Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

11/11/2019

Black Friday sem medo: como aproveitar o melhor das promoções?

Febre no comércio brasileiro, a Black Friday 2019 vai acontecer no dia 29 de novembro. Repleta de promoções em diversos produtos e serviços, a data atrai consumidores com ofertas incríveis, mas esconde muitas armadilhas! Por isso, é importante ter atenção a algumas dicas para aproveitar o melhor das promoções sem perder dinheiro.

Lembre-se, não tome decisão por impulso ou apenas porque o preço está atrativo, avalie se de fato você precisa e, sobretudo, se está dentro do seu orçamento.

Monitore os preços com antecedência

Faça uma “lista de desejos” e monitore os preços com antecedência. Alguns sites ajudem nessa pesquisa, como o JáCotei e o Buscapé. Isso por que muitos lojistas tendem a aumentar os valores de produtos e serviços para reduzi-los drasticamente na data da promoção, dando a falsa sensação de descontos imperdíveis.

Tem dívidas? Vá com calma...

Se você está endividado(a), não caia na tentação de gastar mais enquanto o seu cadastro estiver negativo ou suas contas atrasadas. É importante não comprometer o seu orçamento e priorizar a quitação dos débitos antes de pensar em consumir.

Verifique se o site é confiável

Confira se o site da loja possui um cadeado e um “https” no canto esquerdo do endereço na tela e pesquise reclamações e denúncias sobre a referida página no Reclame Aqui. Antes de qualquer compra, é fundamental verificar se o estabelecimento possui credibilidade na internet.

Fique de olho no frete

Se a ideia é adiantar as compras de Natal, tenha atenção para que o prazo do frete não seja de 30 dias ou mais. Já com relação ao preço, verifique se o frete não é muito caro – pois, no valor final da compra, o desconto aplicado ao produto pode não valer a pena.

Teve problemas? Reclame!

Encontrou ofertas enganosas? Foi lesado(a) de alguma forma? Entre em contato com o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de seu estado. Acesse aqui e confira a lista completa dos contatos do órgão.