Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

22/02/2024

Conselho Deliberativo: resultados e próximos passos são discutidos.

O Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência esteve reunido, de forma híbrida, nesta quarta-feira (21), para realizar a primeira reunião extraordinária do ano. O presidente Vitor Tioqueta abriu a reunião e destacou o aniversário de 20 anos do Instituto: "Ao longo dessas duas décadas, o Sebrae Previdência firmou-se como uma referência de compromisso e excelência no cuidado com o futuro financeiro das pessoas, fazendo a boa gestão de suas rendas, visando assegurar um futuro pós- laboral mais confortável". As prioridades para 2024, referentes às áreas de planejamento e orçamento, comunicação e marketing, seguridade e investimentos, foram abordadas e serão trabalhadas nas comissões temáticas e diretoria executiva do Instituto. 

 

Evandro Nascimento, diretor-presidente, relembrou o empenho dos pioneiros,  pessoas que foram essenciais, pela perseverança, na implementação do Sebrae Previdência.  Registrou avanços como o Plano Família, lançado nos 15 anos do Instituto, carro-chefe do "Valor Previdência", categoria que abriga planos instituídos. Ressaltou o lançamento, em 2023, do Plano Valor Empresarial que abriga planos patrocinados,  exemplo do que beneficia os empregados do Sesc e Senac no DF. Os conselheiros também puderam acompanhar a linha do tempo com as principais ações executadas no exercício passado, demonstrando a dinâmica operacional do Instituto, nas dimensões TI, Comercialização, Ambiente Regulatório, Compliance e Comunicação e Marketing.

 

A pauta seguiu com um panorama de oportunidades no mercado previdenciário. De acordo com as informações apresentadas pelo consultor José Roberto Ferreira, existe uma tendência de postura   estratégica   ainda não percebida pelo Sistema. As entidades fechadas de previdência complementar, cada vez mais, serão agentes gestoras de rendas especializadas. "O plano de previdência pode ser a "porta de entrada" para outros produtos e serviços diferenciados para os participantes e assistidos, ao tempo em que essa postura de "gestor de rendas" contribui diretamente na mitigação dos riscos de frustração de expectativas dos planos CD" disse José Roberto. ​

 

Os conselheiros iniciaram a discussão sobre a unificação dos Regimentos Internos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva, a partir de apresentação do diretor de seguridade, Nilton Cesar, e do consultor jurídico, Helder Florêncio. A proposta de unificar os regimentos dos 3 órgãos colegiados tem como objetivos o aperfeiçoamento dos referidos instrumentos normativos e o atendimento às orientações dos órgãos superiores da previdência complementar, acerca de melhores práticas. O tema será retomado na próxima reunião, após conhecimento também do Conselho Fiscal, conforme orientou o Presidente Vitor Tioqueta.

 

Os resultados dos investimentos de 2023 foram destacados pelo diretor Victor Hohl. Enquanto a inflação ficou em 4,62%, os perfis do Sebrae Previdência registraram: Conservador (12,88%), Moderado (12,68%) e Arrojado (13,19%). No acumulado de 12 meses, todos os planos e perfis do Instituto apresentaram retorno (bruto) acima de 1% ao mês.