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25/09/2024

Conselho Fiscal: relatório de controles internos aponta conformidade na gestão do Sebrae Previdência

O Conselho Fiscal do Sebrae Previdência realizou sua 3ª Reunião Ordinária de forma híbrida nesta quarta-feira (24). O encontro foi aberto pelo presidente do Conselho Fiscal, Roberto Marinho, que destacou o crescimento consistente do Instituto ao longo dos anos e os resultados positivos gerados para os participantes. Marinho elogiou o trabalho sério e comprometido que vem sendo desenvolvido, enfatizando o impacto positivo na vida dos beneficiários. Durante a reunião, ele deu as boas-vindas a Nelson Hervey Costa, Superintendente do Sebrae SP, que assumiu recentemente uma vaga no Conselho, desejando-lhe sucesso na nova função.

 

ASSUNTOS DELIBERADOS:

 

O primeiro assunto para deliberação na reunião do Conselho Fiscal foi o Relatório de Controles Internos do 1º semestre de 2024. O relatório tem como objetivo avaliar e comunicar a eficácia dos sistemas de controle interno implementados pelo Sebrae Previdência, que são fundamentais para mitigar riscos e assegurar que as operações do Instituto, como a gestão de investimentos, administração de benefícios e cumprimento de obrigações legais, sejam realizadas de maneira adequada. Após análise da documentação apresentada pela Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal aprovou o relatório, que inclui informações sobre a conformidade da gestão dos Recursos Garantidores dos Planos de Benefícios, a aderência das premissas atuariais, a conformidade em processos de certificação e qualificação, e a execução orçamentária.

 

Em seguida, foi apresentado o Teste de Aderência das Hipóteses Atuariais, que consiste em uma análise detalhada das premissas atuariais, como os riscos de morte e invalidez, para verificar se estão de acordo com o perfil real dos participantes do Plano Sebraeprev. O teste compara os dados reais com as hipóteses previamente estabelecidas, e, caso sejam identificadas discrepâncias significativas, as premissas são ajustadas para garantir o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade do plano. De acordo com o estudo realizado pela Wedan Consultoria e Gestão de Riscos, hipóteses atuariais estão compatíveis com a experiência populacional do Plano Sebraeprev. Com base nessa análise, o Conselho Fiscal emitiu um parecer favorável ao conjunto de hipóteses atuariais adotadas.

 

ASSUNTOS PARA ACOMPANHAMENTO:

 

Os resultados foram detalhados pela Diretoria Executiva com a apresentação do Relatório Gerencial. O Plano Sebraeprev cresceu 4%, o Valor Previdência 8% e o Valor Empresarial, que tem pouco mais de um ano, cresceu 24%. São mais de 12 mil participantes, e o patrimônio do Instituto já ultrapassou R$ 1,5 bilhão.

 

Outro ponto destacado no relatório foi o desempenho dos investimentos do Instituto. O rendimento bruto foi de mais de 1,1%, enquanto a inflação, medida pelo IPCA-15, ficou em 0,19%. Isso significa que o retorno foi cinco vezes maior que a inflação no período. O resultado foi alcançado graças à utilização de uma estratégia dinâmica de gestão dos investimentos.

 

Sobre as evoluções tecnológicas, foi apresentado aos conselheiros o cronograma de migração de sistemas do Plano Valor Empresarial. Na prática, isso representa um grande avanço, pois os participantes terão acesso a uma nova área restrita, com informações mais claras e objetivas sobre suas contribuições e os resultados de rentabilidade. A previsão é que essa mudança ocorra em outubro, paralelamente ao lançamento do aplicativo. A partir de janeiro de 2025, os planos Sebraeprev e Valor Previdência migrarão para o mesmo sistema.