A correria do dia a dia muitas vezes não permite uma pausa para você ficar por dentro de informações importantes sobre o seu plano de previdência. Sabendo disso, as próximas edições do Informe SEBRAEPREV abordarão alguns temas. A edição de setembro traz as 5 opções oferecidas aos participantes quando esses se desligam do Sebrae e não sabem o que fazer em relação ao Plano SEBRAEPREV:

Requerer o Benefício:

Caso você já tenha cumprido com os requisitos de elegibilidade, você poderá solicitar o seu benefício de aposentadoria ou Normal ou Antecipada, que no caso são:

1. Normal:

  • Ter completado 60 anos de idade;
  • 10 anos de Tempo de Serviço Contínuo;
  • 3 anos de filiação ao Plano.

2. Antecipada:

Os mesmos requisitos da Aposentadoria Normal, podendo requerer a partir de 53 anos de idade.

Autopatrocínio:

É a opção de permanecer no Plano, realizando contribuições mensais. Com o Autopatrocínio, você continua efetuando as suas contribuições e assume as contribuições patronais. Você pode optar pelo débito em conta ou boleto bancário. No ato da opção pelo Autopatrocínio você pode mudar o seu percentual de contribuição. Essa opção permite a continuidade e a acumulação da sua reserva previdenciária, podendo requerer o benefício de aposentadoria quando atender aos requisitos de elegibilidade.

BPD:

Com o Benefício Proporcional Diferido, você continua como Participante do Plano SEBRAEPREV, mas sem a obrigação de efetuar contribuições mensais. Optando pelo BPD, você pode realizar contribuições voluntárias esporádicas. Você poderá requerer o benefício de aposentadoria quando atender aos requisitos de elegibilidade.

Resgate:

Nessa opção, você pode resgatar 100% das suas contribuições. Já as contribuições patronais podem ser resgatadas de acordo com o tempo de filiação ao Plano, ou seja, a cada ano completo você poderá resgatar 20% da parte da Patrocinadora. Lembre-se, só a partir de 5 anos de filiação ao Plano, vocêpoderá resgatar 100% das contribuições feitas pelo Sebrae. Fique atento, pois sobre o seu resgate incidirá Imposto de Renda de acordo com a opção de tributação escolhida na sua adesão.

Portabilidade:

 Existem duas formas de Portabilidade.

1. Portabilidade de Entrada: Se você tem um outro plano de previdência numa entidade aberta ou fechada, você pode trazer esses recursos para o Plano SEBRAEPREV.

2. Portabilidade de Saída: Essa opção permite a transferência de todas as contribuições ao Plano SEBRAEPREV para outro Plano de Previdência Complementar Fechado ou Aberto. Mas atenção, ao portar os seus recursos para outra entidade, você não poderá resgatar, apenas solicitar o benefício de aposentadoria conforme regulamento do plano receptor dos recursos.