Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

09/01/2020

SELIC cai para 4,5 por cento ao ano: como ficam os retornos da previdência no perfil conservador?

O ambiente de juros baixos parece ter chegado para ficar no Brasil, pelo menos neste ano. Nesse cenário, o investidor de perfil mais conservador passará a ver seus rendimentos cada vez rendendo menos. Sem correr algum tipo de risco, será praticamente impossível acumular reserva para aposentadoria na velocidade esperada.

O que vivenciamos atualmente é um momento de virada, que já é mais comum nos países de economias mais estáveis, então, o investidor vai ter de se acostumar com retornos bem mais baixos no segmento de renda fixa. Lembrando que o perfil conservador concentra praticamente toda a sua alocação no segmento de renda fixa.

Abaixo está a política de investimento aprovada para o perfil conservador do Plano SEBRAEPREV:

Em países de economias mais estáveis, a carteira média de previdência complementar possui uma exposição a risco mais elevada. No Brasil, era comum carteiras de fundos de previdência concentradas em aplicações de ativos de renda fixa (perfil conservador), rendendo o suficientemente para a formação de boa reserva.  Contudo, esse ciclo parece ter se encerrado.

Abaixo, a tabela mostra como ficarão reserva acumulada em 30 anos e renda mensal na aposentadoria, por um período de 15 anos. As simulações contemplam cenários de retorno de 0,5%, 1,0%, 1,5% e 2,0% a mais, além do CDI (4,5%), ao ano, após 30 anos, considerando o valor aplicado R$ 1.000,00 ao mês.

Observe que a renda do participante que obtiver um retorno adicional de 1,5% a mais do que o CDI, ao ano, será 43% superior ao do investidor que estiver no perfil conservador (renda fixa). 

Dessa forma, a Política de Investimento do Sebrae Previdência para o próximo ano permitiu maiores limites de risco para os demais segmentos de investimento (Renda Variável, Investimento no Exterior, Multimercado Estruturado, Fundos Imobiliários).  O objetivo com essa alteração é permitir nos Perfis Moderado e Arrojado ao participante a possibilidade de formar uma reserva maior no momento da sua aposentadoria.

A gestão do Sebrae Previdência (Fundo Fechado) utiliza o tamanho do patrimônio do Instituto em prol de seu participante. Por negociarmos em nome de todos os participantes, conseguimos negociar fundos exclusivos com os principais gestores (acesso a fundos customizados e exclusivos), isso se traduz em perspectiva de maior rentabilidade e menor risco, pela diversificação que conseguimos obter. 

Abaixo, alguns exemplos dos gestores que compõem o fundo exclusivo dos perfis Moderado e Arrojado do Sebrae Previdência (Fund of Funds).