O Brasil já está entre os 12 países que envelhecem mais rápido e está envelhecendo 2 vezes mais rápido que a média mundial, segundo a OCDE e a revista Foreing Policy. Isto é uma boa notícia, pois estaremos vivendo mais e, ao mesmo tempo, uma má notícia por se transformar em um problema para  a previdência social, pelas dificuldades de garantir as aposentadorias no futuro. A média de vida dos brasileiros já passa dos 75 anos e a taxa de filhos por família está abaixo de dois, fazendo com que em meados da próxima década nos tornemos o sexto país com mais idosos no mundo.

Esses dados nos levam a uma profunda reflexão sobre a forma como estamos nos preparando para essa realidade e, associado às incertezas quanto ao futuro da previdência social, essa preocupação passa a ser redobrada. No caso dos colaboradores do Sistema SEBRAE, o Benefício oferecido da Previdência Complementar, por meio do Plano SEBRAEPREV, se apresenta como parte de uma grande solução para esse problema futuro. Para isso, é importante que você esteja usufruindo desse benefício em toda sua plenitude, ou seja, contribuindo pelo percentual máximo (7%) para garantir o máximo de contrapartida do SEBRAE. Além disso, você deve  acompanhar o seu Plano, fazendo as simulações de benefícios no Portal www.sebraeprevidencia.com.br para saber se o valor do benefício projetado de fato é o que você almeja. Caso não atenda às suas expectativas, você ainda pode fazer a Contribuição Voluntária Mensal, que varia de 1% a 30% do seu salário de contribuição, é descontada em folha, no entanto, não tem a contrapartida. Mas, lembre-se, a responsabilidade do seu futuro é sua, o SEBRAE já contribui com uma parte significativa.

Portanto, o seu futuro começa agora, aproveite o momento que você pode poupar para usufruir um benefício que venha atender as suas expectativas.

Lembre-se, temos até o dia 31 deste mês de julho para aumentar o percentual de contribuição, fazer a sua Contribuição Voluntária Mensal e alterar o seu perfil de investimentos.

Procure a Área de Relacionamento do SEBRAE PREVIDÊNCIA ou o Gestor do Plano SEBRAEPREV em sua unidade.