O Plano SEBRAEPREV é classificado como Contribuição Definida. Nessa modalidade de plano a contribuição é estabelecida, porém o valor do benefício não é garantido, pois vai depender do resultado do investimento das contribuições e do montante dos recursos acumulados.

Plano de Contribuição Definida é um plano de acumulação de capital, onde o benefício será diretamente proporcional ao que foi acumulado e capitalizado até a data da aposentadoria.

Não há mutualismo (não há solidariedade, entre os integrantes do plano, na formação das reservas financeiras para pagamento dos benefícios), pois o plano é individual (cada Participante possui uma conta previdenciária individual). O Plano não oferece benefício vitalício.

Todas as contribuições recolhidas ao plano por Participantes e Patrocinadores são convertidas em uma quantidade de quotas. O quantitativo de quotas acumuladas por cada Participante representa a sua reserva financeira que será o suporte para pagamento do seu benefício.

Cada benefício mensal recebido pelo aposentado também representa uma quantidade de quotas que é subtraída da sua quantidade total de quotas que representa a sua reserva financeira.

Os Recursos Garantidores das Reservas Técnicas, Fundos e Provisões do Plano SEBRAEPREV, são divididos em quotas e o valor da quota determinado diariamente. 

Taxa de Carregamento e Taxa de Administração

Taxa de Carregamento: 2%. A taxa incide mensalmente sobre as Contribuições Básicas. Essa taxa é destinada à cobertura das despesas administrativas para manutenção do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Taxa de Administração: 0,80% ao ano incidente sobre o montante dos Recursos Garantidores das Reservas Técnicas, Fundos e Provisões do Plano, para cobertura das despesas administrativas.