Notas Quinzenais

O SEBRAE PREVIDÊNCIA quer estreitar cada vez mais o relacionamento com os seus Participantes. Por isso, quinzenalmente, envia uma nota sobre um assunto relacionado à Entidade e/ou ao Plano SEBRAEPREV. Aqui, você tem acesso a todas as notas.

SEBRAE PREVIDÊNCIA adere ao Workplace

spacer Notas Quinzenais

14/11/2017

A convite do SEBRAE Nacional – Gerente Paulo Volker – UTIC, a Diretoria Executiva do SEBRAE PREVIDÊNCIA, juntamente com a área de Comunicação, participou da apresentação  dos detalhes da Plataforma Workplace e sua importância às necessidades de comunicação do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Mas o que é o Workplace? Em tradução livre significa ambiente de trabalho, é uma versão corporativa da rede social Facebook. O objetivo é integrar todos os funcionários de uma Instituição.

A plataforma não é ligada ao Facebook, apesar de funcionar de maneira parecida: possui um mural, chat, transmissões ao vivo (Facebook Live), grupos, traduções automáticas e ligações de voz e vídeo por IP.

Integrada ao sistema tecnológico de cada empresa, a plataforma pode ser utilizada pelos sistemas operacionais iOS, Android ou por meio de um navegador.

A referida Plataforma vem ao encontro das necessidades de inovação e abrangência da comunicação com os Participantes e Patrocinadores, além da vantagem da familiaridade na utilização da referida Plataforma pelos empregados do Sistema SEBRAE. É mais uma oportunidade de integração entre os participantes e o SEBRAE PREVIDÊNCIA.

A entrada do SEBRAE PREVIDÊNCIA na rede acontecerá em breve.

 

Educação Financeira Infantil

spacer Notas Quinzenais

31/10/2017

Educação financeira infantil é um tema que conquista cada vez mais importância. Abordar a questão com as crianças é capacitá-las para entender o valor do dinheiro e fazer o melhor uso do recurso.

Educação financeira não se aprende de uma hora para outra. Por isso, quem deseja introduzir o tema com os filhos deve ter paciência, persistir e sempre que possível abordar conceitos relacionados ao assunto.

Pensando nisso, no mês onde foi comemorado o Dia das Crianças, por meio do Planejar – Programa de Educação Financeira e Previdenciária, o Sebrae Previdência elaborou o concurso cultural “Eu, minha família e o nosso futuro”, que contou com a participação de 102 colaboradores, representando 21 Patrocinadoras.

Para incentivar ainda mais a discussão sobre a importância desse tema, foram elaborados quatro vídeos explicativos sobre assuntos relacionados: Administração de recursos, Consumo, Preço e Poupança. Os vídeos podem ser assistidos na nossa Página do facebook, ou pelo nosso Canal no Youtube. Clique nos links abaixo e confira.

Administração de recursos

Consumo

Preço

Poupança

Acesse também pelo nosso Facebook.

Adriano Suzarte avalia cenários econômicos

spacer Notas Quinzenais

18/10/2017

De acordo com o diretor de Administração e Investimentos, Adriano Suzarte, o ambiente macroeconômico e financeiro global é bastante favorável, decorrente da recuperação da atividade econômica das principais economias e dos países emergentes, beneficiada por uma combinação positiva de inflação sob controle e de estímulos monetários, sobretudo na Zona do Euro e nos Estados Unidos, que ainda devem manter um importante fluxo financeiro internacional de capitais. A despeito dos potenciais conflitos geopolíticos, Adriano afirma que não há identificação de riscos relevantes.

Sobre a economia brasileira, o diretor avalia que o cenário é de retomada do crescimento econômico, com inflação controlada e abaixo da meta do Banco Central e trajetória de queda na taxa de juros. Os indicadores de confiança da atividade econômica estão em trajetória de melhora, mas ainda impõem alguma cautela. O mercado de trabalho tem reagido favoravelmente e o de crédito tem apresentado uma leve melhora. O setor externo (balança comercial) projeta um superávit recorde para o ano de 2017 o que leva a uma maior estabilidade da taxa de câmbio. Os riscos associados a esse cenário estão pautados no âmbito fiscal e nas eleições de 2018 que devem trazer volatilidade para o mercado financeiro e de capitais brasileiro.

Se você tem alguma dúvida sobre investimentos, encaminhe aos cuidados da área de Comunicação (comunicacao@sebraeprev.com.br). A proposta é manter os participantes mais informados sobre o cenário econômico e os investimentos do SEBRAE PREVIDÊNCIA, para isso, o diretor Adriano participará de um vídeo que terá como objetivo responder às dúvidas mais recorrentes dos participantes e assistidos do Plano SEBRAEPREV.


Compliance, Riscos e Controles Internos

spacer Notas Quinzenais

05/09/2017

Permanecer aderente às leis e regulamentos pertinentes às atividades das entidades fechadas de previdência complementar é um compromisso do SEBRAE PREVIDÊNCIA. Os meses de julho e agosto foram marcados pela tripla avaliação simultânea da Instituição em Compliance (DELOITTE), Controles Internos (KPMG) e Riscos (PFM). Os três importantes relatórios, que atestam esse compromisso, foram apresentados aos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Um desses é referente à 8ª Avaliação de Riscos e Controles Internos. Segundo o relatório da PFM , o SEBRAE PREVIDÊNCIA demonstra boa aderência às práticas de controle.  A 2ª Avaliação de Compliance  apresentou um relatório com recomendações apenas de aperfeiçoamento de rotinas e processos. Já a KPMG, concluiu que não há deficiência ou ineficiência de controle.


Você vai viver mais, mas está se preparando para essa realidade?

spacer Notas Quinzenais

25/07/2017

O Brasil já está entre os 12 países que envelhecem mais rápido e está envelhecendo 2 vezes mais rápido que a média mundial, segundo a OCDE e a revista Foreing Policy. Isto é uma boa notícia, pois estaremos vivendo mais e, ao mesmo tempo, uma má notícia por se transformar em um problema para  a previdência social, pelas dificuldades de garantir as aposentadorias no futuro. A média de vida dos brasileiros já passa dos 75 anos e a taxa de filhos por família está abaixo de dois, fazendo com que em meados da próxima década nos tornemos o sexto país com mais idosos no mundo.

Esses dados nos levam a uma profunda reflexão sobre a forma como estamos nos preparando para essa realidade e, associado às incertezas quanto ao futuro da previdência social, essa preocupação passa a ser redobrada. No caso dos colaboradores do Sistema SEBRAE, o Benefício oferecido da Previdência Complementar, por meio do Plano SEBRAEPREV, se apresenta como parte de uma grande solução para esse problema futuro. Para isso, é importante que você esteja usufruindo desse benefício em toda sua plenitude, ou seja, contribuindo pelo percentual máximo (7%) para garantir o máximo de contrapartida do SEBRAE. Além disso, você deve  acompanhar o seu Plano, fazendo as simulações de benefícios no Portal www.sebraeprevidencia.com.br para saber se o valor do benefício projetado de fato é o que você almeja. Caso não atenda às suas expectativas, você ainda pode fazer a Contribuição Voluntária Mensal, que varia de 1% a 30% do seu salário de contribuição, é descontada em folha, no entanto, não tem a contrapartida. Mas, lembre-se, a responsabilidade do seu futuro é sua, o SEBRAE já contribui com uma parte significativa.

Portanto, o seu futuro começa agora, aproveite o momento que você pode poupar para usufruir um benefício que venha atender as suas expectativas.

Lembre-se, temos até o dia 31 deste mês de julho para aumentar o percentual de contribuição, fazer a sua Contribuição Voluntária Mensal e alterar o seu perfil de investimentos.

Procure a Área de Relacionamento do SEBRAE PREVIDÊNCIA ou o Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua unidade.


A sua contribuição é eficiente?

spacer Notas Quinzenais

27/06/2017

A partir do momento que o participante tem consciência da importância de acompanhar de perto a evolução do seu plano, fica mais fácil a realização de contribuições cada vez mais eficientes.

É preciso enxergar a aposentaria como se fosse um empreendimento, um plano de negócios. Prepare-se para sua aposentadoria, a experiência ensina que aqueles que se prepararam desde cedo alcançaram os melhores resultados. Tudo é uma questão de planejamento e obstinação.

Aproveite a campanha de alteração de perfil de investimentos e percentual de contribuição e faça uma análise sobre a sua situação frente ao Plano SEBRAEPREV.

O Simulador de Benefício, por exemplo, apresenta uma estimativa do valor de benefício para o momento da aposentadoria.  Caso esse valor não esteja adequado às suas expectativas, aumente o seu percentual de contribuição. Se você já contribui com o máximo, faça a sua adesão às contribuições voluntárias mensais. Lembre-se, também, que o Plano SEBRAEPREV permite contribuições esporádicas.

Dúvidas sobre a campanha que termina no dia 31 de julho? Procure o Gestor do Plano SEBRAEPREV na sua unidade ou entre em contato com a Área de Relacionamento do SEBRAE PREVIDÊNCIA (relacionamento@sebraeprev.com.br).


SEBRAE PREVIDÊNCIA lança Manual de Compliance

spacer Notas Quinzenais

04/04/2017

O SEBRAE PREVIDÊNCIA permanece comprometido com o alto nível de ética e de aderência às leis e regulamentos pertinentes às atividades das entidades fechadas de previdência complementar. Nesse sentido, na última reunião do Conselho Deliberativo, foi lançado o Manual do Programa de Compliance do SEBRAE PREVIDÊNCIA, elaborado pela empresa Deloite Touche Tohmatsu, sendo um dos pioneiros na utilização dessa prática no mercado de previdência complementar.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. As entidades precisam mostrar, e comprovar, para o mercado que estão adotando as boas práticas. Para isso, as organizações precisam estar em compliance.

O programa de compliance é uma importante ferramenta que visa avaliar e mitigar os riscos de não conformidade e fraudes, aperfeiçoando as operações e protegendo a reputação da organização em um cenário de crescente demanda em garantir consonância com seus princípios e valores.

É o SEBRAE PREVIDÊNCIA fortalecendo cada vez mais a sua Governança!


Você tem conta inativa do FGTS? Que tal investir no seu futuro?

spacer Notas Quinzenais

21/03/2017

Até o dia 31 de julho, cerca de 31 milhões de brasileiros poderão sacar valores de contas inativas do FGTS. Especialistas aconselham a quitar dívidas e evitar novos endividamentos. Em dezembro, os juros do cheque especial chegaram a 12,58% ao mês, em média. Já os do rotativo do cartão de crédito ficaram em 15,33%. Os dados são de um estudo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Se você faz parte do grupo que possui contas inativas e está longe das dívidas, aproveite para investir no seu futuro. Aumente a sua poupança previdenciária realizando uma contribuição voluntária ao Plano SEBRAEPREV.

Além de aumentar o seu saldo total de contas, o seu aporte pode contribuir para aliviar a mordida do leão, na declaração de imposto de renda do próximo ano.  O valor das suas contribuições, somado a outras contribuições à previdência privada, pode ser deduzido da base do IR até o limite de 12% de sua renda bruta anual.

Aproveite para investir em você e na sua Família. O SEBRAE PREVIDÊNCIA possui compromissos de longo prazo, o que permite adequar os seus investimentos a esse horizonte.

Então, quer investir no seu futuro? Faça uma contribuição voluntária ao plano SEBRAEPREV, acesse a área restrita para gerar o boleto, menu Boleto Bancário.

Dúvidas? Entre em contato com o nosso Canal de Relacionamento: relacionamento@sebraeprev.com.br / (61) 3327-1669.


Imposto de Renda 2017 – Contribuições ao plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

07/03/2017

Você sabe quais são os documentos emitidos pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA para declarar o seu imposto de renda? Se você fez alguma contribuição ao Plano SEBRAEPREV por meio de boleto bancário ou débito em conta, ou possui empréstimo ativo no ano calendário 2016, o seu demonstrativo de contribuições está disponível na área restrita do portal, no menu “Demonstrativo de IR”. Mas atenção, desabilite o bloqueio de pop-ups no seu navegador.

O mesmo acontece caso você seja um Participante assistido, ou seja, aquele que é aposentado pelo Plano SEBRAEPREV: o informe de rendimentos também está disponível na área restrita do portal.

As informações das contribuições ao Plano SEBRAEPREV, recolhidas via folha de pagamento, estão disponíveis no informe de rendimentos emitido pela sua Patrocinadora, ou seja, pelo Sebrae. Nesse caso, procure a sua Unidade de Gestão de Pessoas.

Preparamos um passo a passo sobre como registrar as contribuições realizadas ao SEBRAE PREVIDÊNCIA na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. Clique aqui e acesse.

IRPF 2017
CNPJ: 06.184.184/0001-73
Razão Social: SEBRAE PREVIDÊNCIA – Instituto SEBRAE de SEGURIDADE Social.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso Canal de Relacionamento: relacionamento@sebraeprev.com.br / (61) 3327-1669.


Uma aposentadoria tranquila no futuro 

spacer Notas Quinzenais

24/01/2016

Hoje, dia 24 de janeiro, é comemorado o Dia do Aposentado. Você sabia que o Plano SEBRAEPREV paga o benefício de aposentadoria a 151 assistidos? De acordo com o último relatório gerencial, a folha de pagamento líquida é de R$ 711 mil, o maior benefício é o de R$ 14 mil, o menor R$ 600, sendo que R$ 5 mil é o valor médio. Mas como é possível ter uma aposentaria tranquila?

O especialista Lauro Vieira de Faria dá dicas para organizar as finanças e complementar a renda da aposentadoria. Quais os principais impactos que a Reforma da Previdência pode trazer para o trabalhador, o que é preciso fazer desde cedo para envelhecer tranquilo, como se organizar financeiramente e como a previdência complementar pode ajudar são algumas das questões respondidas pelo especialista da Escola Nacional de Seguros e coordenador do portal Tudo Sobre Seguros.

Acesse a área de notícias e fique por dentro das dicas para organizar as suas finanças e o seu futuro.


Simulador de Benefício Fiscal: veja como pagar menos imposto 

spacer Notas Quinzenais

08/11/2016

Você sabia que fazendo uma contribuição esporádica é possível diminuir a mordida do leão e pagar menos imposto de renda?

O valor das suas contribuições ao Plano SEBRAEPREV pode ser deduzido da base do IR até o limite de 12% de sua renda bruta anual. Vale lembrar que essa é uma vantagem para quem faz a declaração completa de imposto de renda.

Caso a soma das contribuições seja menor do que os 12% permitidos, você poderá realizar o pagamento de uma contribuição esporádica. O cálculo é simples, basta somar a sua renda tributável no exercício de 2016 e calcular o percentual de 12% sobre ela. Depois, some as contribuições feitas ao Plano, neste exercício, e compare.

O Simulador de Benefício Fiscal está disponível para a realização desse cálculo. Para acessá-lo agora, clique aqui.

Para gerar o boleto, faça o seu login na área restrita do portal e clique no menu Boleto Bancário.

