Entre os dias 1º de junho e 31 de julho, os Participantes do Plano SEBRAEPREV  têm a oportunidade de reavaliar o percentual de contribuição e o perfil de investimentos.

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO

Além de alterar o percentual da Contribuição Básica*, os Participantes podem aderir a Contribuições Voluntárias Mensais. Assim como a Básica, elas também são descontadas via folha de pagamento. A Voluntária Mensal é de caráter facultativo, sem contrapartida da Patrocinadora e com valores mínimo e máximo de 1% a 30% do Salário de Contribuição. Também pode ser esporádica, não sujeita a limite máximo e com valor mínimo de 1 VRP. Para realizar uma Contribuição Voluntária Esporádica, basta gerar o boleto na área restrita do portal  SEBRAE PREVIDÊNCIA. Lembre-se, contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria.

Apesar de não ter contrapartida da patrocinadora, as Contribuições Voluntárias são isentas da Taxa de Carregamento que atualmente é de 1,8% e também contam para o benefício fiscal**.

Como fazer

Acesse a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br. Faça a alteração, caso queira, no menu Contribuição / Alteração de Percentual. Antes, você pode utilizar o Simulador de Benefício para visualizar como ficará a sua contribuição mensal.

Ativos: O Participante Ativo deve entregar 1 (uma) via assinada ao Gestor do plano SEBRAEPREV, cujo envio ao SEBRAE PREVIDÊNCIA é de responsabilidade da Patrocinadora.

Autopatrocinados: O Participante Autopatrocinado precisa encaminhar 1 (uma) via assinada ao SEBRAE PREVIDÊNCIA para validação das informações.

* A Contribuição Básica corresponde a um percentual inteiro entre 1% (um por cento) e 7% (sete por cento), a ser aplicado na parcela do respectivo Salário de Contribuição excedente a 15 VRP (R$  3.860,70) – Valor de Referência Previdenciário (VRP) adotado pelo Plano no valor atual de R$ 257,38.

** Você pode deduzir a contribuição no Imposto de Renda, caso faça a declaração completa, até o limite de 12% dos rendimentos brutos recebidos no ano.

PERFIL DE INVESTIMENTOS

Você, enquanto Participante, passa por duas etapas importantes dentro do Plano SEBRAEPREV: a de acumulação de contribuições e a de recebimento dos benefícios. Por isso, dependendo do momento em que esteja, pode ser melhor optar por um perfil mais conservador ou mais arrojado.

Ao optar por um perfil, o SEBRAE PREVIDÊNCIA não deixa de ter responsabilidades  sobre os investimentos dos recursos do Plano SEBRAEPREV. A Entidade continua como principal responsável pela execução dos investimentos do seu plano, bem como pelo pagamento dos seus benefícios futuros.

Os investimentos continuarão sendo regidos pela Política de Investimentos do Plano SEBRAEPREV, que adota as melhoras práticas de mercado e utiliza a consultoria de gestores especializados de investimentos, e considerará a alocação escolhida por cada participante.

Como fazer

Pelo portal: www.sebraeprevidencia.com.br, na área restrita, no menu Contribuição / Termo de Opção de Investimento. Importante: O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora, no caso dos Ativos.

No caso de Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD), o reconhecimento da firma da assinatura em cartório é obrigatório.

Lembre-se, a opção pelas alterações ficará disponível somente até o dia 31 de julho de 2016 e os termos de Perfil de Investimentos e Alteração de Percentual de Contribuição devem ser protocolados no SEBRAE PREVIDÊNCIA até o dia 15 de agosto.