Mais uma campanha de alteração de percentual de contribuição e de perfil de investimentos está chegando. Acompanhe a seguir o que você precisa fazer, caso queira realizar alguma alteração.

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO

Além de alterar o percentual da Contribuição Básica*, os Participantes podem aderir a Contribuições Voluntárias Mensais. Assim como a Básica, elas também são descontadas via folha de pagamento e podem representar um percentual entre 1% a 30% do Salário de Contribuição.

Apesar de não ter contrapartida da Patrocinadora, as Contribuições Voluntárias são isentas da Taxa de Carregamento que atualmente é de 1,2% e também contam para o benefício fiscal**. Tudo isso sem falar do aumento da sua reserva previdenciária.

Como fazer

Acesse a área restrita do Portal e, caso queira, faça a alteração no menu Contribuição > Alteração de Percentual. Antes, você pode utilizar o Simulador de Benefício para visualizar como ficará a sua contribuição mensal.

Ativos: O Participante Ativo precisa entregar 1 (uma) via assinada ao Gestor do plano SEBRAEPREV, cujo envio ao SEBRAE PREVIDÊNCIA é de responsabilidade da Patrocinadora.

Autopatrocinados: O Participante Autopatrocinado precisa encaminhar 1 (uma) via assinada ao SEBRAE PREVIDÊNCIA para validação das informações.

* A Contribuição Básica corresponde a um percentual inteiro entre 1% (um por cento) e 7% (sete por cento), a ser aplicado sobre o resultado da diferença entre o Salário de Contribuição e  15 VRP (R$ 4.336,35) – Valor de Referência Previdenciário (VRP) adotado pelo Plano no valor atual de R$ 289,09.

** Você pode deduzir a contribuição no Imposto de Renda, caso faça a declaração completa, até o limite de 12% dos rendimentos brutos recebidos no ano.

PERFIL DE INVESTIMENTOS

Você, enquanto Participante, passa por duas etapas importantes dentro do Plano SEBRAEPREV: a de acumulação de contribuições e a de recebimento dos benefícios. Por isso, dependendo do momento em que esteja, pode ser melhor optar por um perfil mais conservador ou mais arrojado, por exemplo. Mas é preciso levar em conta que a previdência complementar é um investimento de longo prazo, é preciso avaliar a sua situação frente ao Plano SEBRAEPREV antes de qualquer mudança.

Ao optar por um perfil, o SEBRAE PREVIDÊNCIA não deixa de ter responsabilidade sobre os investimentos dos recursos do Plano SEBRAEPREV. A Entidade continua como principal responsável pela execução dos investimentos do seu plano, bem como pelo pagamento dos seus benefícios futuros.

Mas lembre-se, avalie com muito cuidado a sua mudança de perfil, pois as Cotas dos perfis são distintas, haja vista que as rentabilidades de cada um são diferentes. Então, ao passar de um perfil para outro você estará comprando cota do outro perfil, cujo valor da Cota poderá estar mais elevado do que o perfil em que você se encontra. Nesse caso, ocorrerá alteração da quantidade de Cotas referentes aos seus recursos, uma vez que tais recursos passarão a reger-se por novo valor de Cota, a qual estará vinculada ao novo perfil de investimentos escolhido.

Como fazer

Acesse na área restrita do Portal o menu Contribuição > Termo de Opção de Investimento.

Importante: o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora, no caso dos Ativos.