Aproveite para aumentar a sua poupança previdenciária e pagar menos imposto em 2017.

contrib esporad Notas Quinzenais


SEBRAE PREVIDÊNCIA realiza pesquisa de satisfação 

spacer Notas Quinzenais

25/10/2016

O SEBRAE PREVIDÊNCIA vai realizar a sua 3ª pesquisa de satisfação junto aos participantes e assistidos do Plano SEBRAEPREV. Em novembro, você poderá receber um e-mail ou telefonema da empresa Gestner – Gestão e Consultoria, já que a pesquisa será feita por amostragem.  Os colaboradores do SEBRAE que ainda não são participantes, também, farão parte dessa edição.

A pesquisa é uma ótima oportunidade para conhecermos as informações que ajudarão a planejar as melhorias nos serviços prestados pelo Instituto.

De forma prática e rápida você poderá dar a sua opinião sobre a gestão do Instituto, os benefícios, o programa Planejar, sobre o atendimento aos participantes e a respeito dos veículos de comunicação.

Caso você seja sorteado, reserve alguns minutos do seu tempo para responder à pesquisa, a sua opinião é muito importante para o SEBRAE PREVIDÊNCIA e para você, Participante!


Conselho Deliberativo aprova redução de taxa 

spacer Notas Quinzenais

11/10/2016

O Conselho Deliberativo aprovou a redução da Taxa de Carregamento de 1,8% para 1,5%. A taxa incide mensalmente sobre as contribuições Básicas para cobrir as despesas administrativas. A nova taxa entrará em vigor em janeiro 2017 e passará a ser  61% inferior à média da Previdência Fechada e 40% inferior às Entidades de Previdência Aberta. Esta medida foi possível graças à redução das despesas administrativas que contou, também, com a renegociação de contratos junto a todos os fornecedores.

O orçamento aprovado para o próximo ano levou em consideração ampla avaliação sobre as despesas administrativas, a busca pela melhor rentabilidade dos investimentos e a segurança que possibilita maior tranquilidade aos Participantes. Além disso, o Conselho Deliberativo aprovou a continuidade das ações do Planejar, o programa de educação financeira e previdenciária do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, Evandro Nascimento, o atual momento econômico requer um esforço redobrado no aprofundamento das questões relacionadas à Política de Investimentos. Nesse sentido, o CD aprovou a redução do objetivo de alocação do Segmento Investimentos no Exterior para 3%, mantendo os atuais limites.

O Conselho aprovou, também, o conjunto de hipóteses a ser utilizado na Avaliação Atuarial de 2016 e definição de Plano de Custeio de 2017. A avaliação atuarial é o estudo para mensuração das obrigações atuariais de longo prazo de uma entidade de previdência, seguradora ou operadora de plano de saúde.


Como o SEBRAE PREVIDÊNCIA é fiscalizado e monitorado?

spacer Notas Quinzenais

27/09/2016

A administração do SEBRAE PREVIDÊNCIA é norteada pela consciência do dever fiduciário, dos princípios éticos e de integridade, lealdade, prudência e transparência, bem como pelo desejo de contribuir para a perenidade da Instituição, onde as decisões são orientadas no exclusivo interesse do Plano SEBRAEPREV, e consequentemente, dos participantes, assistidos e patrocinadores.

O SEBRAE PREVIDÊNCIA é fiscalizado e monitorado de dez formas: PREVIC Superintendência Nacional de Previdência Complementar; Conselho Deliberativo; Conselho Fiscal; Auditoria Independente; Gestão Riscos e Controles Internos; Monitoramento dos Investimentos; Compliance; Participante; e Ouvidoria.


Como está o meu fundo de pensão?

spacer Notas Quinzenais

06/09/2016

Você está ouvindo o noticiário e se perguntando: Como está o meu fundo de pensão?

Para que um fundo de pensão adquira a CONFIANÇA dos seus participantes e patrocinadores se faz necessário ter como prática em todas as suas ações a TRANSPARÊNCIA.

Essa TRANSPARÊNCIA deve se dar tanto na sua governança como, sobretudo, na aplicação dos seus investimentos, patrimônio dos seus participantes para um futuro mais tranquilo seu e de sua família.

De acordo com empresas de pesquisas, o melhor sinônimo que os participantes podem associar ao seu fundo de pensão é CONFIANÇA. As últimas pesquisas de satisfação apontam SEGURANÇA como o maior sentimento positivo em relação ao Plano SEBRAEPREV.

Como estão sendo aplicados os recursos do Plano SEBRAEPREV?

Fundos exclusivos que adquirem títulos privados e, principalmente, públicos de acordo com critérios definidos na legislação e na nossa Política de Investimentos, aprovada pelo Conselho Deliberativo. Esses fundos têm como gestores os Bancos do Brasil, Itaú e Bradesco e são monitorados por empresa de consultoria independente especializada quanto ao enquadramento das aplicações, pela Diretoria Executiva, pelo Conselho Fiscal e pelo Conselho Deliberativo por meio da Comissão de Investimentos. Os demais investimentos estão alocados na Carteira de Empréstimos aos Participantes e Investimentos no Exterior, os quais são monitorados da mesma forma que os fundos exclusivos.

Não deixe de visitar o Portal do SEBRAE PREVIDÊNCIA, conhecer os instrumentos de governança, a sua situação no Plano SEBRAEPREV e o acompanhamento semanal dos investimentos.


VRP é reajustado: o que muda na sua contribuição?

spacer Notas Quinzenais

16/08/2016

Você sabe o que é Valor de Referência Previdenciário? O VRP é uma referência adotada pelo Plano SEBRAEPREV para determinar os valores mínimos de contribuição.

Após informação sobre o reajuste salarial concedido pelo Sebrae Nacional, o VRP será corrigido em 8%. Isso significa que 1 VRP corresponderá ao valor de R$ 277,97.

Com a atualização do VRP, as  contribuições básicas sofrerão alterações, a partir de agosto.

Aos Participantes Autopatrocinados, aplica-se a mesma regra para cálculo do novo valor de suas contribuições ao Plano SEBRAEPREV.


Termos de Alteração do Percentual de Contribuição e do Perfil de Investimento:  prazo de recebimento dos termos

spacer Notas Quinzenais

02/08/2016

O prazo para alterar o percentual de contribuição e o perfil de investimentos acabou. A campanha movimentou todas as Patrocinadoras, envolvendo os Gestores do Plano SEBRAEPREV que não mediram esforços para tirar as principais dúvidas dos participantes.

Mas é preciso ficar atento a outro prazo: o último dia para os termos físicos serem protocolados no SEBRAE PREVIDÊNCIA é 15 de agosto.

Envio do Termo de Percentual de Contribuição 

O Participante Ativo deve entregar 1 (uma) via assinada ao Gestor do plano SEBRAEPREV, cujo envio ao SEBRAE PREVIDÊNCIA é de responsabilidade da Patrocinadora.

O Participante Autopatrocinado precisa encaminhar 1 (uma) via assinada ao SEBRAE PREVIDÊNCIA para validação das informações.

Envio do Termo de Perfil de Investimentos

No caso de Ativos, o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora.

No caso de Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD), é necessário o reconhecimento da firma da assinatura em cartório.


Período de alteração de perfil de investimento e de percentual de contribuição termina no dia 31 de julho

spacer Notas Quinzenais

05/07/2016

Com os Perfis de Investimentos, o SEBRAE PREVIDÊNCIA possibilitou mais flexibilidade e autonomia para que todo Participante construa a sua reserva para aposentadoria de forma compatível com as suas particularidades e tolerância ao risco. Por isso, avalie o valor da sua contribuição mensal e o seu perfil. Acesse a área restrita do portal e faça essa avaliação.  Além de alterar o percentual de Contribuição Básica, os Participantes podem aderir à Contribuição Voluntária Mensal. Contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria!


Área restrita do portal tem mais uma funcionalidade

spacer Notas Quinzenais

21/06/2016

O Simulador de Opções do Plano SEBRAEPREV, a ser utilizado quando do desligamento da Patrocinadora, é mais uma funcionalidade disponível aos participantes. Esse Simulador apresenta o Extrato Previdenciário com as informações necessárias para a tomada de decisão pelo participante para fazer as opções previstas no Plano, como Autopatrocínio (continuar contribuindo com o Plano);  Benefício Proporcional Diferido – BPD (manter a reserva de poupança rentabilizando, sem contribuições adicionais obrigatórias); Portabilidade (transferir a reserva de poupança para outra entidade de previdência); e Resgate (sacar a reserva de poupança).

O Simulador de Opções de Desligamento também está disponível aos participantes que já saíram do Sebrae e permaneceram no Plano SEBRAEPREV. É o caso daqueles que já são Autopatrocinados ou estão em BPD e podem simular as opções pelo Resgate ou Portabilidade.

Acesse a área restrita e fique por dentro da sua poupança previdenciária.


Junho e julho: meses para você avaliar a sua poupança previdenciária

spacer Notas Quinzenais

07/06/2016

Os Participantes Ativos, Autopatrocinados, em Benefício Proporcional Diferido (BPD) e Assistidos podem promover ajustes na sua participação no Plano SEBRAEPREV. Os meses de junho e julho são uma ótima oportunidade para você avaliar a sua poupança na previdência privada. É um período em que você tem a possibilidade de alterar o seu percentual de contribuição, decidir por fazer a contribuição voluntária mensal e alterar o perfil de investimentos. Os Assistidos, que recebem renda mensal sob a forma de um percentual aplicado sobre a reserva previdenciária, ainda podem alterar o percentual de recebimento de benefício, optando por um percentual entre meio por cento (0,5%) e dois por cento (2%).

Além das alterações previstas no Regulamento do Plano SEBRAEPREV, é possível realizar contribuições voluntárias esporádicas. Acesse o portal para mais informações: www.sebraeprevidencia.com.br. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Gerência de Relacionamento: atendimento@sebraeprev.com.br e (61) 3327-1669.


Aumento da contribuição: confira a importância no benefício futuro

spacer Notas Quinzenais

24/05/2016

As vantagens são o aumento do valor da aposentadoria, contribuição maior do Patrocinador (Unidade SEBRAE/UF) e dedução das contribuições no imposto de renda.

O Participante tem três grandes vantagens ao aumentar a contribuição do Plano SEBRAEPREV. A primeira é o crescimento do valor da aposentadoria. A outra é a dedução da contribuição no imposto de renda, até o limite de 12% dos rendimentos brutos recebidos no ano.

Como as Unidades SEBRAE/UF participam na formação do seu saldo de aposentadoria, isto eleva automaticamente o percentual até o limite máximo de 7%. Essa é a terceira vantagem. Ao optar pelo percentual mínimo, o Participante deixa de receber uma maior contribuição do Patrocinador.

Confira nas simulações a importância da escolha do percentual de contribuição no valor do benefício futuro.

Aproveite a campanha de alteração do percentual de contribuição do Plano SEBRAEPREV, que ocorrerá no período de 01 de junho a 31 de julho. Altere seu percentual direto no Portal do SEBRAE PREVIDÊNCIA. Use login e senha para acessar o formulário de Alteração de Percentual. Nesse mesmo período, também, é possível alterar os perfis de investimentos.

imagem1 Notas Quinzenais

Neste exemplo, a Contribuição Básica do Participante e a contrapartida patronal corresponde ao valor mínimo, desta forma, para tornar a contribuição mais eficiente na formação da poupança previdenciária, é recomendável a realização de Contribuição Voluntária, cujo percentual varia de 1% a 30% do Salário de Contribuição. Observe que ao contribuir com um pouco mais há uma sensível diferença no momento da aposentadoria. Apesar de não ter contrapartida da Patrocinadora, as Contribuições Voluntárias são isentas da Taxa de Carregamento que atualmente é de 1,8%.

imagem11 Notas Quinzenais

(*) Os exemplos consideram a rentabilidade de 10,73% ao ano. Este percentual corresponde à taxa média anual de rentabilidade líquida auferida pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA deste a sua implantação em dezembro de 2004. Cabe esclarecer que o Plano SEBRAEPREV não oferece garantia de rentabilidade e que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

(**) No cálculo do benefício considerou-se a utilização do percentual de 1% sobre a reserva de aposentadoria projetada. 


Instrução Normativa RFB nº 1571

spacer Notas Quinzenais

11/05/2016

Prezado (a) Participante,

Em cumprimento à Instrução Normativa RFB nº 1571, de 02 de julho de 2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações financeiras de interesse da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), o SEBRAE PREVIDÊNCIA deverá prestar informações a respeito das movimentações financeiras de seus participantes, saldos de reservas passíveis de resgate e informações relativas ao FATCA – Foreign Account Tax Compliance – Lei de Conformidade Fiscal de Contas Estrangeiras.

Sendo assim, será necessária a identificação, dentre os participantes do Plano SEBRAEPREV, dos Cidadãos Americanos (US Person) que, em geral são indivíduos com nacionalidade norte-americana, nascidos nos EUA e com pais norte-americanos; pessoas com visto de permanência nos EUA; indivíduos que tenham permanecido nos Estados Unidos por pelo menos 31 dias durante o ano corrente, independentemente de serem residentes fiscais ou de terem também nacionalidade em outro país.

Essa identificação será feita por meio de um questionário eletrônico a ser enviado pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA, nos próximos dias. Mas atenção, o preenchimento e devolução ao SEBRAE PREVIDÊNCIA somente serão necessários caso alguma das questões tenha como resposta a opção SIM. Se, ao ler o questionário, você constatar que todas as opções são NÃO, não será necessário devolver o documento eletrônico ao Instituto.


Você acompanha o desempenho do Plano SEBRAEPREV?

spacer Notas Quinzenais

29/03/2016

Transparência é uma das diretrizes do SEBRAE PREVIDÊNCIA, em especial na administração dos investimentos dos nossos mais de 8 mil Participantes. No portal sebraeprevidencia.com.br você encontra informações importantes do seu Plano, tais como: rentabilidade dos perfis conservador, moderado e arrojado, evolução patrimonial e de participantes, benefícios concedidos, e muito mais.

O Relatório Gerencial, o Informe SEBRAEPREV e o Relatório Anual de Informações (o próximo RAI será divulgado em abril) são materiais para você conhecer melhor os resultados e evolução do Plano SEBRAEPREV. Eles estão disponíveis no menu Publicações

Já no menu Plano SEBRAEPREV, você fica sabendo sobre as taxas atualmente praticadas e a rentabilidade acumulada e comparada ao IBOVESPA, poupança e inflação, fica por dentro do custo por Participante e das características básicas do Plano.

Não deixe de acompanhar a evolução do SEBRAE PREVIDÊNCIA mas, sobretudo, da sua posição no Plano SEBRAEPREV, acessando a Área Restrita, onde você tem o detalhamento de todas as contribuições aportadas na sua conta previdenciária, além de simuladores de benefícios e detalhamento dos empréstimos, caso possua.

Então, visite o nosso portal. O que você procura nele? Queremos a sua contribuição para tornar o portal SEBRAE PREVIDÊNCIA cada vez melhor e com as informações que você procura.

