Com a proximidade das festas de fim de ano e do período de férias escolares, muitos consumidores saem em busca de imóvel para locação desde já, especialmente no litoral, para aproveitar o verão. A busca com boa antecipação permite pesquisar mais as opções disponíveis e encontrar preços mais acessíveis. Saiba que o prazo máximo de uma locação por temporada é de 90 dias e o pagamento do aluguel pode ser exigido antecipadamente e de uma só vez.

Para garantir que o período será aproveitado sem problemas, é preciso tomar alguns cuidados na pesquisa e na contratação.Veja dicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec):

- Busque informações de imóveis disponíveis em imobiliárias idôneas ou com amigos, checando tudo o que for oferecido.

- Verifique a localização do imóvel, as condições de acesso ao local, a infraestrutura da região – padarias, açougues, supermercados – bem como as condições de segurança do imóvel.

- Visite o imóvel antes de fechar o contrato, se possível, para ver se ele corresponde à sua expectativa. Confiar exclusivamente na oferta feita pela internet ou em anúncios de jornal é arriscado. Mesmo que haja fotos, não dá para se certificar sobre a situação da casa e muito menos conhecer as redondezas.

- Vistorie o imóvel em companhia do proprietário ou representante e relacione as condições gerais em que ele se encontra para evitar o pagamento de eventuais danos que não tenha causado.

- Se o imóvel não corresponder ao que foi ofertado pela imobiliária ou pelo proprietário, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago (artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor-CDC) e desistir de ficar no imóvel. Se optar por permanecer no local, o consumidor pode negociar um abatimento no preço, proporcional à queda na qualidade das características ofertadas.

- Faça um contrato que discrimine o que foi tratado verbalmente, como as datas de entrada e saída do imóvel, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada e entrega das chaves etc.Exija recibo de todo pagamento efetuado.

- Saiba que o locador poderá exigir qualquer das modalidades de garantia previstas na lei: caução; fiança; seguro de fiança locatícia.

Fonte: Meu Bolso em Dia