Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

23/05/2022

Desempenho do Sebrae Previdência é destaque no segmento de previdência

A dinâmica dos mercados mudou de forma repentina no mês de abril, especialmente no Brasil. O primeiro trimestre do ano foi marcado pela recuperação dos preços de ativos no Brasil, especialmente, de algumas ações de mercado e apreciação do real. Os ativos de risco voltaram a apresentar elevada volatilidade. A bolsa brasileira (Ibovespa) caiu 10,1% no mês. 

A grande verdade é que o debate sobre a recessão no mundo se intensificou abruptamente devido a três fatores: prolongamento da guerra da Ucrânia; aumento das preocupações com a pressão inflacionária e medidas restritivas na China. 

Esses pontos repercutiram de forma bastante negativa para os preços das classes de ativos no Brasil e impactaram os resultados das diversas carteiras de investimentos. Abaixo, temos o desempenho médio dos Fundos de Previdência Privada Fechado, conforme estudo elaborado pela Consultoria Aditus (Empresa credenciada à Comissão de Valores Mobiliários, CVM, com foco específico no mercado de capitais brasileiro, que assessora investidores institucionais, oferecendo análises de investimentos e de risco):

O resultado dos Planos de Beneficios CD (Contribuição Definida), similar ao plano oferecido pelo Sebrae Previdência apresentaram performance negativa no mês de abril (-0,21%) e, no ano, o retorno é equivalente a 2,93%.

Abaixo, seguem os indicadores dos fundos de previdência aberto de mercado, oferecidos por bancos e seguradoras, até o mês de abril/2022.

Já a média do desempenho acumulado dos fundos de previdência abertos oferecidos pelos Bancos e Seguradoras foi de 2,69%, no acumulado até o mês de abril/2022. 

Abaixo, segue a performance dos principais indicadores de mercado, considerando o mesmo período:

Os destaques mais negativos no mês foram para as Bolsas que apresentaram performance bastante negativa; a) Ibovespa: -10,1; b) Nasdaq: -13,2% e S&P 500: -8,8%.  No acumulado do ano, as performances são respectivamente a) Ibovespa: -2,91%; b) Nasdaq: -21,1% e S&P 500: -13,3%. 

Apesar de todo esse cenário, o Sebrae Previdência tem conseguido, no ano, superar os principais indicadores. 

Como pode ser observado, o Sebrae Previdência supera, em todos os seus perfis, os principais indicadores de mercado.