Acesse: www.sebraeprevidencia.com.br


Demonstrativos de Imposto de Renda

spacer Notas Quinzenais

15/03/2016

Nota 01 Notas Quinzenais


Demonstrativos de Imposto de Renda

spacer Notas Quinzenais

01/03/2016

A versão eletrônica dos demonstrativos de IR está disponível na área restrita do portal SEBRAE PREVIDÊNCIA, tanto os demonstrativos de contribuições, como aqueles referentes a empréstimos. No caso de participantes Assistidos, o Informe de Rendimentos também está disponível. A versão impressa já foi encaminhada via Correios.

Mas lembre-se, os demonstrativos referentes às contribuições descontadas em folha de pagamento são disponibilizados pela sua Patrocinadora (Sebrae). Aqueles emitidos pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA são referentes aos aportes adicionais (Contribuições Voluntárias) feitos diretamente ao Plano SEBRAEPREV, via boleto bancário.

A versão eletrônica torna mais ágil e fácil o acesso a informações. Além disso, é uma forma de reduzir os impactos ao meio ambiente. A partir do próximo ano o SEBRAE PREVIDÊNCIA somente enviará a versão impressa quando for solicitada pelo Participante.

Em caso de dúvidas, o Instituto dispõe de canais de atendimento para ajudar:

  • Fale Conosco, no menu Relacionamento com o Participante do portal www.sebraeprevidencia.com.br
  • Contato telefônico: (61) 3327-1669

Para informações e orientações sobre o preenchimento e envio de sua declaração de Imposto de Renda clique aqui e acesse a página da Receita Federal do Brasil.


Acompanhe o Plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

16/02/2016

O cenário macroeconômico atual continua desafiador para os fundos de pensão, que investem em estratégias de longo prazo e ao mesmo tempo precisam conduzir as expectativas no curto prazo dos participantes. O trabalho realizado pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA tem o objetivo de aproveitar sempre as melhores oportunidades do mercado.

É importante ressaltar que o Instituto tem como gestores as três maiores instituições financeiras do Brasil (Banco do Brasil, Bradesco e Itaú). Além desses gestores, conta com uma Consultoria especializada que monitora o risco dos investimentos. São levadas em consideração a rentabilidade, a segurança e a liquidez do investimento.

Mesmo em um período de incertezas, como foi o ano de 2015, nosso volume de investimentos em carteira atingiu R$ 571 milhões. A gestão eficaz dos investimentos, no acumulado de janeiro a dezembro de 2015, resultou em rentabilidade líquida para os Perfis Conservador (11,92%) e Moderado (11,31%), e mesmo o perfil Arrojado, mais sujeito às oscilações do mercado financeiro, obteve 7,89%.

Não deixe de acompanhar os números do seu plano de previdência. Todos os meses disponibilizamos no Portal o Relatório Gerencial. Nele, é possível observar a evolução da carteira de investimentos, a rentabilidade das cotas por perfil, os benefícios concedidos e a evolução do número de participantes. Acesse o portal do SEBRAE PREVIDÊNCIA e fique por dentro do Plano SEBRAEPREV.


Seus investimentos

spacer Notas Quinzenais

26/01/2016

O SEBRAE PREVIDÊNCIA é um Fundo de Pensão que administra a poupança privada dos seus Participantes, com a finalidade previdenciária, por meio do Plano SEBRAEPREV, o qual é constituído na forma de capitalização. Os aportes para o Plano SEBRAEPREV, seja do Participante ou do SEBRAE, são aplicados no mercado financeiro e comporão, de alguma forma, o valor do benefício que você usufruirá na aposentadoria. Lembre-se, nas contribuições básicas você já começa ganhando 100% da sua aplicação, considerando o aporte do SEBRAE como contrapartida da sua contribuição. É uma grande vantagem!

Além disso, você tem agregado a tudo isso a rentabilidade dos investimentos da sua poupança previdenciária. Só para você ter uma ideia, a rentabilidade média líquida mensal do Perfil SEBRAEPREV (Moderado), já deduzindo todos as taxas e encargos, desde a criação do Plano SEBRAEPREV, é de 0,833% ao mês, ou 10,46% ao ano.

Por falar em investimentos, não deixe de ler a próxima Nota Quinzenal, onde vamos detalhar a forma como são feitos os INVESTIMENTOS.


2015: Um ano de muitos desafios

spacer Notas Quinzenais

08/12/2015

Estamos chegando ao final de mais um ano. Em especial, um ano de muita atenção e responsabilidade, principalmente, no que diz respeito aos cuidados com os nossos investimentos. O Brasil atravessa um momento de turbulência política e econômica, exigindo dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva cuidados redobrados, análises permanentes dos cenários econômicos e do desempenho de cada segmento de aplicação.

Mesmo com um período de incertezas e com o mercado excessivamente volátil, nosso volume de investimentos em carteira é de R$ 557 milhões. O nosso Plano SEBRAEPREV conta com a adesão de 95,4% dos empregados do Sistema SEBRAE e ao longo dos onze anos de sua criação, vem registrando uma rentabilidade média anual líquida de 10,46%. Buscamos não apenas a rentabilidade da aplicação, mas também segurança e liquidez, com o objetivo de possibilitar maior tranquilidade ao futuro do Participante.

Realizamos mudanças nas modalidades de empréstimos. Com o elevado nível de exposição, associado ao atual contexto da economia e pensando na poupança previdenciária dos Participantes, alteramos taxas e suspendemos por tempo indeterminado a modalidade especial. Essa reavaliação foi necessária e integra um contexto de medidas necessárias que garantam o melhor risco/retorno desse importante segmento de investimento.

As Comissões Temáticas (Marketing e Comunicação, Planejamento e Orçamento, Comissão de Investimentos e Comissão de Seguridade) interagiram com a Diretoria Executiva nos diversos temas estratégicos da Entidade, proporcionando subsídios e segurança às decisões do Conselho Deliberativo.

Prestar um atendimento de excelência aos Participantes sempre foi foco do SEBRAE PREVIDÊNCIA. Com essa certeza, percorremos algumas Patrocinadoras e proferimos  palestras sobre o Plano SEBRAEPREV e sobre educação financeira, realizamos diversos atendimentos presencias e estimulo a novas adesões.

Em 2015, o nosso programa de educação financeira e previdenciária, o Planejar, foi reconhecido pela Estratégia Nacional de Educação Financeira. O Fórum SEBRAEPREV de Economia recebeu o Selo ENEF. O objetivo da ENEF é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

O Conselho Deliberativo seguirá fortalecendo a governança do SEBRAE PREVIDÊNCIA, preparando-se para os novos desafios que certamente virão em 2016.

Cumpriremos os compromissos assumidos junto aos mais de 8.000 Participantes e Assistidos do Plano SEBRAEPREV, com segurança, agilidade  e prudência que nos caracteriza.


Saiba como são investidas as contribuições ao Plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

24/11/2015

As contribuições realizadas ao Plano SEBRAEPREV são aplicadas em modalidades de investimentos conforme o perfil escolhido pelo Participante (Conservador, Moderado ou Arrojado).

A aplicação financeira é feita com as melhores práticas de governança existentes no mercado. Anualmente, o Conselho Deliberativo define uma Política de Investimento, levando em consideração o cenário macroeconômico e as previsões de rentabilidade do mercado. Vale ressaltar que esse cenário é acompanhado constantemente.

Com mais de oito mil participantes, o Plano SEBRAEPREV precisa que os investimentos realizados estejam seguros para poder atingir o propósito da entidade, ou seja, garantir o benefício na aposentadoria.

O SEBRAE PREVIDÊNCIA tem como gestores as três maiores instituições financeiras do Brasil (Banco do Brasil, Bradesco e Itaú). Além desses gestores, temos o Agente Custodiante, que é o encarregado de efetuar os pagamentos e recebimentos. Ou seja, quem faz a aplicação não realiza o pagamento, justamente para ter uma segregação de função.

O SEBRAE PREVIDÊNCIA também conta com uma Consultoria especializada que monitora o risco dos investimentos. Isso é fundamental para saber se os gestores estão cumprindo todos os requisitos da legislação e da Política de Investimentos. São levadas em consideração a rentabilidade, a segurança e a liquidez do investimento. Também dispomos de rotinas de controle para que os riscos dos investimentos sejam sempre os menores possíveis.

Acesse o nosso portal e fique por dentro do Plano SEBRAEPREV.

http://sebraeprevidencia.com.br/investimentos/


Saiba como é custeado o Plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

10/11/2015

COMO É CUSTEADO O PLANO SEBRAEPREV?

Para manter os custos de operação do SEBRAE PREVIDÊNCIA, que administra o Plano SEBRAEPREV, é utilizado o PGA – Plano de Gestão Administrativa, o qual utiliza duas fontes de receitas:

  • Taxa de Carregamento de 2% que recai apenas sobre as contribuições básicas (não incide sobre as Contribuições Voluntárias e de Serviço Passado).
  • Taxa de Administração de 0,8% anual que incide sobre o patrimônio e é calculada diariamente. A rentabilidade da Cota já deduz este valor, ou seja, é o que chamamos de rentabilidade líquida, aquilo que de fato vai para a conta de Participante, conforme registrado no extrato de cada Participante.

COMO ESTAMOS EM RELAÇÃO ÀS TAXAS PRATICADAS NO MERCADO?

De acordo com o estudo Raio X da Previdência Complementar Brasileiro, da ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a média das taxas praticadas pelo Mercado nos Planos de mesma caraterística do Plano SEBRAEPREV – Contribuição Definida – CD (Referência 2013), são as seguintes:

  • Taxa de Carregamento: 3,89%
  • Taxa de Administração: 1,04%

COMO SE PODE MENSURAR A EFICIÊNCIA DO FUNDO DE PENSÃO?

Os custos administrativos são um dos fatores mais importantes na administração dos Fundos de Pensão e deve ser acompanhado pelos Participantes e Patrocinadores. Um importante indicador para avaliar sua eficiência é o Custo por Participante que de fato mede a produtividade da Entidade.

Conforme Série de Estudos nº 5 – Divulgação das Despesas Administrativas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Exercício 2013 da PREVIC (Órgão Fiscalizador dos Fundos de Pensão), temos o seguinte Custo por Participante para a categoria de patrimônio em que se enquadra o SEBRAE PREVIDÊNCIA:

  • Custo Médio das Entidades com Patrimônio até R$ 500 milhões: R$ 1.028,14
  • Custo Médio do SEBRAE PREVIDÊNCIA: R$ 635,00 ou -38% inferior à média das Entidades Fechadas.

COMO OS CUSTOS ADMINISTRATIVOS SÃO MONITORADOS?

O SEBRAE PREVIDÊNCIA atua sempre na perspectiva de redução dos seus Custos Administrativos na ótica da eficiência, eficácia e efetividade de todas as suas ações. Esses custos são acompanhados e analisados pelos Conselhos Deliberativo, Fiscal, Auditoria Independente e pelo órgão fiscalizador PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Além disso, é imprescindível o acompanhamento dessas despesas administrativas, também, por você Participante!


Dia das Crianças: prazo está acabando

spacer Notas Quinzenais

29/09/2015

Está acabando o prazo para você participar do concurso do Dia das Crianças. Queremos saber qual é o mascote ideal para representar o Planejar – Programa de Educação Financeira e Previdenciária do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

O tema deste ano é: O mascote do meu futuro. Se você faz parte do Plano SEBRAEPREV e tem filhos ou netos com até 12 anos, não deixe de participar desse divertido concurso.

Os desenhos dos mascotes serão publicados no portal da Entidade para votação. Você tem até o dia 05 de outubro para enviar o desenho, para comunicacao@sebraeprev.com.br.

Use a sua criatividade e concorra a prêmios.

Acesse aqui regulamento e não fique de fora dessa divertida brincadeira que busca unir pais e filhos e torno da educação financeira e previdenciária.


O Plano SEBRAEPREV e a reavaliação do rating soberano do Brasil pela Standard & Poor’s

spacer Notas Quinzenais

15/09/2015

No último dia 09 tivemos a notícia do downgrade do Brasil, pela agência de classificação de riscos Standard & Poor’s, de BBB para BB+ (grau especulativo).

Quando isto está para acontecer, normalmente o mercado já precifica os seus ativos antecipadamente, demonstrando-se bastante volátil.

O permanente acompanhamento da nossa Política de Investimentos,  vis-à-vis os cenários vislumbrados e acontecimentos do mercado, nos permitiu implementar ajustes, desde setembro de 2014, de forma a reduzir a volatilidade dos investimentos do Plano SEBRAEPREV e aproveitar janelas de oportunidades vislumbradas, conforme a seguir:

  • Foi dada mais ênfase à gestão tática (curto prazo) que estratégica (longo prazo), visto que os nossos investimentos são precificados diariamente;
  • Redução dos investimentos em renda variável e fundos imobiliários;
  • Substituição do benchmark de renda fixa de 60% CDI + 40% IMA-B para 103% do CDI;
  • Aumento dos investimentos em fundos de investimentos no exterior;
  • Alteração das condições de empréstimos a participantes.

Desse modo, atualmente temos o seguinte posicionamento dos investimentos:

  • Apenas 11% da Carteira total encontra-se aplicada em renda variável;
  • A parcela de investimentos no exterior, apesar de pequena, é beneficiada pela variação cambial que apenas neste ano já subiu mais de 43%;
  • Os empréstimos pós fixados são corrigidos mensalmente pela inflação e os pré-fixados foram firmados com taxas superiores ao CDI.
  • Os investimentos em renda fixa são indexados ao CDI/SELIC.

Portanto, o acontecimento da perda do grau de investimentos do Brasil não requereu nenhuma medida emergencial por parte do SEBRAE PREVIDÊNCIA.


Simulador de Benefícios: uma importante ferramenta para o seu futuro

spacer Notas Quinzenais

01/09/2015

Você já acessou o Simulador de Benefícios? Essa ferramenta deve ser utilizada pelo menos uma vez por ano e está disponível na área restrita do portal.   Esse acompanhamento permite a realização de contribuições cada vez mais eficientes por apresentar uma estimativa do seu valor de benefício. Além disso, o simulador serve para visualizar como ficará a sua contribuição mensal, no caso de alterações nos períodos de junho e julho de cada exercício.

Caso o valor do benefício não esteja adequado a suas expectativas, você pode realizar contribuições esporádicas, aumentando assim a sua reserva e garantindo uma aposentadoria ainda mais tranquila. A contribuição esporádica pode ser feita por meio de pagamento de boleto avulso, disponível na área restrita. O valor mínimo é de um VRP (R$ 257,38).

Consulte a área restrita do portal. Lá você encontra, também, o extrato de contribuições e a opção para atualizar os seus dados cadastrais. Acesse www.sebraeprevidencia.com.br.


VRP é reajustado: o que muda na sua contribuição?

spacer Notas Quinzenais

04/08/2015

Você sabe o que é Valor de Referência Previdenciário? O VRP é uma referência adotada pelo Plano SEBRAEPREV para determinar os valores mínimos de contribuição.

