Se controlar os gastos financeiros já é difícil para os adultos, imagina para os adolescentes que acabaram de iniciar sua jornada financeira. Principalmente porque podem ser ainda mais suscetíveis às compras por impulso, propagandas enganosas e promoções que não são tão atrativas quanto aparentam. Por isso, é importante que o jovem tenha o quanto antes noção de responsabilidade financeira e conheça maneiras de economizar o dinheiro.

“A educação financeira não se restringe em ensinar o adolescente a economizar dinheiro, mas sim é um instrumento para que eles entendam a importância de sua administração. Aprender a lidar com a frustração de querer algo para o qual não tinham dinheiro e aprender a esperar para obtê-lo é uma das principais lições”, comenta Tatiana Ziegler, superintendente de Operações da Agillitas.

Confira abaixo 5 dicas que poderão ajudar os jovens a economizar o dinheiro de sua mesada:

– Controle seus gastos: pesquisar antes de comprar é uma maneira eficaz de não ceder à impulsividade e consumismo.

– Faça as contas de tudo que gastou durante um mês: ajudará a separar o necessário para as despesas e o que poderá ser economizado.

– Saiba priorizar gastos: o momento certo para cada compra é essencial, às vezes devemos escolher entre um cinema e uma peça de roupa que desejávamos há tempos.

– Separe quantias diárias a serem gastas: o valor que conseguir economizar guarde para futuros gastos.

– Tenha um padrão de consumo que consiga acompanhar os gastos mensais.

Além destas dicas, outro aliado para fazer a mesada render são os cartões mesada. O adolescente pode carregar o cartão com o dinheiro que recebeu dos pais, utilizar em qualquer lugar e ainda tem acesso ao saldo e a um relatório de todos os gastos. Para facilitar ainda mais a vida dos adolescentes, esse tipo de cartão possibilita dividir a conta com os colegas sem complicação e sem a necessidade de troco. Quem nunca saiu com os amigos para comer algo em alguma lanchonete e na hora de pagar foi aquela confusão para dividir o que cada um consumiu?

Fontes:

Portal Educacelpos.com.br

Paraíba Total