O primeiro dia da Feira da Previdência foi cheio de informações sobre os cenários econômicos, saúde, reforma da previdência e finanças pessoais. Dentre o público, participantes do Plano SEBRAEPREV, representantes de fundos de pensão e público em geral.

A programação do dia foi iniciada com a palestra da economista-chefe do Grupo XP-Investimentos, Zeina Latif. Segundo a economista, o Brasil é um país jovem, mas gasta com previdência como se fosse velho. E estamos envelhecendo rapidamente. Segundo Zeina, para o Brasil voltar a crescer, dois pontos são fundamentais: a boa gestão da política monetária e a polêmica reforma da Previdência. Apesar de os indicadores financeiros preocuparem, há sinais de estabilização, por conta de aumento de renegociação e reestruturação de dívidas, na opinião da economista.

O segundo painel contou com a divertida e fundamental palestra do Geriatra Marcos Cabrera. Dicas de alimentação saudável fizeram parte do discurso do médico que, também, apontou as maiores chances de mortalidade: pouco relacionamento social, tabagismo, falta de atividade física e obesidade. Segundo o médico, perdoar, ser solidário, ser grato, não se sentir doente, manter-se ativo após a aposentadoria, ser feliz no casamento e gostar da vida são ações necessárias para uma vida longa e feliz.

O dia também foi de muitos atendimentos com as equipes do SEBRAE PREVIDÊNCIA, do INSS e da ONG Poupa Mais Brasil. Também teve simulador de envelhecimento e jogos interativos.

A programação da tarde contou com amplo debate sobre a reforma da previdência, com a analista do INSS, Raquel Lúcia, e com a palestra Gestão de Finanças Pessoais, do analista do Banco Central do Brasil, Luis Paixão. O analista falou de sonhos e projetos, abordando exemplos do dia a dia. Segundo Luis, é preciso definir metas claras e objetivas e estabelecer etapas intermediárias. Sobre o ponto de vista financeiro, comprar sem dinheiro significa usar crédito e pagar juros.

O segundo dia da Feira da Previdência começará com a palestra Empreender na Aposentadoria, na sala multiuso, às 9h. O dia seguirá com atendimentos do INSS, da Ong Poupa Mais Brasil e do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Dia 10, nas salas multiuso, acontecerá a palestra do analista do Sebrae Nacional, Alexandre Guerra: Administrando o presente e investindo no futuro.