A importância da educação financeira foi amplamente discutida na XI Oficina de Gestores do Plano SEBRAEPREV, realizada em Brasília, durante os dias 15 e 16 de outubro. Cinquenta participantes entre Gestores e Gerentes das Unidades de Gestão de Pessoas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre finanças pessoais e temas referentes ao regulamento do Plano.

O  diretor-presidente Edjair Alves abriu o evento e falou sobre  a importância do trabalho dos Gestores: “O Sebrae Previdência não poderia promover isoladamente um programa de educação financeira sem o envolvimento das Patrocinadoras.  O objetivo da oficina é capacitar os Gestores para que mais conhecimento chegue aos Participantes do Plano SEBRAEPREV. Precisamos formar multiplicadores”.

Gerar renda é uma necessidade de todas as pessoas e famílias, e não basta ter o dinheiro, é necessário controlar e administrar esse dinheiro ao longo da vida. Com esse pensamento, a programação seguiu com a palestra do especialista da Oficina das Finanças, Leonardo Silva.

Viver de forma sustentável foi um dos pontos discutidos durante a manhã do primeiro dia da oficina. Leonardo explicou que é necessário encontrar maneiras de ajustar as receitas e despesas para atender as reais necessidades e desejos da família. Afirmou ser possível e necessário reduzir os desperdícios e viabilizar a realização do que consideramos realmente importante.

As funcionalidades da ferramenta de CRM foram apresentadas pela Gerente de Relacionamento Luciana Ribeiro. Ao longo do treinamento, os Gestores puderam aprender mais sobre os registros de atendimentos e como isso influencia nas ações da Entidade.

O segundo dia foi dedicado a dois importantes projetos da Entidade: o aplicativo SEBRAEPREV e o Meu Retrato. O Aplicativo já funciona nos aparelhos com sistema Android , Windows Phone e IOS (Iphone e Ipad). As novas funcionalidades foram apresentadas aos Gestores e serão liberadas em novembro. Com a segunda fase implementada, os Participantes poderão alterar alguns dados cadastrais, visualizar a rentabilidade dos perfis de investimentos, situação de empréstimo, data de elegibilidade, além de receber mensagens do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

O Meu Retrato é uma ferramenta de autoatendimento que permitirá ao Participante ter uma visão geral de sua condição em relação ao Plano SEBRAEPREV. O objetivo é facilitar o entendimento das informações essenciais do plano para o Participante organizar melhor o seu planejamento financeiro e previdenciário. O Meu Retrato ficará disponível na área restrita do portal. A previsão é disponibilizar o serviço até o final de novembro.

A XI Oficina foi encerrada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Evandro Nascimento. Quase 100% das Patrocinadoras estavam representadas, o que foi bem avaliado pelo presidente. Evandro destacou a importância do planejamento financeiro, especialmente num momento de instabilidade política e econômica: “Aquilo que conquistarmos com a educação financeira se refletirá no futuro. É preciso que os nossos gestores e, principalmente, os participantes do Plano tenham a mesma compreensão de que planejar agora, saber custo de cada decisão, é indispensável para possibilitar uma vida pós laboral mais tranquila”.

interna Educação financeira no ambiente de trabalho é foco da XI Oficina de Gestores do Plano SEBRAEPREV