A Copa do Mundo finalmente começou! Mas o que isso tem a ver com suas Finanças Pessoais, com as suas contas, dívidas e investimentos? Bem, a princípio nada … mas só a princípio, pois há muito o que se aprender com a Copa!

Para começar, vamos analisar algumas frases relacionadas ao futebol e à Copa do Mundo, e você verá que muitas delas escondem ensinamentos importantíssimos para a sua vida financeira!

 ”Cometemos uma ingenuidade que nos custou a partida”
Frase de Reinaldo Rueda, técnico do Equador, depois de perder por 2 x 1 para a Suécia, de virada, com gol aos 48 minutos do segundo tempo.

Nas finanças, assim como no futebol, o ‘jogo só acaba quando termina’! Não adianta manter um excelente controle de gastos e juntar um bela reserva financeira, se depois de tudo isso você resolver arriscar tudo em um investimento de alto risco para finalmente ‘parar de trabalhar em definitivo’.

Lembre-se, o jogo das finanças é ganho a cada dia e este é um esforço para a vida inteira!

“Sinceramente, nem eu esperava pelo pior”
Frase de Flávio Costa, treinador da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950, depois de perder na final para o Uruguai.

Ter uma postura otimista com relação à vida é sem dúvida nenhuma uma dos caminhos para o sucesso pessoal. Isto nos dá autoconfiança e nos dá coragem para enfrentar os desafios que surgem. Mas é sempre preciso ser coerente e não se transformar em um ‘super otimista’.

Quem é muito otimista não acredita que um dia o dinheiro pode acabar ou algum imprevisto possa acontecer. E assim, nunca se prepara para estas situações.

“Demos o primeiro passo. Agora, é continuar com o mesmo ímpeto”
Frase de David Luiz, zagueiro da seleção brasileira, depois da estreia da seleção canarinho na Copa.

Esta deve ser a atitude de todos aqueles que estão começando a fazer um controle financeiro ou um orçamento doméstico. É uma jornada difícil e longa, mas começa com o primeiro passo … e é preciso manter a motivação até o final.

“Troco gols por vitórias! O importante é a Seleção vencer e dar alegrias aos brasileiros!”
Neymar, em conversa com a presidente Dilma pelo Twitter.

É claro que a vitória é feita com gols … mas não deixe de ter o foco na vitória, e não somente nos gols individuais.

Conseguir economizar nas despesas domésticas, como por exemplo diminuindo a conta de luz ou de água é excelente! Mas esta economia vai ser pequena se no final de semana seguinte você gastar com roupas e aparelhos eletrônicos, por exemplo. A vitória só será completa se isto ocorrer com todos os aspectos de sua vida financeira.

“É difícil ter uma mudança a curto prazo, e o tempo está ficando cada vez menor.”
Frase de Luiz Felipe Scolari.

Qualquer mudança requer tempo, esforço, planejamento … e tudo isso novamente, umas 10 vezes. Assim, se você não está contente com a sua vida financeira atual e quer mudar, comece já.

Fonte: Minhas Economias