Economia começa dentro de casa. Que tal aproveitar o novo ano que se aproxima para o projeto de guardar um dinheirinho extra? Algumas atitudes podem contribuir para poupar. Confira as dicas da coordenadora do site Investmania, Aline Rabelo, que ainda sugere: compartilhar um sonho, como uma viagem ou a compra de um bem, é um incentivo para que toda a família poupe.

1. ANOTE OS GASTOS

Crie uma planilha com todas as suas despesas e atualize mês a mês. É importante anotar todos os gastos, mesmo os que pareçam insignificantes.

2. COMPRE EM ATACADO COM ALGUM AMIGO

Algumas coisas saem bem mais baratas se você comprar por atacado. Mas quem precisa de tanto? Uma solução é comprar junto com amigos e dividir o custo final.

3. EXPLORE A LUZ NATURAL

Deixe as janelas abertas até anoitecer. Use mais a luz natural para economizar energia.

4. MUDE A TEMPERATURA DO SEU CHUVEIRO

Ajuste a temperatura da ducha para “verão” assim que sentir o tempo esquentar.

5. COMPRE MELHOR

Se precisar comprar algo para a sua casa, invista em artigos de boa qualidade. Apesar de muitas vezes serem mais caros, duram mais e não causam problemas que demandarão certos reparos em um futuro breve. Essa regra vale, sobretudo, para bens duráveis, como televisores, geladeiras, fogões etc.

6. COMPRE “GENÉRICOS”

Talvez você tenha suas marcas preferidas quando o assunto é comida ou artigos de higiene para a casa, mas você pode se surpreender com marcas mais baratas. Experimente!

7. DESLIGUE OS APARELHOS ELETRÔNICOS

Talvez você não tenha percebido, mas os aparelhos gastam energia mesmo quando estão desligados. Desconecte da tomada enquanto não estiver usando e evite o modo stand-by.

Fonte: A Escolha Certa