Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

28/08/2019

Você investe seu dinheiro mas não sabe o que são Selic, IPCA e CDI?

Opa, tem alguma coisa errada aí. Estes são termos básicos e muito importantes para quem deseja entender um pouco mais de investimentos ou mesmo sobre a rentabilidade de seu plano de benefícios.

A taxa Selic é a taxa básica de juros determinada pelo governo (COPOM). Assim, ela serve de referência para as demais taxas, como aquelas cobradas nos empréstimos e as que remuneram seus investimentos, por exemplo.

IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, índice oficial da inflação no Brasil e criado para medir, mês a mês, o custo de vida de famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos. Com base no IPCA, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) verificam se o governo tem cumprido as metas de inflação estipuladas e, dependendo da situação, formulam e implementam medidas de governança econômica e política monetária (como aumento ou redução da taxa Selic). Cabe lembrar que diversos investimentos de renda fixa e alguns títulos do Tesouro Direto têm sua rentabilidade atrelada ao IPCA, remunerando pela variação do IPCA somada uma taxa prefixada.

CDI – Certificado de Depósito Interbancário não é um tipo de investimento, mas sim a taxa de juros considerada pelas próprias instituições financeiras em transações de crédito entre elas. Por isso mesmo, o CDI serve também de parâmetro para a maioria dos investimentos. Você verá, comumente, referências do tipo “tanto por cento do CDI”. Se for, por exemplo, 130% do CDI, isso significa que se está ganhando a variação do CDI no mês mais 30% dela