Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

11/04/2019

Administrar bem o tempo Ú fundamental para as finanšas pessoais

Toda atividade administrativa é considerada, pela maioria das pessoas, burocrática, cansativa e entediante. Quando a atividade envolve registrar de forma meticulosa todas as despesas de um período, então, todos nós preferiríamos fazer alguma outra coisa.

 

Não procrastinar essa tarefa, no entanto, é fundamental para se alcançar boa organização e controle das finanças pessoais. Só que, em muitos casos, é preciso organizar antes o próprio tempo.

 

Seu tempo é finito, possui as mesmas 24 horas todo dia. Nesse período diário, você precisa identificar quantas horas de sono precisa para se sentir bem, para retirá-las da conta. Descarte também o tempo de transporte casa-trabalho-casa e outros períodos não produtivos. Tendo identificado seu tempo útil num dia, é preciso ver primeiro se não é possível aumentá-lo, reduzindo os períodos não produtivos.

 

Como segundo passo, identifique suas atividades de rotina e outros compromissos futuros já definidos. Liste-os, identificando graus de prioridade e urgência, dando nota de 1 a 5. Essas notas podem mudar com o tempo, a cada nova avaliação ou atualização que você fizer na lista.

Terceira e última etapa, ataque primeiro o que é urgente, depois o que é prioritário e, finalmente, o que é comum. Seguindo essa regra, você conseguirá em pouco tempo tomar as rédeas também da sua agenda e estará pronto para começar a organizar as suas finanças pessoais.