Após informação sobre o reajuste salarial concedido pelo Patrocinador Principal, o VRP será corrigido, a partir de agosto, em 8,5%. Isso significa que 1 VRP corresponderá ao valor de R$ 257,38.

Com a atualização do VRP, as contribuições mínimas serão ajustadas da seguinte forma:

  • Contribuição Básica: R$ 28,45
  • Contribuição Voluntária mensal: R$ 25,74
  • Contribuição Voluntária esporádica: R$ 257,38
  • Contribuição de Serviço Passado de Participante: R$ 27,88
  • Contribuição de Serviço Passado adicional: R$ 257,38

Aos Participantes autopatrocinados, aplica-se a mesma regra para cálculo do novo valor de suas contribuições ao Plano SEBRAEPREV.

Entenda como o VRP é utilizado para calcular o valor da sua Contribuição Básica:

A Contribuição Básica de Participante é obrigatória, com contrapartida do Patrocinador (o Autopatrocinado assume a contrapartida patronal). É paga mensalmente pelo Participante, cujo valor corresponde a um percentual inteiro variável entre 1% e 7% a ser aplicado na parcela do respectivo Salário de Contribuição excedente a 15 VRP (R$ 3.860,70).

Entendendo a Contribuição Básica

Exemplo:

O empregado que recebe salário de R$ 5.000,00, contribuirá com R$  88,16 (percentual de 7%).

  • Salário de Contribuição: R$ 5.000,00
  • 1 VRP: R$ 257,38
  • 15 VRP: R$ 3.860,70
  • Valor excedente aos 15 VRP: R$ 5.000,00 – 3.860,70 = R$ 1.139,30

Para o cálculo foi levado em consideração o acréscimo de 1/12 avos correspondente à parcela relativa ao décimo terceiro salário e a taxa de carregamento* de 2%.

O novo valor do VRP atualiza o valor da contribuição mensal de todos os Participantes e das Patrocinadoras, acompanhando a variação do Salário de Contribuição, que é calculado deduzindo-se da remuneração total percebida pelo Participante a parcela correspondente a 15 VRP.

*Taxa de Carregamento: A taxa incide mensalmente sobre as Contribuições Básicas. A taxa cobre despesas administrativas para manutenção do SEBRAE PREVIDÊNCIA.


Período de alteração vai até 31/07

spacer Notas Quinzenais

21/07/2015

PERFIL DE INVESTIMENTO

Conservador, Moderado ou  Arrojado?

Até o dia 31 de julho você pode acessar o portal do Sebrae Previdência e alterar o seu perfil.  A alteração só é necessária caso você queira trocar de perfil. Caso queira permanecer no perfil atual, não é preciso fazer a opção novamente.

Como fazer 

Acesse a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br. O Termo de Opção de Investimento está disponível no menu Contribuição.

Ativos: O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora.

Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD): o reconhecimento da firma da assinatura em cartório é obrigatório.

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO 

Também, até o dia 31 de julho, além de alterar o percentual da Contribuição Básica, os Participantes podem aderir à Contribuição Voluntária Mensal. Assim como a Básica, ela também é descontada via folha de pagamento. A Voluntária Mensal é de caráter facultativo, sem contrapartida da Patrocinadora e com valores mínimo e máximo de 1% a 30% do Salário de Contribuição. Pode ser esporádica, não sujeita a limite máximo e com valor mínimo de 1 VRP (R$ 237,22). Para realizar uma Contribuição Voluntária Esporádica, basta gerar o boleto na área restrita do portal  SEBRAE PREVIDÊNCIA. Contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria.

Como fazer

Caso deseje fazer a alteração, acesse a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br,  menu Contribuição /Alteração de Percentual. Antes, você pode utilizar o Simulador de Benefício (menu Benefício) para visualizar como ficará a sua contribuição mensal e a projeção do seu benefício.

Atenção aos prazos

31 de julho: Último dia para você acessar a área restrita do portal e fazer as alterações de perfil e percentual de contribuição.

15 de agosto: Último dia para protocolar os formulários, no SEBRAE PREVIDÊNCIA.


Período de alteração vai até 31/07

spacer Notas Quinzenais

07/07/2015

PERFIL DE INVESTIMENTO

Conservador, Moderado ou  Arrojado? 

A alteração só é necessária caso você queira trocar de perfil. Caso queira permanecer no perfil atual, não é preciso fazer a opção novamente.

Como fazer 

Acesse a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br. O Termo de Opção de Investimento está disponível no menu Contribuição.

Ativos: O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora.

Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD): o reconhecimento da firma da assinatura em cartório é obrigatório.

Data limite para protocolar o formulário de Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos, no SEBRAE PREVIDÊNCIA: 15 de agosto.

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO 

Além de alterar o percentual da Contribuição Básica, os Participantes podem aderir à Contribuição Voluntária Mensal. Assim como a Básica, ela também é descontada via folha de pagamento. A Voluntária Mensal é de caráter facultativo, sem contrapartida da Patrocinadora e com valores mínimo e máximo de 1% a 30% do Salário de Contribuição. Pode ser esporádica, não sujeita a limite máximo e com valor mínimo de 1 VRP (R$ 237,22). Para realizar uma Contribuição Voluntária Esporádica, basta gerar o boleto na área restrita do portal  SEBRAE PREVIDÊNCIA. Contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria.

Como fazer

Acesse a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br. Faça a alteração, caso queira, no menu Alteração de Percentual. Antes, você pode utilizar o Simulador de Benefício para visualizar como ficará a sua contribuição mensal.

Data limite para protocolar o formulário de percentual de contribuição, no SEBRAE PREVIDÊNCIA: 15 de agosto.


Membros dos Conselhos tomarão posse

spacer Notas Quinzenais

17/03/2015

No próximo dia 31 de março os membros Titulares e Suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal tomarão posse para o mandato 2015-2019.

O novo Estatuto, aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, em dezembro último, aprovou a alteração do mandato dos Conselheiros de 3 para 4 anos, com início em 1º de abril.

Os oito membros Titulares e oito Suplentes do Conselho Deliberativo e os quatro Titulares e quatro Suplentes do Conselho Fiscal foram eleitos pelos Participantes e indicados pelas Patrocinadoras, de forma paritária.

Aguarde Informativo específico sobre a nova composição dos Conselhos.


Por dentro do Plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

03/03/2015

A Nota Quinzenal de hoje traz um pouco sobre o seu plano de previdência, mais especificamente sobre como funciona o Resgate.

O Resgate é umas das opções que o Participante tem, frente ao Plano SEBRAEPREV, ao se desligar do SEBRAE. Nessa opção, poderá receber, à vista ou parcelado, 100 % das suas contribuições  acrescidas da rentabilidade dos investimentos.

Com relação às contribuições vertidas pela Patrocinadora em nome do Participante, o valor a ser resgatado dependerá do tempo de filiação ao Plano SEBRAEPREV. Assim,  a cada ano completo de filiação, o Participante resgatará 20%, ou seja, após 5 anos completos resgatará, também, 100% da parte patronal.

Imposto de Renda (IR) sobre o Resgate:

  • Na  tabela Progressiva de IR há incidência de 15% sobre o tributável como antecipação do devido.
  • Para aqueles que optaram pela tabela Regressiva, o tempo do valor do aporte determinará a incidência de Imposto de Renda.

Quer saber mais sobre o Plano SEBRAEPREV? Mande a sua dúvida para comunicacao@sebraeprev.com.br.


Nova área restrita no ar

spacer Notas Quinzenais

12/02/2015

A nova Área Restrita do Portal SEBRAE PREVIDÊNCIA (www.sebraeprevidencia.com.br) já está disponível. A primeira fase traz o extrato com dados estruturadas de forma mais simples. A parte de empréstimo também foi reformulada com o propósito de facilitar o acesso às informações. Caso alguma informação não seja processada, verifique a existência de pop-up bloqueando a ação.

A segunda fase contemplará mais funcionalidades, tais como: Simulador de Benefícios, Atualização Cadastral e Geração de Boleto. Todas as mudanças foram e serão feitas tendo como base a total segurança dos dados cadastrais dos Participantes.

Até o momento da liberação da segunda fase, os Participantes poderão solicitar as demais informações pelo e-mail: atendimento@sebraeprev.com.br.


Período de votação: eleição 2014

spacer Notas Quinzenais

25/11/2014

O período de votação está chegando. Você, Participante ou Assistido do Plano SEBRAEPREV,   escolherá os novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do SEBRAE PREVIDÊNCIA (membros representantes dos Participantes).

Para votar, é necessário utilizar a mesma senha de acesso restrito ao portal www.sebraeprevidencia.com.br.

Por questões de segurança do processo, durante o período de votação, não será possível solicitar ou redefinir a sua senha de acesso à área restrita. Assim, para participar da votação,  solicite ou redefina a sua senha antes do dia 1º de dezembro.

Período de votação

Início: 1º de dezembro de 2014, às 11h (horário de Brasília)

Término: 4 de dezembro de 2014, até as 17h (horário de Brasília)
Resultado da eleição: 5 de dezembro


Posição Semanal de Investimentos

spacer Notas Quinzenais

11/11/2014

O SEBRAE PREVIDÊNCIA disponibiliza a você, participante do Plano SEBRAEPREV, a posição semanal dos investimentos. Nela, é possível verificar a distribuição do patrimônio por Perfil (Conservador, Moderado e Arrojado) e por Segmento (CDI, IMA-B, Fundos Imobiliários, Fundos Inv. Exterior, Empréstimos, Renda Variável Passiva e Ativa). Além disso, a rentabilidade dos 3 perfis é apresentada por semana, mês e ano. A última cota calculada também faz parte das informações, bem como uma análise do mercado financeiro e as perspectivas da semana.

Para ter acesso a essas informações, basta acessar a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br e clicar em Posição Semanal de Investimentos.


SEBRAE PREVIDÊNCIA lança fascículo sobre educação financeira infantil

spacer Notas Quinzenais

14/10/2014

A educação financeira infantil deve ir, e vai, além da simples preocupação com o ensinar sobre o manuseio de dinheiro. A começar pela necessidade de conscientização sobre a importância relativa do dinheiro e das riquezas na vida das pessoas. Há muitas coisas e valores mais importantes do que o dinheiro, claro! Mas isso não reduz a importância desse instrumento em nossas vidas. Se o dinheiro é importante, precisamos conhecê-lo, aprender a usá-lo, e saber cuidar dele, principalmente das nossas finanças pessoais. E precisamos nos preocupar para que nossos filhos também sejam preparados para isso, ou se tornarão adultos despreparados para lidar com suas próprias finanças.

Sabendo disso, o SEBRAE PREVIDÊNCIA lançou o segundo fascículo do Guia de Boas Práticas em Finanças Pessoais, destinado à educação financeira infantil. Nele, você encontra pontos de reflexão importantes a serem ponderados na educação financeira infantil, como definir o valor da mesada, dicas de livros e muito mais.O primeiro fascículo, publicado anteriormente, fala sobre Rendas Passivas.

Acesse o fascículo sobre educação financeira infantil.

Acesse o fascículo sobre Rendas Passivas.


SEBRAE PREVIDÊNCIA: eleições 2014

spacer Notas Quinzenais

16/09/2014

O SEBRAE PREVIDÊNCIA passará por mais um Processo Eleitoral para escolha de novos membros para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Agora, é o momento ideal para compreender as obrigações e responsabilidades assumidas por conselheiros.

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de deliberação colegiada do SEBRAE PREVIDÊNCIA, sendo responsável pela definição de sua política geral de administração.

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização e controle interno da Entidade, sendo responsável por examinar, analisar e emitir pareceres sobre os atos da sua administração.

Ainda nesta semana, o SEBRAE PREVIDÊNCIA disponibilizará mais informações sobre o Processo Eleitoral, no portal www.sebraeprevdencia.com.br .

Acompanhe as competências dos Conselhos no último Informe SEBRAEPREV.

http://sebraeprevidencia.com.br/wp-content/uploads/2014/09/AGOSTO.pdf

 


VRP é reajustado: o que muda na sua contribuição?

spacer Notas Quinzenais

02/09/2014

Você sabe o que é Valor de Referência Previdenciário? O VRP é uma referência adotada pelo Plano SEBRAEPREV para determinar os valores mínimos de contribuição.

Após informação sobre o reajuste salarial concedido pelo Patrocinador Fundador, o VRP foi corrigido, no mês de setembro, em 6,5% (seis e meio por cento). Isso significa que 1 VRP corresponderá ao valor de R$ 237,22.

Com a atualização do VRP, as contribuições mínimas serão ajustadas da seguinte forma:

Contribuição Básica: R$ 26,22
Contribuição Voluntária mensal: R$ 23,72
Contribuição Voluntária esporádica: R$ 237,22
Contribuição de Serviço Passado de Participante: R$ 25,70
Contribuição de Serviço Passado adicional: R$ 237,22

Aos Participantes autopatrocinados, aplica-se a mesma regra para cálculo do novo valor de suas contribuições ao Plano SEBRAEPREV.

Entenda como o VRP é utilizado para calcular o valor da sua Contribuição Básica:

A Contribuição Básica de Participante é obrigatória, com contrapartida do Patrocinador (o Autopatrocinado assume a contrapartida patronal). É paga mensalmente pelo Participante, cujo valor corresponde a um percentual inteiro variável entre 1% e 7% a ser aplicado na parcela do respectivo Salário de Contribuição excedente a 15 VRP (R$ 3.558,30).

Entendendo a Contribuição Básica

Exemplo:

O empregado que recebe salário de R$ 5.000,00 contribuirá com R$ 111,56 (percentual de 7%).
Salário de Contribuição: R$ 5.000,00
1 VRP: R$ 237,22.
15 VRP: R$ 3.558,30
Valor excedente aos 15 VRP: R$ 5.000,00 – 3.558,30 = R$ 1.441,70

Para o cálculo foi levado em consideração o acréscimo de 13/12 correspondente à parcela relativa ao décimo terceiro salário e a taxa de carregamentode 2%.

O novo valor do VRP atualiza o valor da contribuição mensal de todos os Participantes e das Patrocinadoras, acompanhando a variação do Salário de Contribuição, que é calculado deduzindo-se da remuneração total percebida pelo Participante a parcela correspondente a 15 VRP.

* Taxa de Carregamento: A taxa incide mensalmente sobre as Contribuições Básicas. A taxa cobre despesas administrativas para manutenção do SEBRAE PREVIDÊNCIA.


Empréstimo: os tipos de amortizações

spacer Notas Quinzenais

19/08/2014

Baixa de Saldo por valor específico:  o prazo é mantido e o valor das prestações faltantes é recalculado pelo sistema, com base no novo saldo devedor, que será obtido após ser efetuada a “Baixa do Saldo”.

Pela liquidação antecipada do saldo devedor (quitação): por meio de recursos próprios do Participante o contrato é quitado.

