Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

13/06/2019

Os pets são família - inclusive no orçamento!

Pode ser um cachorro, um gato, um pássaro... Ele ganha nome, carinho e rapidamente se transforma num verdadeiro membro da família. Muitas vezes a grande alegria da casa e companheiro de todas as horas, o animal de estimação nos conquista pelo lado emocional. Um olhar mais racional, no entanto, percebe também que podem significar grandes despesas.

Ração, vacinação, consultas periódicas ao veterinário, cuidados de "beleza" e saúde (banhos, tosas), medicamentos e produtos anti-pulga, brinquedinhos... Tudo isso pode ter um impacto considerável no seu orçamento familiar. Principalmente, se a aquisição ou adoção de um pet não for algo bem planejado, com total informação sobre os gastos necessários.

Dados recentes do IBGE indicam que os brasileiros possuem 132 milhões de animais de estimação, o que significa a quarta maior população de pets do mundo. E o mercado de produtos e serviços pet no Brasil já é o segundo no mundo, movimentando anualmente mais de R$ 20 bilhões (em 2018, de acordo com o Euromonitor). Esse já é um valor suficiente para se perceber que pets (e seus donos) gastam muito nesse segmento.

Assim, ao pensar em ter e cuidar de um pet, busque informações balizadas sobre o seu animalzinho (características da raça, como consumo necessário, problemas mais comuns de saúde etc.) e sobre os reais custos desse cuidado. Dessa forma, ao tomar a decisão definitiva de trazê-lo para casa, você poderá se concentrar nas brincadeiras do seu pet e não vê-lo unicamente como fonte de problemas financeiros.