PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO

Além de alterar o percentual da Contribuição Básica, os Participantes podem aderir à Contribuição Voluntária Mensal. Assim como a Básica, ela também é descontada via folha de pagamento. A Voluntária Mensal é de caráter facultativo, sem contrapartida da Patrocinadora e com valores mínimo e máximo de 1% a 30% do Salário de Contribuição. Pode ser esporádica, não sujeita a limite máximo e com valor mínimo de 1 VRP. Para realizar uma Contribuição Voluntária Esporádica, basta gerar o boleto na área restrita do portal SEBRAE PREVIDÊNCIA. Contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria.

A Contribuição Básica corresponde a um percentual inteiro entre 1% (um por cento) e 7% (sete por cento), a ser aplicado na parcela do respectivo Salário de Contribuição excedente a 15 VRP (R$ 3.558,30) – Valor de Referência Previdenciário (VRP) adotado pelo Plano no valor atual de R$ 237,22.

Como fazer

Acesse a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br. Faça a alteração, caso queira, no menu Alteração de Percentual. Antes, você pode utilizar o Simulador de Benefício para visualizar como ficará a sua contribuição mensal.

Ativos: O Participante Ativo deve entregar 1 (uma) via assinada ao Gestor do plano SEBRAEPREV, cujo envio ao SEBRAE PREVIDÊNCIA, é de responsabilidade da Patrocinadora.

Autopatrocinados: O Participante Autopatrocinado precisa encaminhar 1 (uma) via assinada ao SEBRAE PREVIDÊNCIA para validação das informações.

Assistidos: Os Assistidos também podem alterar o percentual de recebimento do benefício. A opção pelo percentual pode variar de 0,5% (meio por cento) a 2% (dois por cento). Não havendo manifestação no prazo estabelecido, será mantido, para o período seguinte, o mesmo percentual anteriormente escolhido.

—————

PERFIS DE INVESTIMENTOS

Com os Perfis de Investimentos, o SEBRAE PREVIDÊNCIA possibilitou mais flexibilidade e autonomia para que você construa a sua reserva para aposentadoria de forma compatível com as suas particularidades e tolerância ao risco.

Assim, você influencia diretamente na composição de investimentos que melhor atende ao seu momento atual de vida, seus objetivos de longo prazo, sua expectativa de retorno financeiro e sua capacidade de lidar com as variações do mercado financeiro.

Você, enquanto Participante, passa por duas etapas importantes dentro do Plano SEBRAEPREV: a de acumulação de contribuições e a de recebimento dos benefícios. Por isso, dependendo do momento em que esteja, pode ser melhor optar por um perfil mais conservador ou mais arrojado.

Ao optar por um perfil, o SEBRAE PREVIDÊNCIA não deixa de ter responsabilidades sobre os investimentos dos recursos do Plano SEBRAEPREV. A Entidade continua como principal responsável pela execução dos investimentos do seu plano, bem como pelo pagamento dos seus benefícios futuros. Os investimentos continuarão sendo regidos pela Política de Investimentos do Plano SEBRAEPREV, que adota as melhoras práticas de mercado e utiliza consultoria especializada de investimentos, e considera a alocação escolhida por cada participante. Acompanhe a rentabilidade acumulada de cada perfil.

Como fazer

O Termo de Opção de Perfil de Investimentos pode ser acessado por dois caminhos.

Pelo hotsite: www.perfilinvestsebraeprev.com.br, no menu Quando e Como Optar.

Pelo portal: Na área restrita, no menu Termo de Opção de Investimento. Importante: O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora, no caso dos Ativos. No caso de Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD), o reconhecimento da firma da assinatura em cartório é obrigatório.