Pela reforma contratual: é a renovação do contrato ativo que o Participante possui. A renovação é possível desde que o novo valor solicitado seja suficiente para quitar o saldo devedor total do contrato ativo e restar um valor líquido positivo. No caso de reforma, incidirão novamente o IOF e a taxa de custo administrativo e operacional sobre o valor total. Vale ressaltar que a possibilidade de um novo contrato pode ser mais vantajosa por não incidir o IOF  e a taxa sobre o valor total e sim pelo valor do novo empréstimo.

Antecipação decrescente de parcelas: é o pagamento da última para a primeira parcela, onde o prazo é reduzido de acordo com a quantidade de parcelas antecipadas com desconto.


Não perca o prazo de alteração

spacer Notas Quinzenais

22/07/2014

Termina no dia 31 de julho o prazo para a alteração de percentual de contribuição e de perfil de investimentos.

PERFIL DE INVESTIMENTOS

Caso você queira permanecer no mesmo perfil, não é necessário fazer a opção novamente.

Para alterar o seu perfil de investimentos, você tem dois caminhos:

Pelo hotsite: www.perfilinvestsebraeprev.com.br, no menu Quando e Como Optar.

Pelo portal: www.sebraeprevidencia.com.br, na área restrita, no menu Termo de Opção de Investimento.

Importante:

O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora, no caso dos Ativos.

No caso de Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD), o reconhecimento da firma da assinatura em cartório é obrigatório.

Data limite para protocolar  o formulário perfil de investimentos, no SEBRAE PREVIDÊNCIA: 10 de agosto.

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO 

Acesse a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br. Faça a alteração no menu Alteração de Percentual. Antes, você pode utilizar o Simulador de Benefício para visualizar como ficará a sua contribuição mensal.

Ativos: O Participante Ativo deve entregar 1 (uma) via assinada ao Gestor do plano SEBRAEPREV, cujo envio ao  SEBRAE PREVIDÊNCIA, é de responsabilidade da Patrocinadora.

Autopatrocinados: O Participante Autopatrocinado precisa encaminhar 1(uma)  via assinada ao SEBRAE PREVIDÊNCIA para validação das  informações.

Importante: o percentual de contribuição só será alterado após o recebimento do termo no SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Assistidos: Os Assistidos também podem alterar o percentual de recebimento do benefício.

A opção pelo percentual pode variar de 0,5% (meio por cento) a 2% (dois por cento). Não havendo manifestação no  prazo estabelecido, será mantido, para o período seguinte, o mesmo percentual anteriormente escolhido.

No caso de Assistidos e Autopatrocinados, o reconhecimento da firma da assinatura em cartório é obrigatório.

Data limite para protocolar  o formulário de percentual de contribuição, no SEBRAE PREVIDÊNCIA: 15 de agosto. 


Não perca o prazo de alteração

spacer Notas Quinzenais

08/07/2014

Você, participante do Plano SEBRAEPREV, tem até o dia 31 de julho para alterar o perfil de investimentos e o percentual de contribuição.

PERFIL DE INVESTIMENTOS

Como fazer

Caso queira trocar de perfil, o Termo de Opção de Perfil de Investimentos pode ser acessado por dois caminhos.

Pelo hotsite: www.perfilinvestsebraeprev.com.br, no menu Quando e Como Optar.

Pelo portal: www.sebraeprevidencia.com.br, na área restrita, no menu Termo de Opção de Investimento.

Importante:

O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora, no caso dos Ativos.

No caso de Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD), o reconhecimento da firma da assinatura em cartório é obrigatório.

Data limite para protocolar  o formulário perfil de investimentos, no SEBRAE PREVIDÊNCIA: 10 de agosto

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO 

Este é o momento ideal para os Participantes refletirem sobre os seus planos futuros: a alteração de percentual de contribuição. Isso porque contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria.

A Contribuição Básica corresponde a um percentual inteiro entre 1% (um por cento) e 7% (sete por cento), a ser aplicado na parcela do respectivo Salário de Contribuição excedente a 15 VRP (R$ 3.341,10) – Valor de Referência Previdenciário. Valor atual de 1 VRP: R$ 222,74.

Já a Contribuição Voluntária Mensal é de caráter facultativo, sem contrapartida da Patrocinadora. Pode ser esporádica, não sujeita a limite máximo e com valor mínimo de 1 VRP; e mensal, com valores mínimo e máximo de 1% a 30% do Salário de Contribuição.

Como fazer

Acesse a área restrita do portal www.sebraeprevidencia.com.br. Faça a alteração no menu Alteração de Percentual. Antes, você pode utilizar o Simulador de Benefício para visualizar como ficará a sua contribuição mensal.

Ativos: O Participante Ativo deve entregar 1 (uma) via assinada ao Gestor do plano SEBRAEPREV, cujo envio ao  SEBRAE PREVIDÊNCIA, é de responsabilidade da Patrocinadora.

Autopatrocinados: O Participante Autopatrocinado precisa encaminhar 1(uma)  via assinada ao SEBRAE PREVIDÊNCIA para validação das  informações.

Importante: o percentual de contribuição só será alterado após o recebimento do termo no SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Assistidos: Os Assistidos também podem alterar o percentual de recebimento do benefício.

A opção pelo percentual pode variar de 0,5% (meio por cento) a 2% (dois por cento). Não havendo manifestação no  prazo estabelecido, será mantido, para o período seguinte, o mesmo percentual anteriormente escolhido.

No caso de Assistidos e Autopatrocinados, o reconhecimento da firma da assinatura em cartório éobrigatório.

Data limite para protocolar  o formulário de percentual de contribuição, no SEBRAE PREVIDÊNCIA: 15 de agosto


Não perca o prazo

spacer Notas Quinzenais

24/06/2014

Até o dia 31 de julho, você, participante do Plano SEBRAEPREV, poderá alterar o perfil de investimentos e o percentual de contribuição.

Saiba mais sobre os perfis.

PERFIL DE INVESTIMENTOS

A alteração só é necessária caso você queira trocar de perfil. Caso queira permanecer no perfil atual, não é preciso fazer a opção novamente.

Como fazer

O Termo de Opção de Perfil de Investimentos pode ser acessado por dois caminhos.

Pelo hotsite: www.perfilinvestsebraeprev.com.br, no menu Quando e Como Optar.

Pelo portal: www.sebraeprevidencia.com.br, na área restrita, no menu Termo de Opção de Investimento.

Importante:

O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora, no caso dos Ativos.

No caso de Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD), o reconhecimento da firma da assinatura em cartório é obrigatório.

Data limite para protocolar o formulário perfil de investimentos, no SEBRAE PREVIDÊNCIA: 10 de agosto


Perfil de Investimentos

spacer Notas Quinzenais

10/06/2014

Até o dia 31 de julho, os  participantes do Plano SEBRAEPREV poderão alterar o perfil de investimentos. A alteração só é necessária caso o participante queira trocar de perfil. Caso queira permanecer no perfil atual, não é preciso fazer a opção novamente.

Perfil Conservador

Este perfil é destinado aos participantes  que não gostam de correr muitos riscos em seus investimentos. Este perfil considera a alocação de 100% em Renda Fixa.

 Perfil SEBRAEPREV

O perfil SEBRAEPREV, Moderado, é voltado aos participantes que buscam segurança, mas não deixam de buscar certa dose de risco para tentar obter ganhos maiores.

Perfil Arrojado

O Perfil Arrojado é voltado aos participantes que têm metas de resultados de longo prazo e não se intimidam com as oscilações do mercado financeiro no curto prazo.

O Perfil Arrojado não está disponível aos Assistidos do Plano SEBRAEPREV, que podem optar somente entre os perfis Conservador e SEBRAEPREV.

Termo de opção

O Termo de Opção de Perfil de Investimentos pode ser acessado por dois caminhos.

Pelo hotsite:  www.perfilinvestsebraeprev.com.br, no menu Quando e Como Optar.

Pelo portal: www.sebraeprevidencia.com.br, na área restrita, no menu Termo de Opção de Investimento.

Acompanhe a rentabilidade dos perfis

Rentabilidade mensal dos perfis Conservador, SEBRAEPREV (Moderado) e Arrojado.

image005 Notas Quinzenais

A rentabilidade de cada perfil é divulgada no portal do SEBRAE PREVIDÊNCIA, por meio do Relatório Gerencial e do Informe SEBRAEPREV (informativos mensais e disponíveis no menu Publicações).


Perfil de Investimentos: período de alteração em junho e julho

spacer Notas Quinzenais

27/05/2014

Entre os dias 1º de junho a 31 de julho, os Participantes poderão mudar o seu Perfil de Investimento, caso queiram.

Sobre os perfis

Perfil Conservador

Este perfil é destinado aos participantes que não gostam ou não precisam correr riscos em seus investimentos.
Este perfil considera a alocação de 100% em Renda Fixa.

 Perfil SEBRAEPREV

O perfil SEBRAEPREV, Moderado, é voltado aos participantes que buscam segurança, mas não deixam de buscar certa dose de risco para tentar obter ganhos maiores.

 Perfil Arrojado

O Perfil Arrojado é voltado aos participantes que têm metas de resultados de longo prazo e não se intimidam com as oscilações do mercado financeiro no curto prazo.

O Perfil Arrojado não está disponível aos Assistidos do Plano SEBRAEPREV, que podem optar somente entre os perfis Conservador e SEBRAEPREV.

 Sobre a rentabilidade

A rentabilidade de cada perfil é divulgada no portal do SEBRAE PREVIDÊNCIA, por meio do Relatório Gerencial e do Informe SEBRAEPREV (informativos mensais e disponíveis no nemu Publicações).

O Termo de Opção de Perfil de Investimento estará disponível no hotsite sobre os perfis, a partir do dia 1º de junho. http://www.perfilinvestsebraeprev.com.br


Relatório Anual de Informações – RAI 2013 é publicado

spacer Notas Quinzenais

29/04/2014

O Relatório Anual traz informações e dados que permitem que Participantes, Ativos e Assistidos, acompanhem o que acontece com a sua Entidade, além de oferecer aos órgãos reguladores e às Patrocinadoras uma panorâmica sobre a gestão, solidez e confiabilidade do Plano SEBRAEPREV e do Instituto. O documento, de publicação obrigatória, traz os demonstrativos contábeis e financeiros do Instituto, além do detalhamento dos investimentos e da governança.

O ano de 2013 se encerrou confirmando a trajetória evolutiva da situação patrimonial do SEBRAE PREVIDÊNCIA, com crescimento dos ativos totais de 7,8%. Em 10 anos de atuação, foi registrado um sólido crescimento de patrimônio, superação de metas (benchmark) e outros significativos históricos de registros positivos nos indicadores de investimentos e de gestão.

O RAI está publicado em dois formatos e versões: resumido e na versão completa, com foco na Instrução Normativa No. 5 da PREVIC.

O Relatório Anual de Informações, exercício 2013, está disponível no portal SEBREA PREVIDÊNCIA. Acesse http://sebraeprevidencia.com.br/portfolio-items/relatorios-anuais/


Informe SEBRAEPREV 1 º trimestre: confira

spacer Notas Quinzenais

15/04/2014

Como forma de manter os Participantes informados sobre a evolução do Plano SEBRAEPREV, no que diz respeito à rentabilidade dos investimentos, preparamos um informativo referente ao 1º trimestre de 2014. O que diz o Mercado sobre os ambientes interno e externo, como os nossos investimentos são afetados na renda fixa e na renda variável e qual a rentabilidade dos perfis de investimentos são alguns dos temas abordados.

Acompanhe o seu plano de previdência, acesse o informativo e saiba mais:
http://sebraeprevidencia.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Informe1tri2014-.pdf


Alteração de percentual de contribuição

spacer Notas Quinzenais

01/04/2014

O período para a alteração de percentual de contribuição é o momento ideal para os participantes refletirem sobre os seus planos futuros. Contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria.

De acordo com o regulamento do Plano SEBRAEPREV, nos meses de junho e julho, os Participantes têm a oportunidade de reavaliar seus percentuais de contribuição e os Assistidos podem rever o percentual de recebimento de seus benefícios.

A Contribuição Básica corresponde a um percentual inteiro entre 1% (um por cento) e 7% (sete por cento), a ser aplicado na parcela do respectivo Salário de Contribuição excedente a 15 VRP (R$ 3.341,10) – Valor de Referência Previdenciário. Valor atual de 1 VRP: R$ 222,74.

Já a Contribuição Voluntária Mensal é de caráter facultativo, sem contrapartida da Patrocinadora. Pode ser esporádica, não sujeita a limite máximo e com valor mínimo de 1 VRP; e mensal, com valores mínimo e máximo de 1% a 30% do Salário de Contribuição.

Comece já a fazer o seu planejamento para aumentar o seu percentual de contribuição.

Fique ligado nas comunicações do SEBRAE PREVIDÊNCIA. Nos próximos meses você receberá mais informações sobre como ter uma contribuição cada vez mais eficiente.


Comemorações aos 10 anos  continuam

spacer Notas Quinzenais

18/03/2014

As celebrações aos 10 anos do SEBRAE PREVIDÊNCIA continuam sendo realizadas por meio das reuniões regionais da Diretoria de Administração e Finanças. Na tarde da segunda-feira (17), em Goiânia, os Gestores do Plano SEBRAEPREV – Região Centro-Oeste foram homenageados.

A trajetória do SEBRAE PREVIDÊNCIA  foi  apresentada  pelo diretor-presidente Edjair Alves. A rentabilidade acumulada ao longo dos 10 anos, a evolução da taxa de Carregamento e o crescimento patrimonial foram destaques. Quando da implementação do Plano SEBRAEPREV, a taxa de Carregamento era de 10%, hoje, está em 2%. A taxa incide, mensalmente, sobre as contribuições Básicas para cobrir despesas administrativas da Entidade.

O Plano SEBRAEPREV tem 92% de adesão e conta com 7.107 participantes. Edjair ressaltou outros números: “No acumulado de dezembro de 2004 a dezembro de 2013, o Plano SEBRAEPREV atingiu 144% de rentabilidade, o Ibovespa alcançou 97% e a Poupança 92%. O custo administrativo por participante, que hoje é de R$ 635,40, está 27% menor que em 2011, e 36% inferior à média nacional dos fundos de pensão”.

Leia mais em http://sebraeprevidencia.com.br/comemoracoes


SEBRAEPREV 10 anos: construindo um futuro melhor

spacer Notas Quinzenais

18/02/2014

Pensar no futuro bem mais distante que o ano que se inicia é um exercício ainda pouco comum entre a maioria das pessoas, porém pensar no futuro a longo prazo está se tornando cada vez mais necessário, principalmente quando o modelo previdenciário oficial, que normalmente, não assegura no momento da aposentadoria o mesmo poder aquisitivo do período em atividade. E para garantir maior tranquilidade, é bom começar a planejar o mais breve possível.

