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27/06/2024

Sebrae Previdência reduz taxa de administração dos Planos Sebraeprev e Valor Previdência

No Sebrae Previdência, toda a rentabilidade líquida é revertida para a reserva dos participantes. No entanto, sempre surge a pergunta: como o Instituto cobre suas despesas operacionais para gerir carteiras de seguridade e de investimentos que compreendem empréstimos, processos de arrecadação dos participantes, de pagamento de benefícios, relacionamento e comercialização, contratação de avançados sistemas de tecnologia, entre outras? A resposta está na taxa de administração, um valor percentual anual calculado sobre o patrimônio do Sebrae Previdência.

Esse percentual tem diminuído, ao longo dos 20 anos, desde o início do Plano Sebraeprev e da mesma forma, desde a implementação do Plano Valor Previdência, ou seja, à medida que o patrimônio do Instituto aumenta, a taxa de administração é reduzida. Isso significa que o crescimento do Sebrae Previdência beneficia diretamente os participantes. O que não ocorre com produtos de previdência oferecidos por instituições financeiras, por exemplo, onde o crescimento do fundo e a cobrança da taxa de administração servem, principalmente, para aumentar rendimentos da própria instituição.

Após aprovação pelo Conselho Deliberativo, em reunião ocorrida em outubro de 2023, a taxa de administração foi reduzida de 0,80% para 0,75% ao ano, e entrará em vigor a partir do dia 1º de julho. A redução é reflexo da gestão bem-sucedida, realizada pelo Sebrae Previdência.

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Previdência, Evandro Nascimento, a redução gradativa da taxa de administração reflete a melhor rentabilidade alcançada, maior eficiência na utilização dos recursos e o fortalecimento da governança do Instituto, vez que é uma decisão sempre decorrente de discussões na Diretoria, em Comissões e em Conselhos.

Estratégias como o aumento do volume de ativos por meio de campanhas de portabilidade e de novas adesões, programa de empréstimos com carência e taxas altamente competitivas, monitoramento constante e revisão periódica dos contratos com os gestores de investimentos e prestadores de serviços são alguns exemplos de estratégias e modelo de gestão eficientes que aceleram o crescimento do patrimônio e beneficiam cada vez mais os nossos participantes.