Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

05/05/2021

Abril: desempenho positivo para a carteira de Investimentos do Sebrae Previdência

Em 12 meses, retorno de 503% do CDI para o Perfil Arrojado.

Abril foi um mês de recuperação para os ativos brasileiros, também em renda fixa, com resultados positivos dos ativos prefixados e atrelados à inflação. No exterior,  a tendência positiva foi mantida, especialmente em renda variável. Com isso, tivemos um resultado bastante positivo na carteira de investimento, onde todos os perfis de Investimentos apresentaram resultados acima do CDI, no mês, com destaque para o perfil Arrojado com retorno de 389% do CDI.

Com esses resultados, todos os perfis de investimentos, no ano de 2021, superaram os principias indicadores de mercado: CDI, Ibovespa e IFIX.  No acumulado do ano de 2021, Ibovespa e IFIX continuam apresentando resultados negativos. O pano de fundo para esse processo de recuperação de preços foram os recentes dados de atividade divulgados mostrando forte aceleração econômica das maiores economias do mundo, especialmente Estados Unidos e China.  Contribuiu para esse cenário a postura do Banco Central americano, que ainda não sinalizou uma mudança na política monetária, indicando que as recentes melhoras nos dados de emprego e de inflação ainda não apontaram riscos significativos que justificassem a alteração na condução. Adicionalmente, o governo americano propôs novo pacote fiscal voltado para a seguridade social, totalizando quase dois trilhões de dólares em dez anos.

No Brasil, a dificuldade para se atingir um acordo sobre os ajustes no orçamento e a negociação do projeto que permitiu a exclusão de programas de auxílio às empresas do teto de gastos ajudaram a manter o ruído fiscal elevado ao longo do mês. Esse continua sendo um dos grandes riscos para o cenário local de investimentos.

Dessa maneira, continuamos atentos às mudanças de cenário visando mitigar os efeitos de eventos adversos, aumentando a diversificação, inclusive explorando oportunidades de investimentos no exterior.

Na tabela abaixo, destaca-se o resultado bruto acumulado de 12 meses com retorno de 10,79% no perfil Arrojado, 7,11% no Perfil Moderado (perfil do Plano Valor Previdência) e 2,76% no Perfil Conservador, sendo que o CDI no período foi de 2,14%.