A Previdência Complementar entra neste cenário como uma excelente forma de planejamento financeiro a longo prazo. O SEBRAEPREV é a melhor opção de investimento que os colaboradores do Sebrae têm à disposição a partir do momento que iniciam sua carreira. Chegar aos 10 anos de existência com os indicadores de eficiência e reconhecida como uma das instituições de previdência complementar do país que se destacam nos quesitos governança corporativa e custo administrativo por participante é ter a certeza de que o trabalho implementado ao longo de sua trajetória, com a gestão transparente, foi o melhor caminho para o sucesso de suas ações. O SEBRAEPREV deixa de ser um sonho e se consolida efetivamente como uma política de gestão de pessoas e estratégia de atração e retenção do capital humano.

A Entidade passou por grandes e significativos processos de evolução desde a sua criação em 2004, época em que o Sebrae possuía 4.400 empregados ativos. De lá para cá, muita coisa aconteceu, o SEBRAEPREV cresceu, hoje possui 7.107 participantes, foi disponibilizado o programa de empréstimos a participantes, implementação e revisão de todos os instrumentos de governança; processo eletrônico de eleição de seus conselhos, a evolução na comunicação, no atendimento e relacionamento com os seus participantes e Patrocinadores, além da implementação perfil de investimentos e do Planejar – Programa de Educação Financeira e Previdenciária.


 

 10 anos do SEBRAE PREVIDÊNCIA são celebrados em reunião da DAF

spacer Notas Quinzenais

04/02/2014

As comemorações aos 10 anos do SEBRAE PREVIDÊNCIA continuam. Na tarde da quinta-feira (30), em Curitiba, a Entidade participou da 6ª edição do Encontro de Administração e Finanças – Região Sul. O evento reúne dirigentes, lideranças e colaboradores do Sebrae RS, SC e PR.

Depois de uma pauta cheia de trabalhos em grupo, o aniversário do SEBRAE PREVIÊNCIA foi celebrado. O vice-presidente do Conselho Deliberativo, Vitor Tioqueta, falou aos mais de 50 presentes sobre o início da Entidade. “O Sebrae deu um passo muito importante, pensando no futuro de todos nós e na segurança que um plano de previdência pode oferecer. O Plano SEBRAEPREV cresceu e acumula resultados positivos. O dia 2 de fevereiro representa uma vitória e precisa ser celebrado por todos os participantes”.

Por meio de um vídeo, o presidente do Conselho Deliberativo José Claudio dos Santos e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacaram a solidez do Plano, sempre com foco na transparência e redução do custeio administrativo.

A trajetória da Entidade foi contada pelo diretor-presidente Edjair Alves. As articulações realizadas pelos colaboradores da época do Cebrae foram lembradas, bem como os desafios e conquistas do Instituto a cada ano.
Atualmente, o Plano SEBRAEPREV tem 92% de adesão e conta com 7.107 participantes. Edjair ressaltou outros números: “No acumulado de dezembro de 2004 a dezembro de 2013,o Plano SEBRAEPREV atingiu 144% de rentabilidade, o Ibovespa alcançou 97% e a Poupança 92%. O custo administrativo por participante, que hoje é de R$ 658,51, está 24% menor que em 2011, e 34% inferior à média nacional dos fundos de pensão”.

A programação do dia foi encerrada com uma homenagem aos Gestores do Plano SEBRAPREV. O trabalho que eles desenvolvem nas Patrocinadoras foi reconhecido pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA e pelos diretores da região sul. Cada Gestor recebeu um diploma de honra ao mérito e um relógio.

Participaram da homenagem os Gestores Luciano Ramos (RS), Claudio Augusto (SC), Renata Fonseca e Alba Silva (PR). Com mais de 30 anos de Sebrae, Claudio falou sobre o seu papel como Gestor: “Sei da importância que um plano de previdência tem na vida das pessoas. A rotina dentro da UGP é intensa, lidamos com os benefícios dos nossos colaboradores e é preciso ser claro quando o assunto é futuro. Tenho orgulho de oferecer Plano SEBRAEPREV aos novos empregados”.

O próximo encontro da DAF será no dia 06 de fevereiro, em Marabá (PA), ocasião em que os 10 anos serão celebrados e os Gestores da região norte homenageados.


 

De olho no seu futuro!

spacer Notas Quinzenais

21/01/2014

Confira o passo a passo interativo desenvolvido pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA para auxiliar você, participante do Plano SEBRAEPREV, no decorrer da sua trajetória dentro do plano.

Fique por dentro de alguns momentos importantes do seu plano de previdência com o passo a passo. Nele, é possível ver informações sobre o que fazer no momento da entrada no Plano SEBRAEPREV – como, por exemplo, definir sua contribuição e escolher seu perfil de investimentos – e como proceder após a saída da Patrocinadora.

Acesse o passo a passo: http://sebraeprevidencia.com.br/plano-sebraeprev/#tab6


 

Um grande plano de previdência com apenas 10 anos

spacer Notas Quinzenais

07/01/2014

O SEBRAE PREVIDÊNCIA completará 10 anos no próximo dia 02 de fevereiro. O Instituto carrega em seu DNA a forte marca dos seus Patrocinadores – o SEBRAE já é uma referência no sistema nacional de previdência privada. Não por acaso.

Desde sua origem o Instituto tem recebido total apoio dos seus 30 Patrocinadores e, principalmente, do Patrocinador Fundador, na sua estruturação e consolidação, procurando manter uma governança de excelência. Sua estrutura organizacional é modelo de gestão. Trabalha com uma equipe enxuta que gerencia os recursos aplicados com competência técnica e prudência; com idoneidade e imparcialidade; com impessoalidade e transparência.

A alocação de recursos é totalmente terceirizada e segue rígidos padrões de segurança e transparência expressa em mandatos, objetivando a proteção do patrimônio de seus participantes.

Há, portanto, muitos motivos a comemorar. Durante este ano, várias ações serão realizadas nas Patrocinadoras. Cada Gestor do Plano SEBRAEPREV ficará responsável por realizar uma ação em comemoração aos 10 anos do SEBRAE PREVIDÊNCIA.

Você, participante do Plano SEBRAEPREV, faz parte dessa história. Fique ligado nos informativos do seu plano de previdência e acompanhe o que vai acontecer, nos próximos meses.


 

Alivie a mordida do leão: realize o planejamento tributário para 2014

spacer Notas Quinzenais

10/12/2013

Com a proximidade do final do ano o ideal é começar a organizar os documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda (IR) do exercício 2013. Os Participantes do Plano SEBRAEPREV têm a vantagem de poder usufruir do benefício fiscal que reduz o valor a ser pago do Imposto de Renda (IR). Tanto as contribuições mensais quanto as esporádicas podem ser deduzidas, até o limite de 12% do total dos rendimentos computáveis na determinação da base de cálculo do imposto devido para quem realiza o modelo de declaração completo.

Aproveite o último mês do ano e o seu 13º salário para realizar uma contribuição esporádica e, com isso, reduzir a mordida do leão. Caso a soma das contribuições seja menor do que os 12% permitidos, você poderá realizar o pagamento de uma contribuição esporádica. O cálculo é simples, basta somar a sua renda tributável no exercício de 2013 e calcular o percentual de 12% sobre ela. Depois, some as contribuições feitas ao Plano, neste exercício, e compare.

Se a soma de suas contribuições for menor que 12%, faça uma contribuição esporádica. O Simulador de Benefício Fiscal está disponível para a realização do cálculo. Para gerar o boleto, faça o seu login na área restrita e clique no menu “Geração Boleto Avulso”. Dia 27 de dezembro é a data limite para o pagamento da contribuição.

Acesse o simulador: http://www.sebraeprevidencia.com.br/wp-content/formularios/simuladorbf/index_oficial.php


 

Alivie a mordida do leão: realize o planejamento tributário para 2014

spacer Notas Quinzenais

26/11/2013

Com a proximidade do final do ano o ideal é começar a organizar os documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda (IR) do exercício 2013. Os Participantes do Plano SEBRAEPREV têm a vantagem de poder usufruir do benefício fiscal que reduz o valor a ser pago do Imposto de Renda (IR). Tanto as contribuições mensais quanto as esporádicas podem ser deduzidas, até o limite de 12% do total dos rendimentos computáveis na determinação da base de cálculo do imposto devido para quem realiza o modelo de declaração completo.

Aproveite o último mês do ano e o seu 13º salário para realizar uma contribuição esporádica e, com isso, reduzir a mordida do leão. Caso a soma das contribuições seja menor do que os 12% permitidos, você poderá realizar o pagamento de uma contribuição esporádica. O cálculo é simples, basta somar a sua renda tributável no exercício de 2013 e calcular o percentual de 12% sobre ela. Depois, some as contribuições feitas ao Plano, neste exercício, e compare.

Se a soma de suas contribuições for menor que 12%, faça uma contribuição esporádica. O Simulador de Benefício Fiscal está disponível para a realização do cálculo. Para gerar o boleto, faça o seu login na área restrita e clique no menu “Geração Boleto Avulso”. Dia 27 de dezembro é a data limite para o pagamento da contribuição

Acesse o simulador: http://www.sebraeprevidencia.com.br/wp-content/formularios/simuladorbf/index_oficial.php.

 


 

Novo portal para você, participante do Plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

12/11/2013

Com um layout mais moderno , o objetivo de disponibilizar um novo portal é facilitar a navegação, trazendo mais facilidade para encontrar todas as informações, assim como tornar as novidades mais chamativas e fazer do acesso à página um hábito dos participantes. Estarão em destaque os perfis de investimentos, o simulador de benefício fiscal e indicadores econômicos, sempre atualizados.

O portal, que entrará no ar no próximo dia 18, trará ainda mais novidades em 2014, como a nova área restrita do participante e o simulador para os assistidos. Além disso, um aplicativo para IPhone, Ipad, Smartphone e tablet está sendo desenvolvido.

O portal está em constante processo de aperfeiçoamento, por isso, se você procurara algo que não foi implementado, queremos saber a sua opinião. Envie as suas sugestões para comunicacao@sebraeprev.com.br.

 


 

O ciclo do endividamento parte 2

spacer Notas Quinzenais

30/10/2013

A Nota Quinzenal de hoje traz mais sobre educação financeira e fala sobre o ciclo do endividamento.

Descubra em que etapa você está e que medidas precisa adotar para se recuperar o quanto antes.

Acompanhe as 4 últimas situações.

5 Nos meses seguintes, o salário que entra na conta passa a ser suficiente apenas para cobrir o cheque especial.

Solução: verifique com o empregador a possibilidade de receber o salário por cheque ou dinheiro, procure seu gerente e peça que junte num mesmo pacote as dívidas do cartão e demais empréstimos. Negocie uma linha de crédito mais alongada, com juros de 2,5% ao mês e prestações menores. Assim, você vai pagar não só os juros, mas o valor principal da dívida, liquidando-a pouco a pouco.

6 Sem nenhum recurso disponível, você deixa de pagar a prestação da casa ou carro.

Solução: se ainda não o fez, chegou a hora de fazer um levantamento de quais são suas contas essenciais, como água, luz e telefone, e quais devem ser cortadas definitivamente — TV a cabo, celulares etc. Se está sendo procurado por empresas de recuperação de crédito, saiba que elas têm autonomia para dar descontos de 30% a 80%. Renegocie.

7 Inadimplente com diversas fontes, você não tem novas linhas de crédito às quais recorrer.

Solução: se não houve possibilidade de acordo com o banco, seu nome será negativado, mas isso pode ser revertido. Depois que seu salário deixar de ser depositado em conta, economize. Parece estranho dizer isso a alguém endividado, mas essa atitude lhe dará vantagem na negociação, quando for procurado pelas firmas de recuperação de crédito.

8 Alguns provocam a própria demissão para pagar as dívidas com o dinheiro da rescisão e do seguro-desemprego. Outra atitude extrema é pedir dinheiro a financeiras a juros mais altos.

Solução: em vez de uma atitude desesperada ou de empurrar o problema com mais um empréstimo, reconheça que chegou ao fim da linha e, após conscientizar a família, comece a adotar as medidas que deveriam ter sido assumidas anteriormente. “Acredite: quanto mais cedo reconhecer o problema, para si e para os outros, mais rapidamente reverterá a situação”, diz Reinaldo Domingos.

Se você perdeu as 4 primeiras, acesse o link: http://www.sebraeprev.com.br/index.php?secao=secoes.php&sc=128&sub=MA==&url=pg_historico.php

Fonte: http://www.aescolhacerta.com.br/site/artigo/11175

 


 

O ciclo do endividamento

spacer Notas Quinzenais

15/10/2013

A Nota Quinzenal de hoje traz um pouco sobre educação financeira e fala sobre o ciclo do endividamento.

Descubra em que etapa você está e que medidas precisa adotar para se recuperar o quanto antes.

Acompanhe as 4 primeiras situações. Outras 4  você fica sabendo na próxima Nota.

1 A prestação da casa ou do carro está pesada para o orçamento.

Solução: tente renegociar o financiamento, com prazo mais longo e parcelas menores (incluindo o IPTU e o condomínio na conta). Se não for possível, identifique onde pode cortar gastos para priorizar as prestações.

Se sua renda caiu bruscamente e não há perspectiva de recuperação nos próximos seis meses, venda o imóvel e quite a dívida ou devolva o carro.

2 Você começou a pagar todas as despesas do dia a dia no cartão de crédito para que sobre dinheiro para as prestações do carro ou da casa.

Solução: o limite do cartão engana, mas o valor real que pode ser gasto se restringe ao que sobra de sua remuneração, descontadas as despesas fixas e as prestações do carro ou da casa. do contrário, você não conseguirá pagar o total da fatura no vencimento.

3 A fatura do cartão de crédito aumenta e fica difícil quitá-la. Você passa a pagar o valor mínimo até a entrada de um recurso extra.

Solução: se você quita só a parcela mínima do cartão, está pagando apenas os juros. A dívida real continua no rotativo, gerando novos juros no mês seguinte. Se pagar o mínimo tem se tornado uma constante, você está em perigo financeiro. Antes de a dívida se aprofundar, peça ao gerente a redução do limite e faça cortes nas despesas.

4 Os recursos extras não vêm e você recorre ao cheque especial para pagar o valor mínimo do cartão.

Solução: se usou o cheque especial para pagar o cartão no mês anterior, você terá ainda menos dinheiro em conta no mês corrente para pagar a nova fatura ou a prestação do carro e da casa. A saída é se antecipar a esse estágio renegociando as outras dívidas.

