Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

15/01/2019

Você avalia preço x valor do produto na hora de comprá-lo?

 

 

Esta é uma das grandes dicas para o consumo verdadeiramente consciente: avaliar o valor de um produto que se pretende adquirir, não apenas seu preço.

Pesquisar preços, buscando o local de venda que ofereça maior desconto e mais vantagens, é a ação mais óbvia no sentido de economizar o máximo. Mas antes, há uma outra análise que precisa ser feita, que parte do julgamento pessoal de quem compra: a comparação do custo do produto e do real benefício que ele gerará.

O simples "parar para pensar" sobre a real necessidade daquele produto e se ele trará benefícios que valem o seu custo já é um exercício que freia o consumo por impulso, resguarda o seu orçamento doméstico para compromissos futuros e reduz as chances de endividamento e inadimplência.

Assim, algumas perguntas quase mágicas que você deve fazer na hora de comprar algo são:

 

1) Preciso realmente do produto ou serviço?

2) Além do prazer imediato de comprá-lo, que outros benefícios ele gerará para mim?

3) Quantas vezes vou utilizá-lo ao longo de sua vida útil?

4) É possível revender o produto? Se for possível, qual a depreciação do produto (o preço de revenda e o preço de compra)?

5) Existem custos associados ao uso do produto? Por exemplo, no caso de um automóvel, as taxas, custos de manutenção, combustível etc..

6) Colocarei em risco a minha reserva financeira ao comprar esse produto?