O Planejar, programa de educação financeira e previdenciária do SEBRAE PREVIDÊNCIA, desenvolveu duas importantes ações nesta semana: a VII Oficina de Gestores do Plano SEBRAEPREV e o II Fórum de Economia. O público estava dividido entre os Conselheiros da Entidade, os gestores do Plano SEBRAEPREV e representantes de diversos fundos de pensão e empresas do segmento previdenciário e financeiro.

Relacionamento com o Participante foi o tema da oficina que teve início na manhã do dia 23. O objetivo foi contribuir com o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação e relacionamento com públicos estratégicos, em especial com os Participantes do Plano e com os empregados das Patrocinadoras, em geral, tendo em vista que são participantes potenciais.

A oficina trabalhou temas e conceitos como identidade, imagem e reputação; habilidades específicas de um multiplicador de informação; gestão de relacionamentos; motivação e engajamento.

O diretor-presidente ressaltou a importância do Relacionamento e destacou o comportamento dos participantes frente ao plano. “Temos mais de 6.800 participantes acompanhando o plano, buscando informações cada vez mais detalhadas e o SEBRAE PREVIDÊNCIA está atento a essas e outras demandas. Investir em ferramentas de atendimento é fundamental e isso será feito no próximo ano, melhorando o relacionamento e a comunicação”, ressaltou o diretor.

A programação da tarde ficou por conta do II Fórum SEBRAEPREV de Economia. O economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, apresentou os cenários econômicos do Brasil e do mundo. A proposta do Fórum é abrir as discussões relacionadas a investimentos e perspectivas econômicas, saindo do âmbito do Conselho para proporcionar aos gestores do Plano mais entendimento sobre as oscilações do mercado financeiro e como isso interfere na rentabilidade das cotas.

A segunda parte do Fórum foi um debate entre presidente do Conselho Deliberativo José Claudio dos Santos, os conselheiros José Paulo Cunha e Jorge Rincon e a diretoria do SEBRAE PREVIDÊNCIA a respeito dos pontos mais relevantes do 34º Congresso da Abrapp. Na ocasião, o diretor de Seguridade Nilton Cesar apresentou o resultado de uma pesquisa que demonstra que as melhores práticas de mercado estão sendo adotadas pela Entidade.

Na manhã do dia 24, a programação da VII Oficina retornou com o tema Relacionamento e aprofundou nas questões relativas ao papel do gestor do Plano e suas competências essenciais. Para que os gestores possam compreender e exercer ainda melhor o importante papel de representar o Plano junto aos Participantes, foi disponibilizado o novo formato do Guia do Gestor (documento com rotinas administrativas) e a Política de Relacionamento.