Logo Sebrae Previdência
 
 
 
HOME > CONHEÇA MAIS > PLANEJAR > DICAS ÚTEIS

13/08/2024

Como economizar com delivery: 4 dicas para gastar menos

Se quando fecha a fatura do cartão, você encontra diversas compras em aplicativos de delivery, talvez seja o momento ideal para repensar seu consumo e conferir algumas dicas para gastar menos.

A Serasa lançou a ação Agosto Infinito, com vários desafios para ajudar a manter o equilíbrio financeiro. Afinal, agosto é um mês infinito, mas seu salário não!

O primeiro desafio está disponível nas mídias digitais: você consegue passar 7 dias sem pedir delivery?

Por que pedimos delivery?

Podem ser muitos os motivos: praticidade em meio à correria do dia a dia, variedade nas opções, pratos especiais para celebrar uma conquista, ter um restaurante favorito ou medo de usar a panela de pressão.

Segundo os vieses comportamentais, isto é, atalhos mais simples e rápidos que a mente cria para tomar decisões, quando pedimos delivery, podemos estar influenciados por alguns vieses, como:

Viés do presente: aquela tendência em achar que “merece” pedir aquele hambúrguer no final do dia em vez de jantar a marmita preparada no início da semana, ignorando o impacto financeiro desse gasto.

Esse comportamento pode ser impulsionado após querer uma recompensa rápida, muitas vezes ignorando o planejamento financeiro, as dívidas e os riscos futuros.

Viés do custo afundado: suponha que uma pessoa assinou um serviço de assinatura de delivery de comida, pagando uma taxa mensal. Ela percebe que não está usando o serviço tanto quanto esperava, mesmo com as opções de cupom, mas continua pagando a taxa e pedindo delivery apenas para justificar o valor da assinatura.

Isso ilustra o viés do custo afundado: continuar gastando dinheiro com algo que não está aproveitando, apenas para não perder o investimento inicial, embora não esteja sendo lucrativo.

Viés da inércia: também conhecido como a lei do menor esforço, acontece quando a pessoa escolhe continuar com uma prática apenas por hábito, sem considerar a relação custo-benefício.

A inércia leva a pessoa a continuar pedindo comida por delivery todo dia, após o trabalho, por comodidade, sem levar em consideração que podem existir opções mais econômicas ou saudáveis.

Dicas para gastar menos com aplicativos de delivery

Tomar consciência sobre seus comportamentos automáticos pode levar tempo. Portanto, começar aos poucos pode ser uma boa opção até que um hábito seja criado. Descubra 4 dicas para seguir o desafio de 7 dias sem pedir delivery:

Planeje suas refeições

Monte um cardápio semanal e tenha uma lista com os ingredientes do que precisa comprar. Isso ajudará a economizar nas compras no supermercado, além de ter as refeições do dia já estabelecidas, evitando pedidos desnecessários por delivery.

Lembre-se: vá às compras após uma boa refeição. Afinal, passear pelos corredores com a barriga vazia pode resultar em compras impulsivas, só porque está com fome. Faz muita diferença!

Cozinhe em lotes

Otimize tempo e cozinhe alguns alimentos em pacotes inteiros. Depois, é só dividir as porções para usar conforme a necessidade. Você pode cozinhar um pacote de feijão, por exemplo, e separar em potes no congelador. Uma alternativa para comidas práticas e gostosas para a rotina.

Congele marmitas

Seguindo o exemplo do feijão, você pode planejar seu cardápio semanal ou mensal e cozinhá-lo em lotes. Escolha um dia para preparar todos os alimentos e separe cada um deles nas marmitas. Leve ao congelador e tenha refeições variadas para o mês todo. Use ingredientes diferentes para ter um menu versátil e colorido.

Retire seu cartão do app de delivery

Não ter os métodos de pagamento cadastrados nos aplicativos de delivery pode ser uma boa opção para evitar gastos desnecessários. Quanto mais trabalho você tiver para pedir uma pizza, em vez de descongelar sua marmita, mais pode economizar não pedindo delivery.

Fonte: Dinheirama