Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

06/02/2020

Resultados de Janeiro reforçam a qualidade na gestão de Investimentos do Plano Valor Previdência

A rentabilidade do Plano superou o CDI, em todos os meses, desde sua implementação.

 

O Plano Valor Previdência é uma excelente forma de diversificar seu portfólio de investimentos. O Sebrae Previdência, por meio de um rigoroso processo, seleciona e negocia um mandado exclusivo de gestão com os melhores gestores de investimentos do Brasil para elaboração de um produto de investimento previdenciário de baixíssimo custo, visando capturar o maior retorno possível de cada classe de ativo.

Esse processo é realizado a partir de uma carteira de investimentos balanceada e que se altera em decorrência da oscilação dos preços dos ativos e das mudanças do cenário econômico, capturando prêmios nos mercados de juros, renda variável, investimentos estruturados e câmbio. Além disso, uma parcela dos recursos também pode ser investida no exterior, obtendo os benefícios da diversificação geográfica.

As posições em cada um dos ativos se alteram ao longo do tempo, respeitando a política de investimentos, aprovada na Comissão de Investimentos do Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência, que é construída com base em um estudo estatístico de otimização de carteira, que leva em consideração a expectativa de risco x retorno dos ativos, além da matriz de correlação de retornos.

Assim o Participante do Plano Valor Previdência passa a ter acesso a um produto de investimento altamente estruturado que só poderia ser obtido por pessoas que detêm grandes fortunas. Vale ressaltar que o produto tem baixo custo, pois o Sebrae Previdência não possui fins lucrativos.

O resultado desse trabalho é facilmente traduzido em números. Mesmo diante das incertezas trazidas pelo impacto da epidemia do Coronavírus, em Janeiro, a Carteira do Plano Valor Previdência rendeu 143% do CDI.  Como esse resultado superamos os principais indicadores de mercado: IFIX – Índice de Fundo Imobiliário (-3,76%); Ibovespa (-1,63%); e IMA-B – Títulos Públicos indexados à inflação (0,26%).

O resultado acumulado desde o início do Plano supera 170% do CDI, sem qualquer mês com rentabilidade abaixo do CDI, algo muito raro. O nível de risco é baixo se comparado ao retorno obtido ao longo do período, o que proporcionou um índice Sharpe* (relação risco x retorno) acima de 3. 

Recentemente, o Plano Valor Previdência foi destaque em matéria publicada na revista da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP, que destacou o desempenho do Plano quando comparado aos demais planos de previdência fechada.

*O índice Sharpe basicamente aufere o investimento que oferece o maior retorno possível considerando o menor risco. Quanto maior o indicador, melhor desempenho. Índices sharpe negativos indicam que o retorno obtido não remunera o risco do produto.