Fonte: http://www.aescolhacerta.com.br/site/artigo/11175 

 


 

Contribuições esporádicas podem trazer benefício fiscal

spacer Notas Quinzenais

01/10/2013

Os Participantes do Plano SEBRAEPREV têm a vantagem de poder usufruir do benefício fiscal que reduz o valor a ser pago do Imposto de Renda (IR). Tanto as contribuições mensais quanto as esporádicas podem ser deduzidas, até o limite de 12% do total dos rendimentos computáveis na determinação da base de cálculo do imposto devido para quem realiza o modelo de declaração completo.
Além de conseguir o benefício fiscal, o Participante está acumulando a sua reserva de aposentadoria, que trará mais segurança e tranquilidade no futuro. Quanto antes você iniciar o seu planejamento tributário, melhor, pois não precisará fazer uma contribuição única.
Aproveite os últimos meses do ano para realizar uma contribuição esporádica e, com isso, reduzir a mordida do leão. Caso a soma das contribuições seja menor do que os 12% permitidos, você poderá realizar o pagamento de uma contribuição esporádica. O cálculo é simples, basta somar a sua renda tributável no exercício de 2013 e calcular o percentual de 12% sobre ela. Depois, some as contribuições feitas ao Plano, neste exercício, e compare.
Se a soma de suas contribuições for menor que 12%, faça  uma contribuição esporádica O Simulador de Benefício Fiscal estará disponível a partir de outubro para a realização do cálculo e geração do boleto. O prazo para gerar e pagar o boleto termina no dia 27 de dezembro.
 

 

Entenda por que a Renda Fixa pode ter rentabilidade negativa

spacer Notas Quinzenais

17/09/2013

O portfólio de investimentos do SEBRAE PREVIDÊNCIA contempla aplicações em Renda Fixa (Títulos públicos e Privados) e Renda Variável (Ações). É comum ouvir que o Ibovespa (o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações) tenha variado para mais ou para menos, acarretando perdas ou ganhos nos investimentos. E por que a Renda Fixa pode ter rentabilidade negativa?

Nas aplicações de Renda Fixa o grande volume de investimentos está concentrado em LFT – Letras Financeiras do Tesouro, atrelada à Taxa SELIC, e Notas do Tesouro Nacional – NTN-B, atrelada à inflação (IPCA). Quando se adquire uma NTN-B de 4 anos, por exemplo, é garantida a sua rentabilidade no vencimento que é composta de juros previamente contratados e da inflação do período. Quando há necessidade de vender uma NTB antes do seu vencimento, a cotação naquela data poderá estar valorizada ou desvalorizada, dependendo da expectativa de juros futuros.

Para atendimento à legislação, o SEBRAE PREVIDÊNCIA precifica diariamente seus investimentos a preço de mercado (como se fosse vender). Quando ocorre de estar desvalorizada, a cota do Plano SEBRAEPREV poderá ficar negativa, dependendo dos resultados das outras aplicações, principalmente das ações na Bolsa.

É importante ressaltar que o Plano SEBRAEPREV não tem problemas de liquidez, pois a arrecadação mensal ainda é bem superior aos seus compromissos, o que a faz investir mensalmente o saldo não utilizado. Portanto, não temos necessidade de vender títulos antes da data do seu vencimento, ou seja, temos sempre a garantia da rentabilidade dos papéis e não realizamos prejuízo. Sendo assim, a cota poderá estar negativa circunstancialmente mas, no médio e longo prazos o histórico demonstra que sempre será positiva.

Lembre-se, mudanças mais profundas de estratégias de investimentos não podem acontecer de uma hora para outra porque fundos de pensão investem com olhar de longo prazo. É como se fôssemos um transatlântico e não um “jet ski”, ou seja, requer cautela ao implementar ajustes em suas estratégias, principalmente em momentos de turbulência da economia.

Se tiver dúvidas, não hesite em nos procurar. Os canais de atendimento estão abertos para prestar os esclarecimentos necessários.

 


 

Um portal novo está chegando e quem ganha é você

spacer Notas Quinzenais

03/09/2013

Em breve o SEBRAE PREVIDÊNCIA lançará o seu novo portal institucional, um site mais moderno, atrativo e de fácil navegação para você, Participante do Plano SEBRAEPREV!

Tudo o que você precisa buscar, de uma maneira bem mais fácil. Notícias, formulários, galeria de fotos e vídeos, tudo mais interativo para você ficar por dentro do que acontece na Entidade.
Apesar das novidades, o SEBRAE PREVIDÊNCIA quer saber a sua opinião: O que você gostaria de encontrar no novo portal? Envie um e-mail para comunicacao@sebraeprev.com.br e dê a sua opinião!Conforme publicado no Informe SEBRAEPREV, haverá o sorteio de uma linda bolsa do SEBRAE PREVIDÊNCIA entre os Participantes que enviarem suas respostas até o dia 06 de setembro. O resultado será divulgado no dia 10 de setembro.
 

 

Entenda mais sobre os empréstimos do Plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

20/08/2013

Como tem sido divulgado, o Conselho Deliberativo do SEBRAE PREVIDÊNCIA aprovou a modalidade especial de empréstimo que passou a vigorar no início deste mês. Além disso, também aprovou a possibilidade de o participante ter mais de um contrato ativo. Isso significa uma vantagem para o participante no que diz respeito aos encargos financeiros de concessão que incidem sobre as operações.
Entenda mais.

Antes, o participante só poderia ter um contrato de empréstimo. Vamos exemplificar, considerando a margem consignável e uma reserva previdenciária de R$ 100 mil, o participante poderia contratar até R$ 70 mil (modalidades pré ou pós-fixada). Caso ele pegasse apenas R$ 10 mil, pagaria a taxa de administração, o IOF e o seguro sobre o valor solicitado. Futuramente, precisando de mais, seria necessário pegar um valor suficiente para quitar o primeiro contrato. Assim, acabava pagando novamente as taxas e impostos sobre um valor que não estaria disponível para ele e sim para a quitação do empréstimo anterior.Agora, o participante tem a opção de ter mais de um empréstimo. Caso já possua um contrato, a quitação é opcional. Usando o mesmo exemplo acima, o participante pode continuar pagando as prestações e solicitar um novo valor. Nessa situação, as taxas e impostos incidirão somente sobre o valor que será disponibilizado ao participante.
 

 

Nova modalidade especial de empréstimo pessoal

spacer Notas Quinzenais

06/08/2013

Já está disponível a nova modalidade especial de empréstimo para participantes ativos e com pequena poupança previdenciária. Esta nova modalidade possibilitará a concessão de empréstimo a um público-alvo de mais de 5 mil Participantes que hoje, em sua maioria, estavam impossibilitados de usufruir desta vantagem do Plano SEBRAEPREV, por terem baixa poupança previdenciária.

Requisitos
Para ter direito a esse empréstimo o participante deve ter 6 (seis) meses de contribuição ao Plano SEBRAEPREV e 1 (um) ano de vinculação à Patrocinadora.

Limite de concessão
Você poderá pegar até 4 vezes o valor médio dos últimos 4 salários de contribuição ao Plano. Se você teve um salário médio de 5 mil reais nos últimos 4 meses, por exemplo, então poderá ser liberado o valor de R$ 20 mil.
Mas atenção, a liberação do crédito está condicionada à margem consignável. Não é permitido comprometer mais de 30% do seu salário, além disso, se você já possui empréstimo junto ao SEBRAE PREVIDÊNCIA, o saldo devedor será descontado do valor disponível para esta nova modalidade. Isso não significa a quitação do empréstimo antigo, apenas será diminuído o valor do empréstimo feito anteriormente do saldo a ser liberado.
Prazo para pagamento e taxa de juros
Na nova modalidade de empréstimo, o prazo de quitação é de até 72 meses, com correção do IPCA e juros/encargos de 1,2% ao mês.
Os encargos de concessão, aqueles cobrados no ato da liberação do contrato, são:
· taxa de 1% do valor do empréstimo, ou R$ 10, o que for maior.
· IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras
· Seguro obrigatório
Como fazer para pegar o Empréstimo
Basta acessar o Portal www.sebraeprev.com.br - Acesse o seu Plano e fazer a sua simulação de empréstimo. Após finalizar, procure o RH da sua Patrocinadora para liberação do contrato e impressão do mesmo pelo Representante.Mas é bom lembrar, buscar soluções por meio de um empréstimo deve ser uma decisão consciente, sempre levando em consideração as menores taxas de juros e o seu planejamento financeiro.
 

 

Hora de rever o seu percentual de contribuição

spacer Notas Quinzenais

09/07/2013

O período para a alteração de percentual é o momento ideal para os participantes refletirem sobre os seus planos futuros. Contribuir com um pouco mais pode fazer muita diferença no momento da aposentadoria.
Deduzir a contribuição no Imposto de Renda e ter a contrapartida da Patrocinadora são outras duas grandes vantagens de aumento da contribuição básica. A mudança do percentual pode ser feita até o dia 31 de julho pelo portal SEBRAEPREV, na área restrita, no menu Alteração de Percentual.
A Receita Federal permite que o participante deduza a sua contribuição no IR, até o limite de 12% dos rendimentos brutos recebidos no ano, para quem opta pela declaração completa. Ao aumentar a sua contribuição Básica, a Patrocinadora eleva a sua participação até o percentual de 7%, a ser aplicado na parcela do salário que excede a 15 VRP, atualmente em R$ 3.097,65.
É importante não deixar para aumentar o percentual às vésperas da aposentadoria e, pelo menos anualmente,fazer simulações do benefício no portal SEBRAEPREV. Julho também é o momento certo para o participante aderir à contribuição Voluntária mensal (sem contrapartida patronal e os valores mínimo e máximo são de 1% e 30% do salário de contribuição).
Como fazer 
A alteração é fácil e rápida.
1. Acesse o portal www.sebraeprev.com.br
2. Acesse a área restrita com login e senha
3. Antes da alteração, utilize o Simulador de Benefício para visualizar como ficará a sua contribuição mensal.
4. Na mesma área restrita, clique no menu Alteração de Percentual.
 

 

Perfil de Investimentos: Dia 30 está chegando!

spacer Notas Quinzenais

25/06/2013

O prazo para fazer a opção por um dos perfis de investimentos está chegando ao fim, dia 30 de junho, domingo próximo.
Assine o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos e fique atento ao procedimento seguinte:
Participantes Ativos: O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos deverá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV, em sua Patrocinadora.
Participantes Assistidos, Autopatrocinados e Vinculados (BPD): O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos deve ser encaminhado ao SEBRAE PREVIDÊNCIA, com o reconhecimento da firma da assinatura em cartório.
Para que a sua opção seja válida e efetivada, é necessário que o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos seja protocolado no SEBRAE PREVIDÊNCIA até o dia 10 de julho de 2013. Aos Ativos, o próprio Gestor do Plano SEBRAEPREV pode encaminhar.
Atenção:
Caso não faça a sua opção até o dia 30
, o SEBRAE PREVIDÊNCIA estará automaticamente autorizado a alocar as suas contribuições no Perfil Conservador. Assim, os seus recursos pessoais migrarão do atual perfil SEBRAEPREV (Moderado) para o Perfil Conservador.
Caso já tenha feito a sua opção, agradecemos.
 

 

Você já escolheu o seu perfil?

spacer Notas Quinzenais

11/06/2013

Você já escolheu o seu perfil de investimentos? Se ainda tem alguma dúvida, assista aos vídeos sobre os perfis Conservador, SEBRAEPREV (Moderado) e Arrojado.
O período para a opção por um dos perfis termina no dia 30 de junho de 2013. Para realizar a opção, acesse o hotsite sobre os perfis de investimentos e clique no termo que está disponível no menu Quando e Como Optar. Acesse o hotsite por meio do endereço www.sebraeprev.com.br.
Caso o Participante não faça a sua opção até o dia 30 de junho, não permanecerá no atual perfil, o SEBRAEPREV (Moderado). Assim, os seus recursos pessoais migrarão para o Perfil Conservador. O termo deve ser protocolado no SEBRAE PREVIDÊNCIA, até o dia 10 de julho.

 

Perfis de investimentos: eles estão chegando

spacer Notas Quinzenais

28/05/2013

Quando e como optar?

Para os atuais Participantes e Assistidos, a opção inicial por um dos perfis de investimentos poderá ser feita no período de 1º  a 30/06/2013. Para os futuros Participantes, a opção pelo perfil de investimentos ocorrerá no momento do seu ingresso no Plano SEBRAEPREV.

Para formalizar sua opção, o Participante ou Assistido deve preencher e assinar o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos e encaminhá-lo ao SEBRAE PREVIDÊNCIA. Para acessar o Termo de Opção, será necessário digitar sua senha de acesso à área restrita do site www.sebraeprev.com.br.

Importante:
O Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos poderá ser entregue ao Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua Patrocinadora, no caso dos Ativos.  Será obrigatório o reconhecimento de firma da assinatura que constar do Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos.

Para que sua opção seja válida e efetivada, é necessário que o Termo de Opção pelo Perfil de Investimentos seja protocolado no SEBRAE PREVIDÊNCIA até 10 de julho de 2013. Portanto, não deixe para a última hora.

 


 

A opção por um dos perfis de investimentos é obrigatória?

spacer Notas Quinzenais

14/05/2013

A opção não é obrigatória, mas é preciso ficar atento à seguinte situação: Até o momento da implementação dos Perfis de Investimentos os recursos do Plano SEBRAEPREV ficarão alocados no Perfil SEBRAEPREV (Moderado). Na hipótese de o Participante ou Assistido deixar de exercer, inicialmente, a opção prevista para o período de 01/06/2013 a 30/06/2013, o SEBRAE PREVIDÊNCIA estará automaticamente autorizado a alocar os recursos na carteira de investimento com Perfil Conservador. Portanto, caso não faça sua opção, no referido período, os seus recursos pessoais migrarão para o Perfil Conservador. Importante: ainda de acordo com o Regulamento do Plano SEBRAEPREV, aos Assistidos (aposentados ou pensionistas) é vedada a opção pelo Perfil Arrojado.
Acesse www.sebraeprev.com.br e fique por dentro dos perfis de investimentos.
 

 

Relatório Anual do SEBRAE PREVIDÊNCIA no site

spacer Notas Quinzenais

30/04/2013

O Relatório Anual de Informações – RAI já está disponível para consulta no site do SEBRAE PREVIDÊNCIA – www.sebraeprev.com.br. Este ano o material não será impresso, pois o Relatório de Execução e Acompanhamento do Programa de Educação Financeira e Previdenciária do SEBRAE PREVIDÊNCIA, o Planejar, foi aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Os demonstrativos contábeis e financeiros estão no Relatório Anual, junto com dados de investimentos, seguridade, governança e a mensagem da diretoria, bem como a evolução dos principais números da Entidade. O documento é referente ao exercício de 2012 e destaca algumas informações, como a pesquisa de satisfação com os participantes, a certificação dos dirigentes, a capacitação dos colaboradores e a entrada dos novos conselheiros.
No Relatório também é possível visualizar a evolução da entidade no ranking dos investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), que passou a ocupar a 135ª posição em 2012. Na parte de investimentos os participantes podem conferir onde foram aplicados os recursos e a rentabilidade que no total foi de 15,30%.
 

