Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

15/07/2019

Momento adverso? Contas negativas? O segredo é não se desesperar

“Desesperar jamais / Aprendemos muito nestes anos. / Afinal de contas, não tem cabimento / entregar o jogo no primeiro tempo...”. A música famosa de Ivan Lins usa o futebol e outras metáforas para lembrar que desespero nunca é solução para qualquer situação. Na vida e nas finanças pessoais, a mesma regra: cabeça fria e raciocínio sem emoção são os fatores que permitem as melhores decisões.

Momentos adversos acontecem. A perda do emprego, um gasto grande e inesperado... Colocar as contas em ordem para dar a volta por cima exige calma para identificar as reais causas do problema, planejamento com foco na solução, ação rápida para que o problema não aumente e perseverança na sua execução.

Se você está numa situação dessas e se encontra emocionalmente afetado, sem condições de se distanciar do problema para uma visão mais clara e tranquila, talvez seja o caso de procurar um amigo que esteja fora do turbilhão em que você se encontra e que possa ajudar, apresentando de forma mais equilibrada as possíveis soluções para o seu problema. Mas desesperar, jamais!

Depois, procure reduzir o consumo desnecessário e, então, negociar as dívidas com os credores. Muitas vezes, com um simples bate-papo com seu gerente no banco ou com a operadora de cartão de crédito, é possível trocar juros caros por outros menores e conseguir opções de parcelamento que cabem no seu bolso e ajudam a quitar os débitos.