O II Fórum Sebraeprev de Economia reuniu, na tarde dessa quarta-feira (23), conselheiros, dirigentes das patrocinadoras, gestores e colaboradores do Sebrae Previdência e do Sebrae. O evento foi dividido em dois painéis, com objetivo de contribuir para as discussões sobre a política de investimentos do instituto para o quadriênio 2014-2018, além de apresentar boas práticas de mercado de fundos de pensão.

O primeiro painel foi apresentado pelo economista Gustavo Franco, sócio-fundador da Rio Bravo Investimentos. Em pouco mais de uma hora de exposição, Franco, falou sobre o cenário brasileiro e como tem sido a recuperação financeira dos EUA após a crise proporcionada pelo setor imobiliário. Aos presentes, o economista disse estar otimista com a queda da taxa básica de juros (Selic) brasileira sugerindo recuperação da economia em um prazo de seis meses a um ano.

O segundo painel foi apresentado pelo presidente do Conselho do Sebraeprev, José Claudio dos Santos, os diretores da Entidade Edjair de Siqueira Alves, George Alberto e Nilton da Silva e pelos conselheiros José Paulo Cunha e Jorge Rincón. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de repassar destaques do 34º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, importante evento do setor, que apresentou, em setembro, intensa programação com palestras sobre práticas de mercado, relacionamento, tendências, oportunidades de investimento, entre outros assuntos.

Gestores – A uma plateia formada em sua maioria por gestores do Sebraeprev nos estados, o presidente do Conselho Deliberativo José Claudio dos Santos destacou o papel relevante desses agentes, que têm a missão de divulgar os benefícios do plano de previdência complementar da Instituição nos Sebrae/UF. “O Sebrae Previdência pode ter conselheiros e diretores dedicados, além de boas metodologias. Mas precisa ainda mais dos gestores para disseminarem suas políticas e fazê-las acontecer “, afirmou. Ele enfatizou também a importância de os gestores se capacitarem com informações, análises e estudos. “A realização deste fórum, aberto também a vocês, é para que não tenham a visão apenas da parte administrativa. Vocês são a nossa ponta de lança junto aos participantes”, explicou.