Logo Sebrae Previdência
 
 
 

HOME > CONHEÇA MAIS > NOTÍCIAS

25/09/2024

Conselho Deliberativo: comissões temáticas apresentam ações e projetos voltados a melhorias tecnológicas

O Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência realizou sua 3ª Reunião Ordinária, com a abertura conduzida por Vitor Tioqueta, presidente do CD. Ele destacou os resultados expressivos do Instituto na área de investimentos, com um rendimento bruto superior a 1,1%, enquanto o IPCA, que mede a inflação, foi de apenas 0,02%. Nos últimos 12 meses, o ganho real acumulado ultrapassou 6,7%, e, em 24 meses, chegou a mais de 14%. Graças a esse desempenho, o patrimônio do Sebrae Previdência superou R$ 1,5 bilhão no início de setembro, antecipando uma meta inicialmente projetada para o final do ano.

 

COMISSÕES TEMÁTICAS

 

Durante a reunião, as comissões temáticas apresentaram as ações em andamento. Essas comissões desempenham um papel essencial nas decisões do Conselho, em parceria com a Diretoria Executiva, proporcionando consistência e agilidade no processo decisório.

 

O coordenador da Comissão de Seguridade, Marcondes Cândido, apresentou um panorama sobre o processo que permitirá aos participantes dos planos do Sebrae Previdência acessarem uma nova área restrita, mais clara e objetiva, além de um aplicativo com informações mais organizadas. A previsão é que esses avanços tecnológicos entrem em fase de teste na primeira semana de outubro, inicialmente com o Plano Valor Empresarial, que atende aos colaboradores do Sesc, Senac, CDL/BH e Fecomércio/PE.

 

A Comissão de Comunicação, coordenada pela conselheira Ivani Costa, detalhou o projeto de reformulação do site, que visa modernizar a marca Sebrae Previdência, tornando-a mais clara, impactante e alinhada com as necessidades do público-alvo. O novo site buscará proporcionar uma experiência intuitiva, além de fortalecer a comercialização de produtos e serviços.

 

A Comissão de Investimentos apresentou um estudo da Consultoria Aditus sobre fundos de crédito estruturado, apontados como vantajosos em termos de risco e retorno, influenciando as cotas dos planos do Sebrae Previdência. André Dantas, coordenador, destacou que a seleção dos fundos considerou aspectos quantitativos, como preservação de capital e consistência dos retornos, e qualitativos, como a competência e o alinhamento da gestora. A estratégia busca diversificar riscos e fortalecer a instituição, especialmente em períodos de volatilidade nos mercados financeiros tradicionais.

 

A Comissão de Planejamento, coordenada por André Luiz Schelini, detalhou as cinco diretrizes estratégicas do Sebrae Previdência, com destaque para a prospecção de novos planos patrocinados.

 

ASSUNTOS DE ACOMPANHAMENTO

 

O consultor José Roberto Ferreira apresentou uma atualização sobre a conjuntura da previdência privada. De acordo com ele, o cenário econômico é de melhoria, com queda no desemprego, melhor resultado fiscal, controle da inflação e avanços no ambiente internacional. Além disso, o mercado financeiro apresenta boas perspectivas, especialmente em relação à bolsa, câmbio e juros.

 

ASSUNTO DELIBERADO

 

Em seguida, foi apresentado o Teste de Aderência das Hipóteses Atuariais, que consiste em uma análise detalhada das premissas atuariais, como os riscos de morte e invalidez, para verificar se estão de acordo com o perfil real dos participantes do Plano Sebraeprev. O teste compara os dados reais com as hipóteses previamente estabelecidas, e, caso sejam identificadas discrepâncias significativas, as premissas são ajustadas para garantir o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade do plano. De acordo com o estudo realizado pela Wedan Consultoria e Gestão de Riscos, hipóteses atuariais estão compatíveis com a experiência populacional do Plano Sebraeprev. Com base nessa análise, o Conselho Fiscal emitiu um parecer favorável ao conjunto de hipóteses atuariais adotadas.