 

Plano SEBRAEPREV: cobertura para o previsível e imprevisível

spacer Notas Quinzenais

16/04/2013

Benefício de Risco, você sabe do que se trata? Um dos benefícios do Plano SEBRAEPREV é o chamado Benefício de Risco. O custeio desse benefício, na parte que excede o saldo de conta total, é, como regra, integralmente assumido pela Patrocinadora e existe para ajudar você a proteger a sua família em caso de eventos como invalidez ou morte.
A contribuição de Benefício de Risco é mensalmente obrigatória e é expressa em percentual do total do Salário de Contribuição dos Participantes Ativos vinculados a cada Patrocinadora. Os Participantes que tenham optado pelo instituto do Autopatrocínio assumem o custeio referente ao Benefício de Risco em substituição à Patrocinadora.
Caso o Participante Ativo venha a falecer ou tornar-se inválido, ao seu saldo de conta total serão acrescidas as contribuições de risco projetadas entre a data da ocorrência do evento até a data em que o Participante cumpriria as condições de elegibilidade* ao benefício de Aposentadoria Normal.
O Benefício de Risco (invalidez ou morte) será pago ao próprio Participante ou seus beneficiários, conforme o caso, em forma de pagamento único ou parcelado de acordo com as disposições do Regulamento do Plano SEBRAEPREV.
Em caso de invalidez ou morte de Participante Vinculado (optante pelo instituto do Benefício Proporcional Diferido) não há acréscimo de contribuições de risco, de forma que o valor devido ao Participante ou seus Beneficiários envolverá, nessa hipótese, apenas o saldo de conta total.
*Elegibilidade: A elegibilidade é o momento em que o Participante do Plano SEBRAEPREV cumpre os três requistos mínimos para requerer o seu benefício de Aposentadoria Normal. São eles: 60 anos de idade, 10 anos de tempo de serviço contínuo na Patrocinadora e 3 anos de filiação ao Plano. O requerimento do benefício é facultado ao Participante quando do desligamento da Patrocinadora.
 

 

Elegibilidade ao Plano SEBRAEPREV – 2ª parte

spacer Notas Quinzenais

02/04/2013

Dando continuidade ao tema da última Nota Quinzenal, abordaremos outra situação sobre Elegibilidade. Para ser elegível ao benefício de Aposentaria Normal do Plano SEBRAEPREV, o participante precisa cumprir três requisitos: 60 anos de idade, 10 anos de tempo de serviço contínuo na Patrocinadora e 3 anos de filiação ao Plano.
No caso de Participante Autopatrocinado ou de Participante Vinculado, para efeito da concessão de Benefícios assegurados pelo Plano SEBRAEPREV, ao Tempo de Serviço Contínuo do Participante será acrescido o seu tempo de filiação ao Plano após a opção pelos institutos do Autopatrocínio ou do Benefício Proporcional Diferido, conforme o caso.
Duas situações são possíveis na hora da elegibilidade: o participante tornou-se elegível e continua na Patrocinadora ou saiu da Patrocinadora. Hoje, vamos falar do segundo caso, ou seja, o participante é elegível e saiu da Patrocinadora. Veja o que acontece:
Nesse caso, o Participante pode requerer o benefício de Aposentadoria Normal. Caso não queira, pode optar por um desses Institutos:Resgate:É uma opção onde o Participante que se desliga do Patrocinador tem, mediante o cancelamento de sua inscrição no Plano SEBRAEPREV, em receber os valores existentes no plano que funciona da seguinte forma:

· Tudo que o participante contribuir levará 100%

· Tudo que a Patrocinadora contribuir em nome do participante, no resgate, ele levará 20% por ano completo de filiação ao plano, ou seja, a cada ano completo o participante leva 20% das contribuições patronais. Assim, após 5 anos completos o participante leva 100% das contribuições vertidas pelo Patrocinador.

É importante ressaltar que sobre o valor do resgate incidirá imposto de renda de acordo com a tabela escolhida no ato da adesão.

O resgate não será permitido caso o Participante esteja em gozo de Benefício no Regulamento do Plano SEBRAEPREV.

Portabilidade:

É a opção que tem o Participante desligado do Patrocinador de, mediante o cancelamento de sua inscrição no Plano SEBRAEPREV, transferir todos os recursos do seu Saldo de Conta Total para outro plano de benefícios (receptor) administrado por uma Seguradora ou Entidade (aberta ou fechada) de Previdência Complementar. Para que o Participante possa requerer esse Instituto, deverá ter no mínimo 60 dias de vinculação ao Plano SEBRAEPREV e não estar em gozo de benefício previsto no Regulamento do referido Plano de Benefícios. O exercício da Portabilidade será efetuado em caráter irrevogável e irretratável.

Se você perdeu alguma nota, acesse o site www.sebraeprev.com.br e clique em Notas Quinzenais.


Elegibilidade ao Plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

19/03/2013

Ainda abordando os temas relacionados ao seu plano de previdência complementar, vamos falar um pouco sobre Elegibilidade. Para ser elegível ao benefício de Aposentaria Normal do Plano SEBRAEPREV, o participante precisa cumprir três requisitos: 60 anos de idade, 10 anos de tempo de serviço contínuo na Patrocinadora e 3 anos de filiação ao Plano.
Duas situações são possíveis na hora da elegibilidade: o participante tornou-se elegível e continua na Patrocinadora ou saiu da Patrocinadora.
Vamos falar do primeiro caso, ou seja, o participante ainda está na Patrocinadora e alcançou a elegibilidade. Veja o que acontece: As contribuições Básicas Patronais e Benefício de Risco cessam. Nesse caso, o participante pode optar por uma dessas possibilidades:
• Continuar efetuando a Contribuição Básica
• Suspender a sua Contribuição Básica
• Suspender a sua Contribuição e continuar contribuindo por meio da Contribuição Voluntária (não incide Taxa de Carregamento).

O participante tem 30 dias da data da elegibilidade para fazer uma das opções acima. Caso não faça nesse período, é possível fazer nos meses de junho e julho de cada exercício.Vale ressaltar que a contrapartida patronal continua para o Serviço Passado, somente quando o participante tem direito a esse tipo de contribuição e observadas as disposições regulamentares. O participante também pode suspender a Contribuição Básica e realizar contribuições esporádicas para o Serviço Passado.Acompanhe a continuação desse tema na próxima Nota Quinzenal. Se você perdeu alguma Nota, acesse o site www.sebraeprev.com.br e clique em Notas Quinzenais. 


 

O Plano SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

05/03/2013

A nota de hoje é dedicada a alguns termos utilizados pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA em suas comunicações. Compreender o significado de cada termo facilita o entendimento sobre os temas relacionados ao seu plano de previdência, o Plano SEBRAEPREV.
Participante Autopatrocinado: É aquele que se mantém inscrito no plano mesmo quando cessado o vínculo empregatício com o seu Patrocinador. Nesse caso, o participante assume a contrapartida patronal, além da sua Contribuição Básica.
Valor de Referência Previdenciário: O VRP é a referência adotada pelo Plano SEBRAEPREV para determinação de valores mínimos de contribuição. O VRP é reajustado anualmente pelo índice de reajuste salarial concedido em caráter geral pelo Patrocinador Fundador (SEBRAE Nacional) aos seus empregados. Atualmente, 1 VRP corresponde a R$ 206,51.
Contribuição Voluntária: Esta contribuição não tem contrapartida do Patrocinador.Pode ser esporádica, não sujeita a limite máximo e com valor mínimo de 1 VRP ou mensal, na forma de percentual livremente escolhido pelos Participantes.Na Contribuição Voluntária Mensal a escolha do percentual deverá ser efetuada na adesão ao plano ou nos meses de junho e julho de cada exercício. Os valores mínimo e máximo são de 1% e 30% do Salário de Contribuição, respectivamente.
Cota: É o índice de atualização utilizado pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA que tem como objetivo fazer com que as contribuições e benefícios do Plano SEBRAEPREV sejam atualizados de acordo com a rentabilidade líquida obtida nas aplicações financeiras.
 

 

Conservador, Moderado ou Arrojado?

spacer Notas Quinzenais

19/02/2013

Como você vem acompanhando, as últimas notas abordaram assuntos referentes a perfil de investimentos.
A última tratou da Política de Investimentos, o que é e como funciona, os limites máximos de aplicação em cada segmento.
Nesta Nota vamos abordar um pouco mais sobre os três perfis de investimentos a serem disponibilizados pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA no próximo mês de junho.
São eles: Conservador, Moderado (Perfil SEBRAEPREV) e Arrojado.
Cada perfil tem a sua particularidade. Vamos abordar um pouco sobre as características de cada. Qual é o seu perfil?
O perfil Conservador é destinado ao participante que faz questão de ter segurança em seus investimentos, o que implica em menores riscos.Não suporta a instabilidade dos mercados de renda variável. Seu principal foco é a preservação de seu patrimônio por meio de investimentos sólidos. A renda fixa é bem conhecida no mercado financeiro e em geral é atribuída a quem tem um perfil mais conservador.
O perfil Moderado é destinado ao participante que busca segurança em suas aplicações, mas está disposto a correr um certo risco para obter uma rentabilidade superior no médio e longo prazo, diversificando assim suas aplicações. O perfil Moderado pertence a uma categoria de investimentos com médio risco, pois concentra uma pequena parte dos recursos em títulos de Renda Variável e o restante em Renda Fixa.
O perfil Arrojado é para o participante que possui maior tolerância ao risco com objetivo de buscar retornos ainda mais elevados.Este perfil concentra uma parte maior de seus recursos em Renda Variável, tendo por objetivo ganhos superiores a longo prazo, com um potencial maior de crescimento.Os três perfis estão suscetíveis às variações do mercado, em maior ou menor grau, afetando assim os rendimentos, de forma positiva ou negativa.
 

 

Seu Plano e os Perfis de Investimentos

spacer Notas Quinzenais

05/02/2013

A última Nota Quinzenal abordou o cenário econômico atual e consequentemente qual o efeito sobre os investimentos do Plano SEBRAEPREV. Diante disso, vamos falar um pouco mais sobre a Política de Investimentos do SEBRAE PREVIDÊNCIA.
A Política de Investimentos compreende um conjunto de diretrizes e medidas que norteiam a gestão dos ativos dos planos de benefícios. O documento, aprovado pelo Conselho Deliberativo, traça as diretrizes de preservação e melhoria da gestão dos ativos administrados pela Entidade, por meio de um processo contínuo de investimentos cujos pilares são segurança, retorno e transparência.
Com exceção da Carteira de empréstimos, que representa 5% dos investimentos, os demais recursos são administrados por gestores especializados nos diversos segmentos. Com base na Política de Investimentos, este gestores procuram buscar o máximo de retorno, dentro dos limites de segurança.
Existe uma legislação que determina os limites máximos de aplicação em cada segmento: renda fixa, renda variável, imóveis, entre outros, devendo a Instituição definir os seus níveis de exposição em cada segmento, considerando as características do plano, fluxo de caixa, etc.
É determinado, ainda, um índice de referência para o retorno dos investimentos, denominado benchmark. É com base nele que avaliamos os Gestores de Investimentos e determinamos o direcionamento das aplicações entre os Gestores, naturalmente para aqueles que apresentam os melhores resultados.
Cada pessoa ou grupo de pessoas tem um determinado nível de tolerância ao risco na busca de uma boa rentabilidade e é com base nisto que o SEBRAE PREVIDÊNCIA estará disponibilizando, no próximo mês de junho, a opção por três perfis de investimentos: CONSERVADOR-MODERADO-ARROJADO.
Quer saber qual o seu perfil de investidor? Acesse o site do Planejar:
http://www.educacaoprevidencia.com.br/default.asp?or=5312652842&origem=int&cst=4
Na próxima NOTA continuaremos falando sobre Perfil de Investimentos.
 

 

A QUEDA DA TAXA DE JUROS E OS INVESTIMENTOS DO SEBRAEPREV

spacer Notas Quinzenais

22/01/2013

A Taxa de Juros exerce forte influência na economia e, desde meados do ano passado que ela entrou numa escalada de queda, se estabilizando em 7,25%, ou seja, juros baixos parecem ser uma realidade no Brasil para os próximos anos. Se a taxa sobe a tendência dos investidores é de investir em renda fixa (títulos do governo), se cai, passam a investir em renda variável (ações).
Entendendo a natureza dos Planos de Benefícios BD e CD
Existem dois principais tipos de Planos, o de Benefício Definido, chamado de BD, e o Plano de Contribuição, chamado de CD, que é o do Plano SEBRAEPREV.
No BD as reservas são acumuladas de forma solidária e o participante conhece qual será o valor do benefício a ser percebido, com base numa Meta Atuarial previamente estabelecida, que define a taxa de juros e as contribuições necessárias. Neste caso se a rentabilidade for superior à Meta Atuarial, o excedente se transforma em superávit do Plano, não revertido imediatamente para o participante.
No Plano CD as reservas são individuais e não se pode prever o valor do benefício, tendo em vista que este será um resultado da acumulação das contribuições e das aplicações financeiras no período e, por isso, a contribuição é definida. Neste caso não existe uma meta atuarial e sim um referencial dos investimentos denominado benchmark que é consequência da Política de Investimentos do Plano. Neste caso, quanto maior forem as contribuições efetuadas e a rentabilidade auferida, maior será o retorno para o participante e maior será o seu benefício.
E qual o efeito sobre os investimentos do SEBRAEPREV?
Considerando que o Plano SEBRAEPREV é CD, a definição da sua Política de Investimentos contempla as movimentações do mercado e os cenários vislumbrados, se adequando de forma a potencializar ao máximo a busca do retorno dos investimentos, considerando os riscos inerentes à cada tipo de exposição.E assim foi feito na concepção da Política de Investimentos de 2012, onde se vislumbrou a queda de juros, reduzindo a exposição em títulos vinculados a essa taxa e aumentando a exposição em títulos vinculados à inflação e em ações previamente selecionadas. Para 2013 estaremos contemplando também a aplicação em fundos imobiliários.

Comunicação SEBRAE PREVIDÊNCIA


Saiba como são investidas as contribuições ao Plano SEBRAEPREV

Simulador de Benefício Fiscal: veja como pagar menos imposto

Imposto de Renda 2017 – Contribuições ao plano SEBRAEPREV

SEBRAE PREVIDÊNCIA lança Manual de Compliance

spacer Notas Quinzenais

04/04/2017

O SEBRAE PREVIDÊNCIA permanece comprometido com o alto nível de ética e de aderência às leis e regulamentos pertinentes às atividades das entidades fechadas de previdência complementar. Nesse sentido, na última reunião do Conselho Deliberativo, foi lançado o Manual do Programa de Compliance do SEBRAE PREVIDÊNCIA, elaborado pela empresa Deloite Touche Tohmatsu, sendo um dos pioneiros na utilização dessa prática no mercado de previdência complementar.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. As entidades precisam mostrar, e comprovar, para o mercado que estão adotando as boas práticas. Para isso, as organizações precisam estar em compliance.

O programa de compliance é uma importante ferramenta que visa avaliar e mitigar os riscos de não conformidade e fraudes, aperfeiçoando as operações e protegendo a reputação da organização em um cenário de crescente demanda em garantir consonância com seus princípios e valores.

É o SEBRAE PREVIDÊNCIA fortalecendo cada vez mais a sua Governança!