Ao longo da segunda-feira (30),  em Brasília, na sede do SEBRAE PREVIDÊNCIA, aconteceu o II Workshop de Previdência Complementar. O evento, que é uma ação do Planejar, teve como objetivo promover o nivelamento de conhecimentos dos conselheiros acerca das normas que regem as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), das obrigações e responsabilidades assumidas durante os mandatos. O workshop foi destinado aos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal que tomarão posse nesta terça-feira (31).

O presidente em exercício do Conselho Deliberativo, Vitor Tioqueta, deu início ao evento e falou sobre a importância do workshop. “Cada vez que participamos de um evento assim, aprendemos um pouco mais. O workshop é fundamental para que possamos compreender as nossas responsabilidades, bem como alinhar a realidade da Entidade com as metas a serem atingidas”, disse.

Em seguida, o presidente do Instituto San Tiago Dantas e ex-Secretário de Previdência Complementar, Adacir Reis, fez um panorama do mercado previdenciário brasileiro. “ Temos um modelo híbrido que tem sido copiado por outros países. O Ministério da Previdência Social tem sido procurado, países de todos os continentes querem  compreender  como é esse modelo previdenciário de proteção social que vigora no Brasil. Sobre o SEBRAE PREVIDÊNCIA, posso dizer que é um exemplo de competência e credibilidade, disse Adacir ao concluir a sua palestra sobre o sistema previdenciário.

A conselheira  titular do CD, Maristela França (MS), cumprirá o seu primeiro mandato. Como participante do Plano SEBRAEPREV, falou a respeito do fundo de pensão. “Sempre tive uma ótima impressão do plano, acompanho tudo de perto e  contribuo com o máximo. Estou muito entusiasta porque tenho muito a contribuir e somar para que o nosso fundo seja cada  vez melhor, mais efetivo e mais rentável”, disse Maristela.

O diretor-presidente Edjair Alves falou sobre o crescimento do Instituto durante os onze anos de história. A estrutura de funcionamento e os números atuais do Plano SEBRAEPREV foram temas abordados. “Fechamos o ano de 2014 com R$ 476 milhões. O Plano SEBRAEPREV, no acumulado de 2004 a dezembro de 2014, atingiu 168,53% de rentabilidade, já o Ibovespa alcançou 90,99%, a Poupança 105,22% e a  Inflação em 69,24%, disse Edjair.

O presidente licenciado do CD, José Claudio dos Santos, falou sobre o trabalho desenvolvido pelos conselheiros. “Vocês tomarão decisões importantes num período em que estamos com muitas questões que impactarão nos resultados de um fundo de pensão, seja pela inflação ou pela situação econômica de um  modo geral”, disse José Claudio que aproveitou para desejar sucesso aos novos conselheiros.

O workshop foi dividido em 4 módulos: Introdução à Previdência Complementar; Aspectos principais envolvendo os investimentos na EFPC; Gestão de Passivo dos Planos de Benefícios e Contabilidade, Controles Internos e Compliance.

Conheça os conselheiros que tomarão posse nesta terça-feira (31).

tabela Conselheiros participam de Workshop de previdência complementar