01 EDJAIR Sebrae Previdência prepara lançamento de plano para familiaresSeguindo a tendência do sistema de entidades fechadas, o Sebrae Previdência planeja o lançamento de um plano de benefícios voltado aos familiares de participantes. O modelo do plano foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da entidade e deve ser enviado para apreciação da Previc ainda no próximo mês de setembro. “Estamos abrindo novos caminhos para o fomento de nossa entidade e o plano para os familiares apresenta grande potencial de crescimento”, diz Edjair de Siqueira Alves (foto ao lado), Diretor Presidente do Sebrae Previdência.

Com cerca de 8 mil participantes e adesão de 97% dos funcionários das patrocinadoras, a entidade já alcançou sua capacidade plena. “Já atingimos um nível de adesão plena e agora, se queremos continuar crescendo, precisamos abrir novos planos”, comenta o Diretor Presidente. Além do plano para familiares, o Sebrae Previdência pretende criar dois novos planos patrocinados por organizações do sistema “S”. Além disso, negocia a criação de outros dois planos setoriais.

A principal via de fomento, porém, será mesmo o Plano Família, que deve atingir inicialmente, um conjunto de 9,9 mil dependentes dos atuais participantes. “Pretendemos focar inicialmente na adesão dos dependentes, mas logo, vamos ampliar para os familiares até terceiro grau de parentesco”, diz Nílton César da Silva (foto abaixo), Diretor de Seguridade. O dirigente acredita que o público potencial pode chegar a 20 mil novos participantes. Ou seja, o número de participantes tem potencial para aumentar em até 250%.

02 NILTON Sebrae Previdência prepara lançamento de plano para familiaresCapilaridade - A entidade aposta na distribuição do plano através das equipes de multiplicadores que estão espalhadas pelas 27 unidades da federação. “Atuamos no Brasil inteiro através de nosso grupo de multiplicadores, que são reunidos e capacitados regularmente. São esses multiplicadores que nos avisam que os participantes estão demandando a abertura do plano para seus familiares”, comenta o Diretor de Seguridade.

Uma pesquisa realizada pela entidade em 2017 apontou que 88% dos participantes têm interesse em trazer seus familiares para o Sebrae Previdência. A mesma pesquisa realizada em 2013, já apontava um índice de 74% de interesse. A Federação das Associações Estaduais do Sebrae (Fenasebrae) será o instituidor do novo plano, que tem previsão de lançamento para fevereiro de 2019.

Competitividade com as abertas - A direção da Sebrae Previdência prevê que muitos familiares de participantes devem realizar a portabilidade de planos de previdência aberta para a entidade, após o lançamento do novo plano. “Temos uma série de vantagens competitivas em comparação com os planos abertos dos bancos e seguradoras”, defende Edjair Alves. A principal vantagem, segundo o Diretor Presidente, são as taxas de carregamento e administração, em média 40% mais baixas que os planos abertos.

O novo plano pretende manter o mesmo nível de taxas que o atual plano, o Sebraeprev.  Além disso, a rentabilidade dos planos fechados tendem a ser superiores ao retorno dos bancos e seguradoras. Segundo estudo recente da Mercer Gama, os planos abertos das grandes instituições financeiras apresentam retorno médio de 70% do CDI. A rentabilidade do plano Sebraprev desde janeiro de 2015 até junho de 2018 foi de 104,6% do CDI no perfil conservador; 102,7%, no moderado; e 89,6%, no arrojado. Ou seja, ficou bem acima de média de retorno alcançado pelos planos de previdência aberta.

Fonte: Portal Abrapp (Acontece)