Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

17/06/2019

Poupar em Úpoca de crise Ú relativamente complicado, mas fundamental

Períodos de crise econômica, como o que estamos enfrentando nos últimos anos, tornam mais complexa a ideia de poupar a longo prazo. Afinal, se hoje ficamos apreensivos com as contas a pagar e outros gastos com compromissos breves, pra que temos que nos preocupar, ainda, com o que pode nos acontecer daqui há 10, 20 ou 30 anos? O futuro é tão incerto...

Pode parecer contraditório, mas é justamente essa incerteza que deve nos motivar a nos preocuparmos sim em investir, de alguma forma, para o que está por vir. Até por que ninguém pensa na própria morte. Todos queremos viver, e muito – o que tem forte influência na economia a nível mundial.

A expectativa de vida em todo o mundo tem aumentado. De acordo com um relatório publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a América Latina está envelhecendo mais rápido que os outros continentes. O estudo conclui que, para o ano de 2050, uma de cada cinco pessoas terá mais de 65 anos – o que significa mais pessoas aposentadas e vivendo por mais tempo.

Contextualizando para o Brasil, sabemos que depender apenas do INSS na aposentadoria é um risco que tende a se agravar a cada ano. Imagine então como será viver num cenário, no futuro, onde mais e mais cidadãos farão parte do sistema da Previdência Social... É preciso ligar o botão “alerta” desde já!

Uma das melhores maneiras de poupar a longo prazo é investir em previdência complementar. E o Plano Família do SEBRAE PREVIDÊNCIA conta com uma série de vantagens para que você se organize e planeje o seu futuro com tranquilidade!

Totalmente flexível, nele você escolhe o valor mínimo de contribuição e a idade para solicitar o benefício de aposentadoria programada, podendo alterá-los a qualquer momento, bem como tem a possibilidade de fazer contribuições esporádicas para aumentar ainda mais o valor da renda – fatores que viabilizam a oportunidade de construir uma reserva financeira com equilíbrio, em paralelo com a administração das despesas do dia a dia.

Clique aqui, conheça mais sobre o Plano Família e reflita sobre a importância da adesão, caso você tenha algum parentesco ou vínculo afetivo com empregados do Sistema Sebrae.