a riqueza de conteúdo ajuda no decorrer do nosso dia a dia. Estou muito satisfeita e agradeço ao Sebrae Previdência por essa oportunidade”, disse Amanda.